quarta-feira, 6 de junho de 2007

Nariz Gelado e pé atrás....

A última - que amanhã, quando vocês vierem ler, já estará velha - é que a PF teria gravações comprometendo mais ainda Vavá da Silva.

Podemos sair por aí concluindo que Lula, pobrezinho, é um virtuoso cercado de ratazanas. Ou podemos respirar com alguma esperança, concluindo que a verdade parece estar vindo à tona - e que, finalmente, aquele presidencial teflon vai rachar. Podemos até, quem sabe?, dar ouvidos aos rumores cada vez mais fortes de que há uma luta interna na PF - e que o Ministro da Justiça perdeu o controle sobre a corporação. São várias as opções.

Mas eu confesso que, desde a denúncia contra Renan Calheiros, ando achando a coisa toda um pouco turva e obscura. Nas últimas semanas, estamos em meio a um fogo cruzado pra lá de confuso: a fumaça de pólvora é tanta que já não podemos mais identificar quem está atirando em quem.

Tenho dificuldades para acreditar que, depois de passar flanando por tantas denúncias de corrupção em seu primeiro mandato - e de se reeleger de forma consagradora - Lula agora tenha se tornado alvo preferencial de quem quer que seja. Agora? Porque justamente agora, quando teria sido possível desconstruí-lo no ano passado, durante a campanha, sem que se criasse qualquer risco institucional? E dá para acreditar que Lula, que fritou José Dirceu, Antônio Palocci, Silvio Perereira e Delúbio Soares - só para ficar na cúpula - cairia em alguma cilada agora?

Estou com o meu pé muito, mas muito, atrás. Porque fico aqui imaginando se Lula não olha para aquela malfadada tentativa de golpe ocorrida na Venezuela com certa cobiça. Foi ela, jamais esqueçam, que fortaleceu Chávez a ponto de permitir que ele praticamente se eternize no poder. Como, porém, e estamos cansados de repetir tal detalhe, as instituições brasileiras são muito mais sólidas que as venezuelanas, seria preciso uma jogada de mestre para reproduzir tal ambiente. Seria preciso, eu diria, um xeque-mate.

9 comentários:

Mãe Brasil disse...

Credo, Nariz!
Você me deu mais medo com este post!
Eu tinha pensado algo parecido, mas você viu mais longe, como sempre.

Isso tudo é como a pontinha de um iceberg... pensar no bloco abaixo da superfície dá medo...
ele pode ser bem maior e mais fatal do que parece...

Que Deus nos defenda da sanha dessa escória.
Mas que faz todo o sentido o que você disse, faz. Infelizmente.

Vamos torcer para que estejamos apenas vendo coisas...

Um beijo

Mãe Brasil

PV disse...

Uma outra teoria conspiratória: teriam percebido a arrumação para um plano de poder vitalício pelo pt e, para cortar o mal pela raiz, resolvido agora fritar lulla - tem quem goste de lulla frita. Eu não gosto...ô bichinho feio.
Oh my....I have a dream.....

OLiver disse...

NG:

Como está na moda falar em pecados capitais, eu voltaria os olhos para a cobiça. A cobiça dessa gente é imensurável e gera em quem os cerca outras demonstrações de cobiça, numa onda de choque pela quadrilha. No campo da pura especulação, quem queria a cabeça do apedeuta nas eleições não é do mesmo grupo que a quer hoje. Este é o grupo dos amotinados, dos que estão vendo as “transações” se tornarem mais difíceis e a graninha fácil rareando. Precisam fazer barulho pro cara “liberar geral” novamente. É a fatura de eleição, percebe ? Não acredito que o plano totalitarista dessa gentinha tenha futuro, não por causa de nossas “intituições sólidas” e sim porque nossas instituições são oligarquizadas. Pise no pé de um único membro dessas coza-nostras e você verá o sonho de se perpetuar no poder voando pela janela. Veja que a condição básica dessa gentinha ensaiar esse “socialismo de botequim” é manter a economia exatamente como está, agradando exatamente quem precisa ser agradado, pra “dividir a receita”. Direita e esquerda por aqui comungam exatamente da mesma vontade de explorar nossa moribunda classe média; não se engane. Uma avenida está aberta para o próximo Robin Hood. Algum “collorido” aí se habilita ?

(N.G.: Vlady, discordo. Se considerarmos o papel do Estado - tanto no que ele consome de nossos ganhos, quanto na pretendida, embora incompetente, abrangência de sua atuação - veremos que o socialismo já está bem instalado entre nós. E, aqui, devemos ser justos e reconhecer que a rede de proteção social criada pelos tucanos só aumentou esta abrangência. Ao contrário do que se pensa, o socialismo pode conviver, sim, com uma elite econômica privada. Quanto à possibilidade de um novo Robin Hood, acho que ele vai ter que ser muito bom. Dois anos de denúncias não desgastaram Lula. Um segundo mandato com a máquina na mão tornará esta tarefa mais impossível ainda. Esta sempre foi a minha certeza. Por isso, cansei de alertar que a eleição passada era a eleição que decidiria os destinos do país para os próximos 50 anos.)

Fábio Max disse...

Enquanto o ministro era o Marcio Thomas Bastos, poucas operações da PF respingaram na cúpula do governo e quando respingaram, foi quase nada. Basicamente porque Thomás Bastos é um homem inteligente e articulado e ele foi responsável pelas boas indicações de juristas para compor o STF.

Agora, com Tarso Genro, um stalinista ignorante, o governo sofre, porque a PF age como animal atacado: responde, ataca e grita às agressões constantes e às tentativas intervencionistas.

Tambosi disse...

É tanta a fumaça de pólvora que já não consigo enxergar direito. Concordo: a situação está muito estranha, e também temo pela preservação das instituições. Chávez, afinal, continua sendo um bom laboratório para grande parte do lulo-petismo, inclusive na mídia (vide o tal do Alon, com aquela cara de SS).

Bj

ARS disse...

O golpe do Chaves já fora tentado, sem sucesso, por Jânio Quadros que ao renunciar pretendia voltar nos braços do povo. Como antes, ninguém vai mover uma palha para salvar o chefão da organização criminosa que tomou o poder em 2003. Depois do xeque-mate, derruba-se o rei.

Marcos V disse...

NG

Perguntar não ofende:
Não é atribuir muita capacidade de articulação a esse pessoal?
Da uma olhada no que o RA escreveu sobre isso. Não sei se foi diretamente para você, mas...

Um abraço

Aluizio Amorim disse...

Nariz: brilhante análise. Isto tinha que sair num jornal. abs.Aluizio Amorim

Julia disse...

Capacidade de articulação ou articula$$ão?


opto pela segunda hipótese,
o povão cego e famélico lhes entregou a chave dos cofres públicos.