quinta-feira, 10 de maio de 2007

Excomungada

Antes mesmo de pisar a terrinha, Bento XVI já deu um jeito de assanhar as coisas para a sua chegada: ameaçou com excomunhão aos políticos que defendem a legalização do aborto.

É preciso admitir: se tem alguém com o direito de decidir sobre a excomunhão, este alguém é o Papa. Ninguém melhor do que ele para decidir quem a Igreja quer ou não em seu majestoso seio. É assim desde os primórdios desta humana instituição, obra, sempre é bom lembrar, de Paulo de Tarso - aquele que perseguia os seguidores de Jesus até o dia em que, estando a caminho de Damasco, cegou (ôh, metáfora maravilhosa!), curou-se, arrependeu-se e saiu a organizar as coisas.

Eis que eu , que fui batizada católica-apostólica-romana, com direito a passagem pelo C.L.J, diante de tal declaração Papal, sinto-me desde já excomungada. Afinal de contas, embora eu não tenha um cargo eletivo, sou uma criatura política que não se furta em defender a legalização do aborto.

Não posso dizer que fará muita diferença já que, em virtude de meu casamento, convivo há 16 anos com uma excomunhão menor, que me impede de comungar. Resta-me, pois, dar graças a Deus - de quem não abro mão - que a excomunhão já não venha mais acompanhada de fogueira, como era o costume. Creio que também seria de bom tom agradecer ao Senhor pela aparição de Martinho Lutero sobre a face da Terra. Graças a quebra de monopólio promovida por este ilustre excomungado, a excomunhão papal passou a ser um anátema apenas da instituição - aquela criada por Paulo, que cegou a caminho de Damasco.

Desde Lutero, entendeu-se que não é preciso seguir nem mesmo a Lutero para ser cristão - qualidade que extrapola a toda e qualquer instituição criada pelos homens, sejam eles cegos ou não, e que jamais serão maiores que o Filho do Homem, Sua obra e Sua mensagem.

9 comentários:

Peregrino disse...

NG,

Eu também sinto-me excomungado. Não por ser político, ou mesmo por algo relativo ao meu estado civil. Na verdade sinto-me excomungado por fazer coro aos que são favoráveis ao aborto, embora nem sempre pelas mesmas razões que eles. Considero o aborto (legal e assistido!), além de uma medida de saúde pública, uma medida de prevenção à criminalidade: se o criminoso não nascer, não praticará crimes. Além disso, como cético que sou, considero a discussão sobre a existência de Deus ou da imortalidade da alma, algo um tanto irrelevante.

O Pensador disse...

Nariz, respeito sua opinião, mas os “progressistas” de hoje não podem ter a petulância de querer mudar uma instituição com quase 2000 mil anos de tradição! A igreja Católica está ai ainda hoje porque é uma instituição secular e não uma seita que mude de dogma conforme sopre o vento. Ora, é muito simples, se você não comunga das idéias do Vaticano, ou só acredita seletivamente, então é claro que não deva seguir o que o Papa fala, como também seguir todos os processos dessa igreja. Eu fico bobo em ver pessoas inteligentes que defendem as mesmas bandeiras da esquerda materialista...

Será que a KGB também trabalhou por aqui?
http://www.youtube.com/watch?v=Wqlg3Z3ilWs&eurl=http%3A%2F%2Fla3%2Eblogspot%2Ecom%2F

(N.G.: Pensador, espero que você não esteja se referindo a mim, porque eu não postulei, em momento algum, que o Papa mude a Igreja ou os seus dogmas. Ao contrário: disse que entendia e respeitava a decisão - tanto que já me incluí nela antes mesmo que ele passe da ameaça a ação. Apenas me dei a liberdade de comentar quais são as conseqüências concretas deste anátema para a minha vida. Quanto às bandeiras da esquerda socialista, creio que, tanto aqui, como no primeiro mundo, o aborto é uma daquelas questões que transcendem às ideologias políticas - embora não às religiosas. Um beijo.)

Ângelo da C.I.A. disse...

A Igreja é coerente com seus dogmas quando é contra o Aborto. E é coerente quando censura os seus seguidores quando estes são contra suas decisões. A Igreja deve se guiar pela "razão eterna das coisas transitórias", como diria Santo Agostinho.
E este Papa faz muito bem em combater todo este relativismo que toma conta da Igreja e dos fiéis. Ora bolas, se um crente aceita como dom supremo dado por Deus aos homens a Vida, ele deve sim ser contra o aborto. Cristão a favor do aborto é uma aberração tão grande quanto padres marxistas ( Lembremos: Países comunistas, em regra, proibiam cultos religiosos! ).

Se alguém quer ser a favor do Aborto, deve tomar o caminho óbvio: sair da Igreja. Fora da Igreja ele pode alegar N motivos para tal decisão: para nascerem menos pobres, para nascerem menos criminosos ( alguém nasce criminoso? ), nascerem menos pessoas para destruir nosso planeta, termos menos pessoas morrendo nos "açougues" que são as clínicas clandestinas enquanto poderíamos oferecer a grande e eficiente rede pública de saúde para salvar estas grávidas, enfim, motivos "lógicos" não faltam.
Como a IGreja não trata de lógica, mas de moral e fé... Parabéns, Ratzinger!

(N.G.: Ângelo, espero que esta sua manifestação não seja dirigida a mim, porque eu não postulei, em momento algum, que o Papa mude a Igreja ou os seus dogmas. Ao contrário: disse que entendia e respeitava a decisão - tanto que já me incluí nela antes mesmo que ele passe da ameaça a ação. Apenas me dei a liberdade de comentar quais são as conseqüências concretas deste anátema para a minha vida.)

Oliver disse...

Nariz
A imagem síntese de sua afirmação coube ao papa anterior. Ou não foi emblemático para cristãos e não cristãos a visão constrangedora de um homem tentando desesperadamente se comunicar com seu rebanho pela janela, enquanto a voz já lhe faltava, vitimado pela doença que ele mesmo ajudou a retardar a busca pela cura, na defesa intransigente de dogmas e crenças que já tem dois mil anos de obsolescência ? Ou levar quinhetos anos para se desculpar com o esqueleto de Galileu não é o suficiente para alguém com um mínimo de inteligência perceber o quanto uma instituição pode querer representar o atraso, a inércia, a inadaptação a uma sociedade que se moderniza e se liberta através da busca pelo conhecimento ? Minha lista de excomunhões é extensa. Nem por isso me sinto menos religioso. E papa eu só gostava de banana. E "excomungado" me lembra o excamundongo Mickey, como bem lembrou meu filho.
Um abraço nele.

Peregrino disse...

Angelo da C.I.A.,

Se você quis se referir ao meu comentário, onde afirmei "se o criminoso não nascer, não praticará crimes", talvez você não o tenha entendido porque, talvez, eu devesse ser um mais didático. Vamos lá. Sabemos que há um número muito grade de menores envolvidos com o tráfico de drogas e com outros crimes violentos. Tais menores são, em sua grande maioria, filhos indesejados. Note bem o termo "filhos indesejados". Os filhos indesejados nascem criminosos? Não creio. Mas que têm uma probabilidade muito grande de se tornarem criminosos, isso têm.

Por outro lado, talvez você não tenha se referdo ao meu comentário. Afinal, você delimitou o seu espaço de críticas: aos católicos que são favoráveis ao aborto. Ora, não sou católico e nem mesmo me considero cristão (em sentido religioso). Se assim for, peço-lhe desculpas.

Um abraço,

Peregrino

Ruy disse...

"Apenas me dei a liberdade de comentar quais são as conseqüências concretas deste anátema para a minha vida."

Pelo visto, conseqüência nenhuma, Nariz. Mas você parece ter se "incomodado" a ponto de escrever um post sobre um assunto que, afinal, não lhe diz respeito (e daí que o papa quer excomungar os políticos favoráveis ao aborto? É algo inusitado, vindo dele? Não, pelo contrário. Atinge os não-católicos? Não). Isso soa a "catolicismo mal resolvido". Quero crer que um protestantismo bem resolvido seria melhor. :)

Grande beijo.

Ângelo da C.I.A. disse...

Como estou cansado de criar polêmicas e ter qeu me explicar a toda vez que comento por aqui, somente uma pergunta para Nariz Gelado:
Você já leu "Operação Cavalo de Tróia" de JJ Benítez? Explico: Não é comum ver as pessoas usarem "Filho do Homem" para se referir a Jesus. E então, leu ou não?

(N.G.: Li o 1, acho que há coisa de 15 ou 20 anos. Lembro que ,na época, achei um bom romance. Será que tirei a expressão 'filho do homem' daí? Ocorre que como li a Bíblia toda uma vez, e o Novo Evangelho três vezes, tenho uma lembrança remota de ter lido isto em João ou Mateus - mas posso estar errada. E, Ângelo, você não é obrigado a se explicar. Você se explica porque quer, porque deve considerar importante, de alguma forma, as observações que eu e os demais comentaristas fazemos aos seus comentários - sendo a recíproca verdadeira. Só que quando se diz "cansado de polêmicas" ou de "ter que se explicar"você dá a entender que gostaria de emitir sua opinião sem receber réplicas - o que me causa algum estranhamento.)

anti-abortista disse...

escaparás das fogueiras da excomunhão mas não do inferno!....hehehe to brincando pois nem religioso eu sou, mas eu sou um leitor frequente seu e pra mim é muito simples: quando uma vida começa? quando a sua vida começou? todos vão dizer a mesma coisa. aborto é crime e ponto final. simples assim.
desde qd eu achei q o alckmin iria ganhar logo no 1 turno q eu nao comento aki, mas sempro te leio
abracos

muriu disse...

Melhor saude publica (legal e assistida)seria, e para o bem estar da sociedade, do que clinicas para eliminar individuos que cometeram crimes hediondos.
Com a parafernalia de produtos anti conceptivos é impossivel aceitar que se mate seres humanos somente porque a mãe esqueceu de tomar a pilula.
E eu acho que sou ateu, ou agnostico no minimo. Mas tenho minha ética.
Nunca consego entender como se é favoravel ao aborto e contra a pena de morte.