quarta-feira, 30 de maio de 2007

Lula falou. Lula mentiu. Chega de salamaleques.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou nesta terça-feira, 29, fazer avaliações sobre a decisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de não renovar a concessão da emissora privada de TV Rádio Caracas Televisión (RCTV). 'É um problema da legislação e do governo da Venezuela" (...) Da mesma que eu não quero que eles dêem palpite nas coisas que eu fizer aqui."

(Fonte: Estadão)

Lula mentiu. Duas mentiras, aliás, em curtíssimo espaço de tempo.

Para começo de conversa, o mundo sabe que, durante a crise com a Bolívia, Hugo Chávez deu palpites a granel nas "coisas que Lula estava fazendo por aqui". Depois, Lula não só aprova a atitude de Chávez em relação à RTCV e à mídia em geral como, se puder, fará o mesmo por aqui. Simples assim, senhores.

Para ambas as situações ele seguiu, a risca, o que foi acordado no Foro de São Paulo. Aliás, por ocasião da crise com a Bolívia, no ano passado, publiquei um post evidenciando isso. Os links do post não funcionam mais porque o PT, a fim de ocultar o projeto durante a campanha eleitoral, retirou de seu site os artigos relativos ao Foro e não os recuperou. Mas, como prova, veja-se o link da Secretaria de Relações Internacionais do PT, que o Google mantém em cache. E aqui, a documentação completa, que foi preservada por iniciativa do site Mídia Sem Máscara (clique no botão "Foro de São Paulo - Documentação completa" ).

Ao contrário, pois, do que afirmam os petistas e governistas em geral, o Foro de São Paulo existe e Lula é comprometido com ele até a medula. Quando você ouve o governo falar em "democratização dos orgãos de comunicação" está sendo apresentado a uma de suas diretrizes. Quando se percebe impotente ante a dilapidação da Petrobras em prol do bem-estar boliviano, está começando a ser diretamente afetado pelo Foro. E quando vê o ministro Helio Costa defender a criação de uma TV "publica-estatal", está diante de uma estratégia nascida ali, que pretende implantar, nos moldes populistas venezuelanos, o "socialismo do século XXI".

Logo, meus amigos, chega de salamaleques. Se a Rede Globo continuar com esta estratégia porca de amaciar para o lado do Chávez no Jornal Nacional e bater um poquinho mais forte no Jornal da Globo - quando o povão já está no milésimo ronco - esta gente vai chegar onde quer. Naquele "paraíso" onde estarão amordaçados todos os que fazem oposição à Lula, ao PT e a esta canalha comunista-socialista-trotskysta que se apossou da América Latina.

Há leitores preocupados com o que pode advir desta situação atual, na qual se somam a desmoralização do Congresso Nacional, a violência alarmante e o clima caótico provocado por tantas invasões e badernas dos ditos "movimentos sociais". Com razão. Também isso serve aos planos do Foro de São Paulo. Já falei muito a respeito: instale-se o caos, desmoralize-se as instituições e o povão estará pronto para abraçar uma ditadura - agora de esquerda, posto que o presidente-carismático é deles. Nesta questão - talvez em todas - estamos andando sobre o fio da navalha: não podemos deixar de denunciar e repudiar a corrupção, a violência e os atentados ao estado de direito. Mas, ao mesmo tempo, precisamos preservar as instituições - a despeito e apesar dos nossos políticos, todos hoje sob suspeita. E o mais importante: precisamos entender que não há solução possível fora das vias democráticas - abrir mão delas implicaria em fazer exatamente o querem os mentores do Foro de São Paulo.

Este post, porém, não encerra com soluções - e, sim, com mais lenha na fogueira. Talvez muitos de vocês conheçam o documentário sugerido abaixo, que começou a circular na web no ano passado. Então, ele parecia levemente exagerado. Agora, quando Chávez finalmente mostrou toda a arcada dentária, revela-se perigosamente possível. Chega de salamaleques.

Venezuela - Uma Ameça Real

Parte 1 - O projeto radical populista

Parte 2 - O que nos espera?

Parte 3 - A estrategia: Lobby internacional

Parte 4 - Guerrilha

Parte 5 - A pátria grande

10 comentários:

Oliver disse...

NG

Posso me arrepender amargamente do que estou afirmando aqui, mas duvido estar errado. Duas coisas são necessárias para perpetuar um modelo destes; ignorância e disciplina. O bananão, feliz ou infelizmente, já ultrapassou estas duas barreiras. Se, por um lado, não houve reações por parte de nossa “inteligência” oligárquica é porque esta não se vê realmente afetada pelo modelo de poder que tenta se impor por aqui. Por outro lado, não há disciplina nas trincheiras inimigas. Nem o apedeuta-mor se leva realmente à sério. O contraste entre a figura para-militar do maluco bolivariano e nosso pau-dágua é gritante. Os impeditivos também. Existe uma economia inteira neste país que está fazendo e andando para o que acontece neste governo. Alienação ? Talvez. Mas, oportunismo puro. Estão todos lá, financiando os “calvários” de nossos políticos de alcova.
O que me assusta realmente é saber o seguinte: seja qual for o desfecho desta história, um perdedor já se delineia. Ou vamos pagar o preço deste socialismo do botequim ou vamos pagar o preço da reconstrução desta terra arrasada. E quem você acha que vai ter que entrar com o bolso ? Fala sério.

( N.G.: estou falando sério, Vlady. Acho que a sua análise desconsidera a reeleição e os altos índices de popularidade que o presidente apresenta nas pesquisas de opinião - sempre acima do próprio desempenho do governo. E discordo que lhe falta disciplina. Soube muito bem disciplinar a si mesmo para dar à luz ao Lulinha paz e amor. De resto, as imagens da RCTV saindo do ar fazem com que as questões de bolso fiquem, para mim, deste tamainho.)

Marco V disse...

NG

Não me conformo que o Alckmin não usou o Foro de São Paulo na eleição.

Ps: quantas novidades boas por aqui. Não consegui comentar no post do vídeo da PF. Vou tentar de novo. Se não conseguir, parabéns.

Julia disse...

Vã ilusão da oposição em pensar que a importância do FORO DE SÃO PAULO, é menor do que a importância de seus próprios bolsos.

Serve como uma luva, igualmente para a "GLOBO".

OLiver disse...

NG, Querida.

Não sei se me fiz entender em meu comentário anterior, mas não me referi estritamente à figura do apedeuta. Há um elo de ligação entre as trajetórias da Coca-cola, da IURD e do partidinho, enquanto produtos de consumo. Todos se mimetizaram, em algum ponto de suas histórias, para se tornarem mais digeríveis. Ao alcançar o sucesso, no entanto, viram-se defrontar com suas próprias projeções e contradições. Se a intenção era serem digeríveis, acabaram digeridos e devidamente incorporados à sociedade que lhes deu vida e forma. Fazem parte da fauna e folclore de uma sociedade que é muito maior que essas minorias e não se dá conta. Eu continuo a afirmar que, assim como a culpa não é de um povinho ignorante e sim da falta de alternativas legítimas, esta mesma apatia não é motor de revolução alguma. Perpetuar este modelo exige uma disciplina que esse exército de vendidos e oportunistas sequer imagina. Apoderar-se do trabalho alheio é muito fácil. Administrar um país com essa cabecinha de Betti é que são elas. Por via das dúvidas, meu filho de oito anos já fala inglês com alguma fluência. A saída pode ser a do aeroporto.

Um beijo.

Vania disse...

É isso aí, Nariz!
Chega de enrolação. Vamos mostrar o que esta canalha quer!

Gili disse...

Nariz, entre outras inúmeras coisas - como a questão do aborto -, eu também não me conformo que Alckmin não tenha usado o Foro de São Paulo durante a campanha presidencial.

Alexandre, The Great disse...

Já estou "de prontidão", aguardando tão somente a convocação do CORONEL para ir ao front. A História nos ensina: não existe transformação social sem um precedente derramamento de sangue.

O Pensador disse...

Clap clap clap

É isso ai Nariz, o Foro de São Paulo está andando a passos largos...
E o Olavo, aquém muitos chamavam de maluco, está falando isso no mínimo há uma década!

Uma coisa é certa, Lula é o Chavez possível no Brasil e Chavez é o Lula possível na Venezuela! Simples assim. Só que lá o comunismo (vamos chamar pelo nome verdadeiro!) está mais adiantando, o país é menor e as instituições são mais frágeis, aqui é um pouquinho mais complicado, é por isso que o PT vem comendo pelas beiradas (Gramsci), é uma leizinha aqui, outra ali... Uma invasão do MST aqui, outra lá, uma domina uma universidade aqui, outra lá, um jornalista amigo e companheiro escreve maravilhas do governo aqui, outro lá... E eles vão andando! É a revolução sem armas...
Como o povo não quis saber de comunismo, então que se mude o povo, até chegar ao ponto em que ele aceite de braços abertos...

O pessoal se engana, se trai, por pensar o comunismo por estereótipos...
Acham que em um país comunista, não existe mercado, empresas, comercio...
Existe SIM! Um dos primeiros passos para adotar o comunismo é o capitalismo de Estado... E o Brasil já está chegando lá! Vemos hoje o Estado presente em tudo, até na vida sexual dos adolescentes (todos acham normal!), e pagamos quase a metade que ganhamos em impostos. O país esta repleto de estatais (Lula criou novas empresas para a companheirada!), e o povo cada vez mais depende do Estado, do bolsa família, vale gás, luz para todos e etc...

E no começo existem os empresários, os que ganham MUITO dinheiro no sistema (a Venezuela está cheia de novos ricos)... São esses que também estão sendo enganados e acreditam que podem reverter o quadro a qualquer hora... Hahaha

“O capitalismo monopolista de estado é a preparação material mais completa para o socialismo, sua ante-sala, um degrau na escada histórica entre o qual e o degrau chamado socialismo não há nenhum degrau intermediário”
(Lênin)

Agora o PSDB não é oposição! Muitos desse partido (não todos) comungam dos mesmos ideais petistas, por isso o PSDB muitas vezes serve de escada para o PT... É o Dedé Santana do Didi... O que é aquele presidente do PSDB que está mais petista do que os próprios petistas? Porque ele ainda não pulou fora ou foi expulso? O mesmo do Senador Azeredo, porque não expulsaram quando ele inventou o Marcos Valério, e porque ele quer tanto insistir na censura da internet?

Se essa oposição fosse séria, só o fato do PT ter relação com as FARC, os narco-guerrilheiros, já era motivo suficiente para tirar esse pessoal do poder! Ora bolas, a violência hoje é o principal problema das grandes cidades, e as FARC são os que fornecem a cocaína para os nossos traficantes!!!

Marcia disse...

Nariz Gelado,
Você sabe o que significa "salamaleque? É uma saudação da bíblia (coran) árabe.
Cuidado para não se meter em problemas com esses fanáticos.
Um abraço.

cumprimento exagerado; polidez afetada; rapapé, mesura

Marcia disse...

NG, Um abraço
Quando perguntei se vc sabia o que signfica Salamaleque, não foi para informar-me sobre a definição da palavra.
Pretendi passar uma mensagem que vc não captou.
Chaves tem uma ligação muito forte com os árabes,
ele faz o que faz por ter o respaldo deles, se ele não tivesse esta cobertura duvido muito que ele usaria o discurso que ele usa.
Os muçulmanos como vc sabe são fanáticos e bem radicais no que se refere à religião deles.
Peço desculpar-me por ter "metido meu nariz" onde não fui chamada, pois o que pretendi foi tão somente fazer um alerta, e vc me tomou como ignorante dando-me a definição da palavra.
Como o assunto que mencionava a palavra estava ligado a Lula e Chaves tive a estúpida pretenção de evitar um problema.
Desculpe-me.
Marcia

(N.G.: Márcia, em hipótese alguma lhe tomei por ignorante. Nem mesmo quis lhe dar a definição da palavra - não faria sentido, pois era evidente você já a tinha, certo? Apenas quis lhe mostrar, de um jeito que imaginei bem humorado,como eu responderia se um xiita aparecesse aqui para reclamar.)