quinta-feira, 7 de junho de 2007

Eu deliro, tu deliras, ele delira...

De gente sugerindo que deliro a comentaristas querendo me ensinar xadrez, meu último post gerou algumas manifestações de repúdio.

Pois bem. Uma das vantagens de se tentar antever qualquer tema da política nacional é que não demora muito para que o tempo nos confirme ou nos desminta. Quero crer que, em breve, aparecerá alguém dizendo que estão a perseguir Lula e sua família - e que o próprio nome da operaçao, "xeque-mate", sugere que o alvo é o "rei".


Não é necessário, portanto, ficar batendo pé. O tempo dirá se deliro ou não. Por ora, fica apenas uma certeza: cogitar que o PT esteja trabalhando para forjar um golpe é tão delirante quanto cogitar que os invasores da USP se articulem para gerar hematomas, quiçá um cadáver, pelo simples fato de que isto colabora para a construção discursiva da coisa. Ou seja: não há delírio algum. Há o simples e puro reconhecimento de um método - com a ressalva de que podemos esperar bem menos competência de parte dos estudantes do que de parte dos "profissionais" que ocupam o Palácio do Planalto .

Notem, porém, que este método depende de verossimilhança: os invasores da USP precisariam de hematomas reais para montar um estrondoso e fictício discurso a respeito do uso abusivo da força por parte do governo Serra. Logo, é bobagem dizer que minha aplicação para o - mesmíssimo! - método inocenta Vavá. Ao contrário: o irmão do presidente seria o dado de realidade a conferir verossimilhança à trama. Vavá estaria para a operação xeque-mate como os hematomas estariam para o teatro montado na USP.

Delírio? Não. Repito: reconhecimento de um método. Que ele possa ou não estar sendo usado no caso da Operação Xeque-Mate, creio que é uma questão de observarmos o andar da carruagem, evitando cair de cabeça em ciladas. Daí porque o post anterior faz um alerta e não uma afirmação.

9 comentários:

Cristal disse...

Concordo com vc dá primeira á última linha.

mario disse...

Ok e afirmativo.

Esse embróglio vai até agosto depois vai ou racha, tomara que rache, para que possamos moralizar a instituição Governo e os 3 Poderes.

HUGO AGOGO disse...

NG

Percebo que os petistas andam um tanto quanto irritados. Um bom sinal.

Cavallieri disse...

A diferença entre Partidos Políticos Democráticos, e Organizações Criminosas, está no método.
Incrível ver todos neztepais, delirando e sem enxergar o domínio gradativo do lulopetismo pelo método.
Naturalmente o PT não é um partido político, se me entendem....

Oliver disse...

NG
Apesar de parecer discordarmos no post anterior, não discordamos. Há golpes em marcha sim. Um campo minado deles. E o que é pior; nenhuma figura de peso deste lado das trincheiras para aglutinar a oposição ao que está aí. Ideologia é uma sacola de muambas, minha querida. Tudo leva a crer que a eleição que está por vir ( se é que virá ) será decidida no tapetão. Uma carcaça a ser repartida entre as mesmas hienas. O único problema a ser equacionado é o tamanho que ela terá até lá. Totalitaristas tendem a acreditar que são maioria. Não são. O povinho amorfo não é um povinho; é um povão. E vota maciçamente contra, quando sabe o que é o “contra”. As eleições sucessivas do apedeuta mostram isso. A política, como aprendemos a conhecê-la, está enterrada. Mas o projeto dessa gentinha também já nasceu morto, pois não haverá Betti suficiente para saciar tantas moscas. Sempre haverá um Bob Jeff da vez para morder a própria língua e aproximar a história recente àquela outra, com direito à tangos e confiscos. Somos chegados num “patrão”, minha querida. Não vou me espantar nem um pouco se o nosso próximo presidente for estrangeiro. De uma país que começa com Vene e termina com Zuela. Já tirou seu passaporte ?

O Editor! disse...

NG,

Acredito que o presidente-teflon já teria sido amarrado nesse imbróglio se tivéssemos uma oposição um tantinho menos amorfa. Ela se confunde com essas práticas, pois o PT leva ao nível Federal o que muitos tucanos e "democratas" fazem a nível regional.

Eles tiveram que esfregar tanto a imgem do presidente com bombril para escapar das denúncias, que agora as coisas até grudam nele.

Mas tem tanta coisa errada que a gente não sabe mais o que é o presidente-teflon e o que é a frigideira dos outros partidos... É tudo tão igual, ao menos aparentemente, que é só o Apedeuta apontar o dedo pro lado que acreditam nele.

É... Vivemos em um mar de lama... E não dá pra diferenciar qual é o caranguejo que chafurda mais fundo.

Pra terminar e responder a um comentário do ARS no post anterior, Jânio só não conseguiu voltar carregado nos braços do povão como pretendia porque um deputado da oposição (José Maria Alkmin) aceitou protamente a sua renúncia. José Maria Alkmin estava fazendo serão no Congresso, já que era madrugada. Jânio acreditava que a carta seria recebida pelo presidente do Congresso, aliado seu, e rejeitada, e assim seria conclamado um movimento popular para o retorno de Jânio.

Beijos,

O Editor!

marcos ramos disse...

NG, sei que está fora do assunto post, mas é interessante...



NOVOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE UM GOVERNO VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO...

Depois do P.A.C. (PÃO, ÁGUA e CIRCO), Lula vai criar mais 5 novos programas:

1 - Base de Operações Legislativas Avançadas - B.O.L.A ..

2 - Programa Intensivo de Auxílio Didático ao Analfabeto - P.I.A.D.A.

3 - Programa de Revisão Orientado para o Próprio Interesse nas Nomeações em Autarquias - P.R.O.P.I.N.A .

4 - Mensuração da Eficiência Real das Decisões Administrativas - M.E.R.D.A.

5 - Serviço de Apoio aos Companheiros que Atuam Nacionalmente, Arregimentando Governadores, Empresários e Magistrados - S.A.C.A.N.A.G.E.M.

Cristal disse...

"O fato dele(Chaves)não renovar a concessão é tão
democrático quanto dar(concessão)."
Declaração de Lulla ontem à Folha.

Pet name disse...

Você não delirou. O povo brasileiro insensato não percebe a realidade. Dias sombrios.