quinta-feira, 31 de maio de 2007

Não entendi

Se os "estudantes", funcionários e "professores" da USP passaram a tarde atrapalhando o trânsito de São Paulo, é válido supor que a guarda foi baixada na reitoria. Ou, pelo menos, reduzida. Ou, ainda, que esteve sem tantos curiosos, pais e jagunços a andar pelo entorno.

Por que raios, então, a polícia de São Paulo não aproveitou a ocasião para executar a reintegração de posse? O que impediu que, ao retornarem de sua pirotécnica balbúrdia, os invasores dessem com a cara na porta?


13 comentários:

Thiago disse...

O protesto contou com o apoio "tático" da CET, Nariz. Quem atrapalhou o trânsito chegando na Avenida Morumbi foi a Polícia Militar e seu cordão de isolamento "temperado" com sprays de pimenta.

Aos fatos, Nariz... Aos fatos.

Abraço.

PV disse...

Também tive esse pensamento e a única resposta que consegui chegar é que não é prá entender.
Aliás, também não entendi o grito de "abaixo a repressão", por elles entoado.

Cristal disse...

Taí Nariz uma ótima pergunta,a não ser que a turma que foi para a rua tenha sido outra.

Oliver disse...

PORQUE ?

Porque é muito melhor que eles fiquem exatamente onde estão, fazendo exatamente o que estão fazendo, minha querida. Este talvez seja o único ponto em que a gente discorda politicamente. O Serra é, de longe, o mais ardiloso postulante ao cargo ora vago em que pensa estar sentado o apedeuta e seu séquito de imbecis. Esqueça o tucanato, a outra cabeça desse mesmo monstro que nos esfola. A imprensa idiotizada deste país multiplica a imagem do homem com a “carabina” na mão pensando pregar-lhe a pecha de truculento e antipático. E a leitura sai pela culatra. Aqui e ali começam a aparecer evidências que a guerra civil em Sampa arrefeceu de fato. Que a polícia está usando o cérebro. Que a baderna vem perdendo o fôlego. Que as armadilhas montadas pelo braço armado do partidinho não estão colando no raposão-careca. Ou você acha que vamos enfrentar essa matilha com um idiota vestido com o macacão do Rubinho Pé-de-Chinelo, cheio de patrocínios estatais ou então com um prefeitinho que vive distribuindo sopapos e cuidando dos neons das fachadas alheias ? Esta guerra se ganha com o cérebro, minha querida. Isto, o careca tem de sobra.

Patirck Gleber disse...

Nariz,

O meu blog está completando hoje um ano de existência. Gostaria de contar com sua presença lá em casa.

Forte abraço

Patrick Gleber
www.blogdopatrick.br21.com

OLiver disse...

MEUS HERÓIS MORRERAM DE OVERDOSE

NG: Você sabe que trabalho com simbologias. Um código não-verbal, onde a síntese é a meta. Para bom entendedor, uma imagem dispensa palavras. Não fosse verdade, muitos não reverenciariam a cruz cristã ou não se intimidariam frente à suástica. Um símbolo é algo assim como uma equação, onde um amontoado de coisas difíceis de entender, de um lado, é equalizado por um resultado do outro lado. Muitas vezes o código subverte a lógica. Muitos chamam este atalho de "intuição". Muitas das melhores coisas que fiz na vida imputo à capacidade de se render à intuição, mesmo que subvertendo a lógica. Pois a lógica me diz que estamos a um passo do abismo, mas minha intuição não. E dois motivos iconográficos retardaram minha decisão de fazer as malas de novo. A "reunião do SUDESTE" e o governador carabina. O recado é claro, mas só não entendeu quem achou melhor não entender, o que é quase a mídia toda, segundo nossos melhores blogueiros. " Aqui mando eu, bufão!"; venha com sua ideologia de barraco que eu te recebo na escopeta. A Daslu e o MMDC estão em festa. Me mostre um único político que tenha esta capacidade no país hoje e eu faço campanha de graça pra ele. Do contrário, NO LULA, EU VOTO NULO.

O Editor! disse...

Thiago,

Espero que você tenha usado da ironia. Porque qualquer passeata que tenha mais de 1000 pessoas já atrapalha muito o trânsito. A PM apareceu porque, de outra forma, os democráticos USPianos e sindicalistas teriam invadido o Palácio do Governo.

Mas fala sério: você tava louco pra que a PM "mostrasse a sua verdadeira cara" e descesse o braço (e o cacetete) nos manifestantes, né? Só pra que eles "mostrassem que são um órgão da repressão..."


E Oliver,

Porquê que é bom que os manifestantes continuem com a invasão da reitoria da USP? Mesmo depois da ordem judicial? Só pra queimar o Serra?

Não que eu ache o cara a melhor coisa do mundo, mas não acho que os manifestantes devam fazer o errado só porque vai atingir alguém de quem desgosto. O errado, como diria o Conselheiro Acácio, não é certo. Não importa a quem atinja, continua sendo errado.

Gosto do Alckmin e acho que foi errado usar o macacão das estatais. Não gosto do Lula, mas acho que foi certo mobilizar o exército para desocupar a Usina de Tucuruí.

Abraços,

O Editor!

Degauss disse...

Parece que o que está pegando na roda não é propriamente o como desalojar os invasores com um mínimo de risco, mas, sim, a presença da PM dentro do campus. Isto não acontece desde a década de 70 (acho). Para uma parte dos dirigentes e professores é um símbolo, um tabu até e que não deve ser quebrado. Isto, no entanto, não quer dizer que estejam certos.

Desalojar os invasores é até fácil. Bastaria a PM cercar a reitoria e decretar a lei da gafieira ligeiramente alterada: quem está fora não entra, e quem está dentro pode sair. Se não quiser sair, tudo bem, mas é por conta e risco do invasor. Como a reitoria não está funcionando, não há nenhuma razão objetiva para que sejam mantidos os serviços de energia, água e comunicação. Basta cortá-los. Não dou três dias para que a maioria dos garotos saia, sem nenhum sopapo. Se houver renitentes é só dar um megafone para as respectivas mães implorarem aos filhos para que saiam. Após uma humilhação dessas, não há guri ou guria que não tire o time de campo.

Rodrigo disse...

No ano passado você deu uma de estrategista do Alckmin, agora você é estrategista da polícia. Pelo visto, o pedantisma parou em você e encostou...

(N.G.: não entendi o que é "pedantisma" - mistura de pedantismo com carisma? Deixa eu te explicar uma coisinha "Rodrigo": eu falo do que eu quero, quando quero e como quero. Quem não gostar não precisa ler. Tá fazendo o quê ainda aqui, mané?)

Christoph disse...

NE

Só quero comentar o pito do post acima

PV

Vamos aos fatos.

Se não tivesse cordão, estes filinhos de Hugo Chaves teriam invadido o palácio. Vcs não querem estudar nem querem melhorar nada....vcs querem é bagunça e principalmente ferrar o Serra. Foi isto que seus superiores tipo ZD, DR e outros palacianos querem de vcs.
E é isto que vcs seguem à risca. Pq vcs não passam de uma corja de vagabundos, massa de manobra idiota a serviço da Inteligência Petista.

Ou seja, nada mais que um bando de aloprados, para usar terminologia ques vcs dominam.

Isto são os fatos caro PV

Mais nada

Flamarion disse...

O governador de São Paulo, Nariz, é um ex-presidente da UNE.

Você acha que isso não influenciou?

(N.G.: com certeza, influenciou. Até comentei, não lembro se no Reinaldo ou no Noblat, que "o presidente da UNE havia subjugado o governador". Foi bem isso)

Thiago disse...

Não, Nariz... A CET tem essa função entre tanta outras: organizar o trajeto da passeata da forma menos perturbadora possível pra cidade. Se um dia você quiser promover um protesto que conte com mais de 1000 pessoas, será de bom tom ligar pra CET, pedindo auxílio na criação da estratégia do percurso. Liga lá, pergunta se não é assim que a banda toca. =)

E sobre a PM, eu não quero mártires, não. Sei que o Tio Rei e você vivem dizendo que nós, "petralhas" de uma figa, buscamos por símbolos de nossa luta e que se forem inúmeros corpos jazendo na bela Av. Morumbi, tanto melhor... Mas eu não queria isso, não. Eram estudantes, alguns deles meus amigos... A PM, como tantas outras formas do poder coercitivo do Estado, já mostrou do que é capaz em um sem-número de outras ocasiões. Bastou estar ali presente, impedindo um protesto pacífico que tudo ficou nos devidos lugares: estudantes (dito vagabundos e safados) proibidos de protestar em frente ao Palácio dos Bandeirantes - um lugar público, que tem dono (não sendo apenas um "público largado" -, autoritarismo do governador personificado no cordão de pimenta. =)

Espero que o fim-de-semana esteja sendo proveitoso. Tudo bom pra ti.

=)

Thiago disse...

Ih, eu respondi como se fosse pra NG e não vi que era comentário de outra pessoa...

Perdoem-me.

Abraços.