sábado, 5 de maio de 2007

Traíra é abatida com dois golpes

Nas últimas 24 horas, o ambicioso José Serra sofreu dois violentos golpes que podem atrapalhar seu projeto presidencial.

Ao quebrar a patente do Efavirenz, Lula apropriou-se de um forte discurso de campanha de José Serra: o do sujeito que, como Ministro da Saúde, "peitou" os grandes laboratórios internacionais, quebrando patentes de medicamentos importantes para os brasilero. Agora foi-se. Lula - e quem ele quiser como herdeiro - acaba de tomar para si a façanha.

O segundo golpe veio no final da tarde de hoje - e se refere, justamente, à escolha do herdeiro de Lula. Considerando como certas as informações de Josias de Souza, Lula está articulando a transferência de Aécio Neves para o PMDB, por acreditar que ele pode ser o candidato governista em 2010.

Nada disso pode espantar aos medianamente informados. Até minha avó já sabia que quem tenta sentar em duas cadeiras, corre o risco de sentar no chão. Meu palpite é que, depois de servir para enfraquecer José Serra, o playboy acabará igualmente na geladeira. Lula é mestre em aproveitar-se da vaidade alheia para chegar aos seus objetivos. Bem feito para as traíras.

6 comentários:

Ângelo da C.I.A. disse...

Aécio Neves e José Serra sofrem do mal que é o tema de Homem-Aranha 3 ( ainda não vi o filme mas li a saga original dos quadrinhos): Estão corrompidos pela ambição e vaidade desmedida. Ambos acreditam que a presidência lhes cairá no colo.
Ainda assim, eu torço para Aécio Neves ir para o PMDB. Acho que o jogo político brasileiro ficaria mais claro e seria interessante vê-lo sofrer um grande revés... Ou alguém acredita que o PMDB sairá unido em 2010? Ou alguém é inocente o bastante para imaginar o PT abrindo mão da cabeça-de-chave na candidatura à sucessão de Lula?
Vai Aécio, vai...

P.S.: Hmmm... Ainda acredito em minha profecia do ano passado http://angelodacia.blogspot.com/2006/05/acio-presidente-em-2010-pelo-pt.html

Fábio Max disse...

Quando Lula estava com a popularidade arranhada, todos pensávamos que o PSDB iria unir-se em torno de José Serra e lançá-lo à presidência, e aconteceu justamente o contrário, o partido dividiu-se em 3 e o PT teve uma vitória consagradora nas eleições. Mais que isso, o PSDB não teve capacidade para arregimentar apoios no PFL e na parte "oposicionista" do PMDB.

Agora, acontece o mesmo:

Pensando que o fato de Lula não ser candidato em 2010 enfraquecerá o PT, várias facções do PSDB continuam destruindo qualquer chance do partido lançar um candidato forte em 2010.

Meu palpite, mantidas as condições atuais é:

1. O PT não vai cumprir o acordo com o PMDB e lancará candidato próprio em 2010;
2. O PMDB aceitará, em troca de 7 ou 8 ministérios e apoios do presidente e do PT às candidaturas estaduais, por exemplo, aqui no Paraná, onde Requião está destruindo o partido.
3. A oposição só terá chances de vencer se unir PSDB, PFL e PPS, lançar candidatos fortes sem MG, SP, RJ e RS e estiver unido em torno de uma única corrente.

E, sendo assim, se Aécio sair, fará bem ao PSDB, porque enterra sua candidatura.

Pet name disse...

Espero ver essas traíras, assadas na fogueira das vaidades.

Joao Gomes disse...

A chance do Aecio ser presidente passa por ai.
Ele tem de se desligar destas oligarquias ultrapassadas compostas por partidos pseudo-democratas, midias sem ressonancia com a maioria do povo e outras coisas menos relevantes.

Parte do PSDB está descobrindo isto, a aliança feita com o Partido da Ditadura(PFL) não deu o resultado esperado: O pais foi assaltado por 8 anos(fatos que encorajaram os Petistas a fazerem o mesmo, com menos intensidade) e o Pais não se preparou para crescer(coisa que esta sendo feito agora, com 12 anos de atraso ou será que tudo foi culpa da Crise Financeira Internacional?, como diria Miriam Leitao- nunca vi uma desculpa tao esfarrapada).

O Aecio é um governador lúcido e tem grande visao de Brasil, não como o Chuchu que so via sua ambição. Sou mineiro, com bastante orgulho, apesar de viver a 10 anos em São Paulo, sinto que ele tem uma empatia enorme com o povo mineiro, tanto é que, votaram em peso nele para governador e no Lula para presidente.

Lula está certo em encorajar o Aecio a sair do PSBD e Aecio estara mais certo ainda se o fizer. O resto é choro de perdedor....

(Há momentos em que a posição de "perdedor" é motivo de orgulho - posto ser á única viável para os homens e mulheres decentes. "Perdeu, perdeu" dizem os assaltantes cariocas para as suas vítimas. Não por acaso, é este tambem o bordão dos governistas e demais traíras.)

Ranzinza disse...

NG,

Mas se só houver o Serra como candidato contra a coalizão de Lula, teremos que votar nele, de nariz tampado (com o perdão do trocadilho).

Seria o caso de iniciarmos o movimento por um novo partido, pensando já no longo prazo.

(N.G.: concordo. Urge surgir um novo partido. A pergunta é: com as velhas caras de sempre?)

Ranzinza disse...

NG,

Peço permissão para responder à sua pergunta.

Não, de jeito nenhum. Se fosse para termos as velhas caras em um novo partido, bastaria o PSDB ou o PFL.

Eu queria ajudar a fundar o Partido Liberal, mas dada a triste historia desta legenda no pais, penso em algo como Partido Liberal Democratico. Mas o nome não me interessa, desde que baseado em projetos liberais, que nao tenha dono, que tenha eleicoes primarias para decidir todos os candidatos, e que nao seja um partido de militancia, mas sim de afinidade, como em paises democraticos.

Já tenho uma porção de amigos para filiar, todos trabalhadores e profissionais liberais, nenhum desocupado.

Vamos lá leitores deste blog? Vamos tirar os trazeiros da cadeira e esboçar um programa para a legenda?

Poderia começar como um partido virtual, com um site ou blog em que o programa saia na medida do possivel e com a participacao de quem quiser.