segunda-feira, 11 de junho de 2007

Nem o dele, nem o nosso.

Incrivel...


O irmão do presidente da república é flagrado numa, praticamente inegável, venda de influência. O presidente, em viagem ao exterior, diz que se pronunciará sobre o tema assim que tocar o solo brasileiro. Sua chegada, porém, coincide com a divulgação de gravações que complicam ainda mais a situação do irmão. É sábado. E o mandatário avisa que manterá silêncio.


Pode-se até compreender que ele quisesse, primeiro, se inteirar da situação antes de falar ao país. Mas, conforme o domingo avançava, o silêncio de Lula foi ficando mais e mais inaceitável. Isto porque Luiz Inácio Lula da Silva tem o direito de nada declarar a fim de não prejudicar mais ainda seu irmão. O presidente, contudo, não pode se dar a tal luxo. O presidente Lula precisa dar uma palavra à nação. Uma que que seja convincente; que tranqülize e explique.

Eu acredito que o final de semana presidencial tenha sido dedicado à busca desta palavra - da sua exata medida; da explicação plausível e convincente. Imaginando que esteja difícil encontrá-la, posso até entender o vácuo estabelecido desde sábado - anormal para um presidente que não sai da mídia.

Entendo, pois - mas não aceito. Assim como não aceito a falta de cobrança por parte da opinião pública. Passei por alto os jornais de hoje e, salvo engano, ninguém está cobrando a Lula a necessária manifestação. Estão todos a aceitar este silêncio como se fosse normal. Não é. Nem o dele, nem o nosso.

12 comentários:

Aluizio Amorim disse...

Nariz: já escrevi sobre isso sugerindo que há muito mistério em torno desse Vavá. Li também uma matéria ontem do chefão da PF. Ele minimizava a participação de Vavá no esquema. Insinuou ser Vavá um bronco, um tolo. E que era usado pelo líderes do esquema...hummm...Há ainda outra leitura que passa pela questão de uma suposta luta intestina na PF pelo poder. De outro lado, parece que a PF coloca-se acima de qualquer suspeita e acima de qualquer poder. Veja por exemplo aquela matéria sobre o "Guardião", um programa capaz de realizar escutas telefônicas envolvendo cerca de 400 pontos. Ninguém pode ser contra à prisão de bandidos e desarticulação de quadrilhas, mas convenhamos, há no ar uma sensação de que tudo isso obedece a um esquema político vasto, amplo que ainda não está muito claro. A única coisa evidente é que a PF está dentro ou gravita ao redor de uma grande armação. Há evidente politização de todas essas operações. Até hoje os petralhas não deram nenhum ponto sem nó. E não erraram uma só. Ganharam todas.

Carl Amorim disse...

Ora querida Nariz,

A estória já está montada de uma família de broncos, ele é mais um. Ao presidente só resta reconhecer que o irmão é uma besta ou criminoso.

Sinceramente, acho que DNA fala mais alto, pedir dois mil reais para bandidinho de segunda classe é coisa de retardado.

Beijos

Carl, o Vigilante. De volta à ativa.

HUGO A GOGO disse...

NG

Quem sabe o Lulla explica pra gente porque o Vavá resolveu sair de casa tão cedo naquele dia fatídico da batida da PF ????

Flamarion disse...

Qual dos dois silêncios é mais vergonhoso?

Ligia disse...

Só podem estar brincando não?
Um irmão sabia que estava grampeado e continuam nesta farsa? O irmão aposentado não estava em casa às 6 da manhã quando a polícia chegou (pelo menos foi o que ouvi na bandnews)
Sou a paranóica ou é tudo armação mesmo? Tá ridícula esta história toda Nariz.O Vavá roubou menos que o Collor? Será essa a mensagem? Só rindo.
Fora isso eu fico imaginando quem comanda e tem acesso ao tal guardião e o que não deve estar rolando chantagem por baixo dos panos, dá para acreditar nisso tudo?
Cada dia me horrorizo e me enojo mais, além do fato de prever as manchetes, o governo de Lula e PT não poupou nem o irmão do presidente. Só analfabeto funcional sobrevive nesse país, o resto enlouquece.
Beijocas

Ligia disse...

Esqueci de comentar, vou fazer criação de pombos correio ;) Vou faturar com esta turma, quero ver guardião capturando eles!

Julia disse...

Na revista Isto É ... Incrível


Família Lula Brasil da Silva

Os parentes do presidente continuam levando a mesma vida do povo brasileiro. Dando duro, pegando ônibus lotado, economizando os centavos e torcendo para que o país melhore.

Camarada Arcanjo disse...

Quando a auto-denominada oposição, diante de provas cabais para punir crimes gravíssimos praticados pelo senhor mandatário desta República, abriu mão do seu papel para disputar o poder tal como estava, ela abriu mão da credibilidade de suas intenções políticas.

Deu no que deu, a estratégia de sangrar politicamente a criatura: desgaste do restrito e inoperante acusador contumaz.

Portanto, desgraçadamente, hoje não conheço ninguém, nem mesmo uma única pessoa que acredite que este grupo auto-denominado oposição se lance efetivamente contra o senhor presidente para buscar punir os culpados por tráfico de influência, neste momento. Exceto talvez, militantes partidários. Mas eleitores?

Esta técnica de apresentar esse Vavá como um rude e ignorante, que não sabia o que estava fazendo, desgraçadamente vai dar certo, porque já deu certo antes com o irmão do Vavá, o presidente.

Tulio disse...

Parece que o gato comeu a língua do falastrão fanfarrão…

Robson disse...

Bem, NG, agora são dois irmãos... o Vavá e o "Roberto", ou melhor, Frei Chico, ou melhor, José Ferreira da Silva...
Que coisa estranha. Irmão para falar com irmão, precisa de codinome? Se Vavá é o bronco, o "Roberto" já é bem esperto...
E o irmão presidente? Continua a não saber de nada.
Ah. E agora acabou de levar mais uma espetadela pelas costas... do MST. Pela gana dos radicais, eles devem enfiar até o cabo.
Quer saber? Estou achando bom. Eles nos fazem de palhaços... e alegria de palhaço...

Cristal disse...

Nariz!!!

O nosso silencio é mais vergonhoso.

Estava pensando com meus botões, que só faltava a Marisa(muda),trair Lulla.Parece que aconteceu,leia (CH).

Nesse país quando a gente pensa um absurdo,ele acontece.Já disse e repito:"Estamos ladeira abaixo>"

HUGO AGOGO disse...

Lulla se auto impôs um silêncio obsequioso. Sinal de que seu teflon foi atingido. Na política é assim. Se o bode é feio, silêncio total, pra ver ser a mídia esquece.