sábado, 2 de junho de 2007

Como começou?

"O primeiro passo foi a intimidação, a linguagem de ódio. O presidente passou a usar expressões agressivas para atacar jornalistas, editores, humoristas e até caricaturistas. Isso incitou ataques físicos contra eles. Muitos apanharam dos militantes chavistas. Já vão para mais de 800 os jornalistas agredidos. Alguns foram assassinados. A etapa seguinte foi a pressão econômica, por meio das verbas de propaganda. O último ato foi o que fizeram conosco, a tomada do sinal de transmissão. A mensagem é clara: quem não se portar como Chávez quer perderá a freqüência. Outros canais de televisão, como a Globovisión e até a CNN, já estão sendo ameaçados."

(Marcel Granier, dono da RCTV, em entrevista a Veja desta semana, explicando como Hugo Chávez foi, aos poucos suprimindo a liberdade de expressão na Venezuela)

Então, vejamos...

"O presidente passou a usar expressões agressivas para atacar jornalistas"...

"Para Lula, jornalista que não defende conselho é "covarde"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rotulou ontem, em Santo Domingo (República Dominicana), de "um bando de covardes" os jornalistas que não defendem o projeto de lei enviado pelo governo no início do mês ao Congresso que prevê a criação do CFJ (Conselho Federal de Jornalismo) e suas seções estaduais. Para ele, falta "coragem" à categoria.

"Vocês são um bando de covardes mesmo, hein? Vocês não tiveram coragem de defender o Conselho Nacional de Jornalista", afirmou o presidente, ontem à noite, no saguão de entrada do hotel em que está hospedado.

(Folha de S. Paulo, 17 de agosto de 2004 - Continue lendo).

"Isso incitou ataques físicos contra eles"...

Depois de ver Lula, petistas agridem jornalistas no Alvorada.

Manifestantes pró-PT agrediram jornalistas na frente do Palácio da Alvorada, em Brasília, no final da manhã desta segunda-feira (30). A agressão ocorreu depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao palácio e cumprimentou algumas das cerca de cem pessoas que o esperavam para saudá-lo pela vitória na eleição de domingo.

Em frente ao portão de entrada do palácio, os manifestantes gritavam palavras de ordem ofensivas contra órgãos da imprensa. Um dos manifestantes usou o mastro da bandeira do PT que empunhava para bater duas vezes em um repórter.

Uma jornalista também foi agredida e empurrada. Outro fotógrafo foi empurrado, enquanto alguns militantes gritavam: "Eu prefiro a ditadura do que a imprensa" e "Vamos fechar todos os jornais".

(Portal G1, 30 de outubro de 2006 - Continue lendo)


"A etapa seguinte foi a pressão econômica, por meio das verbas de propaganda"...

PT quer "critério político" para propaganda

Após a reeleição, marcada pelo escândalo da tentativa de compra de dossiê antitucano por petistas e de acusações de membros do partido à mídia, o PT pôs o tema no topo da agenda. Deve ser incluído na resolução final da reunião do Diretório Nacional petista, que ocorre amanhã e domingo em São Paulo. Também estará na pauta do seu 3º Congresso, em 2007. Sob o pretexto de "democratizar as comunicações", o PT deve discutir mudanças nos critérios para distribuição de publicidade oficial. Essa revisão vem sendo levantada, entre outros, pelo secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, um dos integrantes da Executiva Nacional do partido. Ele defende critérios políticos para o emprego das verbas, não só de mercado.

(Folha de S. Paulo, 24 de novembro de 2006 - Continue lendo)

Sei que nem precisaria observar, mas vá lá: como vocês podem ver acima, o roteiro é o mesmo. Ocorre, apenas, que aqui ele é um pouco mais difícil de ser realizado.

5 comentários:

Marcos V disse...

Credo, NG

Vai ser boa de pesquisa assim lá em Brasília. Como é que você consegue lembrar dessas coisas?

Gili disse...

NG,

Concordo que o roteiro 'forolulista' é um pouco mais difícil e complexo de ser realizado.

Por outro lado, é bem mais difícil e complexo combatê-lo.

Como tornar o roteiro claro e compreensível para a maioria dos brasileiros?

Como convencer aqueles que o entendem, mas acham que os lulistas não conseguirão cumprir o roteiro, apoiados na crença de que a sociedade brasileira é mais complexa e, na hora H, poderiam detê-los?

O tempo urge.

mario disse...

NG:

A lembrança do passado, nos dá um norte para o futuro.

O futuro deve ser delineado com inteligência e junção de interesses de todos, com todo o rspeito as minorias e aos contrários, pois estes nos avivam a memória e nos levam a interagir e explicitarmos os nossos ideais.

Por um Brasil e um Universo livre de sectarismo!!

\

marcos ramos disse...

NG

e aínda existem pessoas que não acreditam que estamos no mesmo caminho da venezuela...

não vai demorar nadinha pro lulla tirar a máscara revelar o chaves que existe dentro dele.

e a imprensa comprada pela propaganda oficial não abre a boca. quando acordarem, estarão sendo fechados pelo franklin martins.

a horda de saqueadores do erário vai deitar e rolar...

Flamarion disse...

Marcos, eu me pergunto como a Nariz consegue se lembrar e ainda tem coragem de publicar. Parabens, NG.