terça-feira, 29 de maio de 2007

Chávez é o patrão: PT e PSOL querem fechar a Rede Globo.

Depois do fechamento da RCTV, o governo da Venezuela estende mais ainda seus tentáculos ditatoriais. Os alvos, agora, são a CNN e a Globovisión.

Ontem, o ministro da Informação da Venezuela, Willian Lara, pediu à procuradoria do governo venezuelano que coloque a CNN sob investigação por ter conduzido uma suposta campanha de difamação internacional contra o Hugo Chávez. Já a Globovisión está sendo acusada de incitar o assassinato de Chávez.

Ora, todo mundo sabe que se trata de perseguição implacável à liberdade de expressão: o gorila venezuelano não engoliu a aula de civismo, amor à democracia e à imprensa livre que recebeu de ambas as redes no último domingo: tanto CNN quanto Globovisión acompanharam as últimas horas de transmissão da RCTV. Ambas abriram espaço na sua programação para mostrar para o mundo, ao vivo, o crime de Chávez. Que tal ato tenha evidenciado para a comunidade internacional os chifres e o rabo do gorila, é mera conseqüência de sua própria insanidade - na verdade, isto acontece sempre que se liga uma câmera diante dele.

Mas não se enganem os que pensam que este tema está longe de nós. No site da embaixada venezuelana, o leitor pode encontrar uma notícia que, exceto pelo Estadão e pelo site Rondoniagora.com , passou praticamente em branco pela mídia brasileira: no domingo, a sede da embaixada em Brasília foi local de uma manifestação de apoio ao fechamento da RCTV.

Segundo a matéria da embaixada, entre a ratatuia de sempre, lá estavam a direção nacional do PT e o PSOL. Pelo PT, falou Affonso Magalhães, membro da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores e Coordenador do Círculo Bolivariano de Brasília, que convocou:

" a todos os companheiros e companheiras que são solidários a Venezuela e ao povo venezuelano, todos os que lutam pela democratização dos veículos de comunicação de massa, para que participem desta manifestação de apoio a não renovação da concessão da Rádio Carácas Televisión."

De acordo com a mesma matéria, todos os depoimentos - e, suponho, asssinaturas - foram recolhidos em um documento intitulado "Manifiesto de Apoyo al fin de la concesión a Radio Caracas Televisión (RCTV), la TV Globo de allá”. Repetindo, em português, para que não restem dúvidas: " Manifesto de apoio ao fim da concessão da Radio Caracas Televisión (RCTV), a TV Globo de lá".

Fui no site do PT e não encontrei qualquer referência à manifestação. Aliás, nem se encontra "Círculo Bolivariano" na ferramenta de buscas do site. Ou seja: para saber o que o PT quer, de fato, para o Brasil, é melhor ler o site da embaixada venezuelana - quiçá o da boliviana também? No site do PSOL, a situação não é diferente: a única nota a tratar do tema é de janeiro - uma em que a deputada Luciana Genro comemora o anúncio de que Chávez não renovaria a concessão da RCTV.

Logo, por ora podemos aceitar que as coisas estão, como direi?, "maquiadas". E se assim estão não é apenas porque PT e PSOL omitem suas reais intenções. É porque a imprensa de modo em geral - e, em especial, a Rede Globo, enquanto alvo primeiro - não está dando a devida importância para o tema. Trata com desprezo o que são sinais claros de que há por aqui gente disposta a fazer o que Chávez faz. E é gente com partido e mandato. É gente próxima demais ao Executivo para ser ignorada.

4 comentários:

cavallieri disse...

ONDE ESTÁ A INDIGNAÇÃO???

Assisti a cobertura da GLOBO sobre o tema no Jornal de Globo de segunda feira a Noite. Mostraram os fatos ocorridos e....., só!

Sequer uma palavra sobre ditadura, liberdade de imprensa, nehuma indignação.

Será que os indignados como eu, são ETs. Os terráqueos não se importam?

O que esta acontecendo??????

Robson disse...

Bem..., o silêncio da mídia pode ter razão no "cala boca" da propaganda oficial, que acaba indo também, na forma de anúncios, reclames, vinhetas e et coetera, para o caixa das empresas de comunicação. Não justifica o silêncio. Mas pode, talvez, explicar. Por outro lado, cabe lembrar que, por enquanto e enquanto deixarem, temos um Estado Democrático de Direito, e os veículos de comunicação são livres para expressar ou não idéias e pensamentos, apoiar ou se opor, aplaudir ou vaiar. Enfim, parece que estamos nos aproximando do momento em que posições devam ser assumidas.
Aguardemos, mas não em silêncio...

jml disse...

A mim me parece que a Globo está sem saber o que fazer: se apóia a manifestação anti-fechamento ou se se omite, na esperança de agradar (ou, pelo menos, não desagradar) o Poder Central - na esperança que, aqui, não aconteça o mesmo.
A questão é que esta omissão pode ter um custo alto, altíssimo.
Nestas horas, faz falta o Roberto Marinho...

jorge nobre disse...

Sinceramente,

Eu acho que se o governo quiser tomar a Rede Globo, pode fazer isso apenas cobrando o que a Rede Globo deve ao BNDES. (Posso até está errado, e tudo o mais, mas todos dizem que a Rede Globo deve mais do que vale).