domingo, 17 de junho de 2007

Canastrices...

Em qualquer país decente - até mesmo no Brasil de 15 anos atrás - Renan Calheiros já teria renunciado ao cargo de presidente do Senado e ao próprio mandato. Se agora, porém, Calheiros não se vê obrigado a fazer nem uma nem outra coisa é porque tem cartas na manga.

Uma delas conhecemos bem: é o coringa, a ética maleável do povo brasileiro que, no último pleito, desceu ao rés-do-chão ao reeleger Lula e muitos dos seus companheiros denunciados por corrupção. Renan Calheiros conta com este curinga. Ele sabe que um povo que "abosolve nas urnas" gente como Antônio Palloci não tem moral para cobrar-lhe nada.

Mas não é o coringa que me preocupa. Pelo menos, não neste momento. Por ora, estou mais preocupada em saber quais são as outras cartas que dormem nas mangas de Renan - aquelas que, a considerar todas as previsões e análises que li nos jornais de hoje, vão lhe permitir passar incólume pelo Conselho de Ética. Porque, embora todos estejam evitando tocar neste assunto direramente, está claro que só uma coisa por justificar a atitude dos membros daquela casa para com o seu presidente: Renan está prometendo que, se cair, vai arrastar mais gente consigo. E, a contar pela forma como está se safando, é de se admitir que ele pode.

4 comentários:

Ivone Machado disse...

Nariz, espero que sobre algum com caráter para nos representar. Acho que o Senador Pedro Simon está tentando ser diferente dos demais. Leu o artigo dele, publicado na Folha de São Paulo, hoje?

(N.G.: Li. E fiquei, mais uma vez, decepcionada com Simon. Nenhuma referência direta a Renan Calheiros. Uma pena. Mas parece que são farinha do mesmo saco. )

Marcelo Macagnan disse...

Um blog que merece uma visita:

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/

(N.G.: é, Marcelo... Acho que você não notou, mas o Blog do Reinaldo Azevedo está lincado aí ao lado desde sua inauguração.)

Degauss disse...

"Renan está prometendo que, se cair, vai arrastar mais gente consigo. E, a contar pela forma como está se safando, é de se admitir que ele pode" (NG).

A julgar pela ameaça recente de infarto, desconfio que Romeu Tuma seria o primeiro da lista.......

Joaquim Mitchel disse...

Como diria meu avô:"Um homem deve assumir as conseqüências de seus atos". Infelizmente não é o que vemos hoje neste país.
Um país onde as crianças brincam de "traficante e gambé", onde o errado é o certo, onde a palavra não vale nada.
Que País!!!
At
JM