terça-feira, 17 de abril de 2007

A vaca gorda do capitalismo

Nos Estados Unidos, sempre que um franco-atirador ataca, doutores das mais diversas áreas se debruçam sobre os livros para tentar entender o fenômeno. Até hoje não encontraram uma resposta.

No Brasil, porém, a maior rede de televisão do país chama a doutora em psicologia e professora da PUC-SP, Sandra Dias, para malhar o capitalismo. E o que ela diz? Dentre outras "pérolas" que: "Em uma cultura onde o consumo é impositivo, a coletividade vai se colocar como uma massa de consumidores. E como um sujeito vai se marcar diferentemente? Como ele vai marcar o lugar dele, o lugar de um sujeito? Ou seja, o lugar que não é dos consumidores? Sempre por um ato heróico. Nós podemos entender que um jovem que sai atirando na coletividade está fazendo um ato heróico, mesmo que negativo".

Imperativo dizer que, enquanto a Globo e dona Sandra se ocupavam em malhar a vaca gorda do capitalismo yankee - alvo de dez entre dez comunalhas que se aboletam nas academias tupiniquins - dezenove brasileiros morriam no Rio de Janeiro, sede da Rede Globo de Televisão, em virtude de mais um desses corriqueiros combates entre traficantes.

Quem quiser assistir a tendenciosa matéria da Globo pode clicar aqui.

(Este post foi redigido com a colaboração do leitor que se assina "O Pensador" e que postou a informação, bem como o link para a matéria, na área de comentários deste blog. )

2 comentários:

Lefebvre disse...

Ainda acho que o FBI deveria fazer perfils de acordo com os trabalhos de redação. Acho que vai ter muito intelectual indo pro xadrez!

Hehhehehe

Ângelo da C.I.A. disse...

Somente ontem à noite, via mensagem no Orkut foique descobri a tal reportagem. Não sabia que você, Reinaldo Azevedo e outros blogueiros já tinham tocado no assunto.

Eu vi que este post não foi dos mais comentados e então fiquei pensando: "Será que não entenderam direito?".
Nariz Gelado, você é muito malvada! De tão sutil, quase ninguém percebeu a ironia do título.
Brilhante, meus parabéns!