segunda-feira, 18 de junho de 2007

Ao vivo do chiqueiro

Creio que poucas vezes me senti tão envergonhada de ser brasileira.


Enquanto o tenebroso espetáculo era encenado por gente da qualidade de um Marcos Valério ou de lambe-botas como Delúbio Soares e Silvio Pereira, ainda era suportável. Mas ver senadores chafurdando na lama, como vi ontem à tarde, foi demais.

É verdade que Sibá Machado, Valter Pereira, Almeida Lima e Gilvan Borges não fizeram o trabalho sujo sozinhos - contaram com a ausência e/ou ou silêcio da maioria de seus pares. Mas foram eles, com certeza, os protagonistas da farsa que tinha por fim salvar Renan Calheiros. Ficou clara, desde o primeiro minuto, a determinação dos quatro senadores: desqualificar Mônica Veloso e seu advogado, Pedro Calmon Mendes Filho, afastando qualquer possibilidade de apurar se Renan Calheiros pagou as pensões devidas com dinheiro seu ou de terceiros.

Grosseiros, desnecessariamente agressivos e irônicos eles tentaram - em vão, já que Pedro Calmon revelou-se advogado brilhante - intimidar o depoente. De pedir o número da OAB de Pedro Calmon, como fez Almeida Lima, até sugerir que Mônica teve um caso com Gontijo - pérola de Gilvan Borges - estes senhores desceram ao nível mais baixo, como jamais imaginei que fossem capazes de descer - pelo menos, não em rede nacional.

Mais envergonhada ainda fiquei com o comportamento de suas excrecências ao interrogar Cláudio Gontijo. Uma vez diante do lobista da construtora Mendes Junior, os senadores rastejaram como as mais submissas e abjetas lesmas. Foram só gentilezas, elogios e babação de ovos, sem fazer uma só pergunta que prestasse.

A exceção, tanto no depoimento de Pedro Calmon quanto no de Gontijo foi o senador Demóstenes Torres, do DEM. Inquirindo a ambos com sobriedade, Demóstenes não pôde, contudo, fazer milagres. Era uma ave rara perdida em um chiqueiro.

Para ouvir Almeida Lima, do PMDB, pedindo o registro da OAB de Calmon, clique aqui.

Para ouvir Gilvan Borges, do PMDB, sugerindo que Mônica teve um caso com Gontijo, clique aqui.

Para ouvir Almeida Lima, do PMDB, rastejando aos pés do lobista, clique aqui.

5 comentários:

Vladimir Cezar disse...

Oi Nariz,

existe algum video dos depoimentos no YouTube?

(N.G.: por enquanto não achei nada, Vladimir)

HUGO AGOGO disse...

De fato ontem tivemos o mais deprimente momento da história do Senado. Noves fora Demóstenes Torres e (justiça seja feita) o senador do PSOL tivemos um desfile de pilantras, canalhas, vagabundos. Lamentável. Torço para que a Veja traga mais algum fato que desmonte de vez a defesa do abjeto Renan e sua rede de puxa-sacos. É a última salvação do Senado.

Patrick Gleber disse...

Nariz,

Há mais uma atualização no meu blog sobre o caso da montagem por parte do governo boliviano da imagem de um militar brasileiro.

Sds

www.blogdopatrick.br21.com

Gili disse...

Vergonha de ter nascido no Brasil e viver até hoje eu sinto todos os dias, desde o dia primeiro de janeiro de 2003. Tal como o aquecimento global, meu rosto se ruboriza cada vez mais.

Gili disse...

Nariz, desculpe o off-topic, mas o blog do Reinaldo e o site da Veja estão fora do ar? Que aconteceu?

Um abraço

(N.G.: também não sei. Passei a manhã sem conseguir acessar a Veja e o Reinaldo. Depois, no meio da tarde, consegui. E, agora, voltei a ter problemas. Deve ser alguma coisa técnica)