quinta-feira, 19 de julho de 2007

Luto, sim... Mas que tal ação?

Tem gente super bem intencionada sugerindo que os blogs publiquem um selinho de luto pelas vítimas da crise aérea.

É claro que a iniciativa sempre é válida. Mas vamos parar para pensar: quantos selinhos - aqui neste blog, inclusive - já foram publicados? Qual foi o seu reflexo concreto sobre a realidade? Descartado o simbolismo de que alguns blogueiros comungam das mesmas causas, penso que já passamos, há muito, da fase do selinho - em especial quando se trata de um apagão aéreo que ceifou centenas de vidas nos últimos dez meses.

Nas últimas horas, eu tenho dito que este acidente da Tam - e as justificativas que estão se seguindo à tragédia - está jogando luz sobre aquilo já adivinhávamos: há uma aliança mórbida entre as companhias aéras e o Governo Federal, intermediada pela Infraero e abençoada pela ANAC. Só isto pode explicar o jogo de empurra que temos assistido.

Em qualquer país decente, as companhias aéreas, diante do quadro de caos dos últimos meses, já teriam exigido publicamente satisfações do governo e de seus órgãos responsáveis - ou, no minimo, apontado com clareza os culpados. Mas quem esteve lustrando bancos de aeroportos nos últimos meses, bem sabe que a postura é confundir e diluir culpas para evitar cobrança ou punição: a companhia diz que é com a Infraero, a Infraero diz que é com a ANAC e a ANAC diz que é com a companhia.

No caso de acidente, então, é o que se viu com a tragédia da Gol: muita "investigação" ,muito diz-que-me-diz e, no caso em questão, providenciais estrangeiros que possam servir de bodes expiatórios. De novo: confundir para diluir culpas.

Creio que não é mais hora para selinho. Ou, pelo menos, que é chegada a hora do selinho vir acompanhado de ação. Ação que dê prejuízo às companhias aéreas. Que as faça ver que este jogo de empurra vai lhes custar caro. Ação que as obrigue a abrir mão da ganância do lucro rápido e deixe claro que, para além do governo - e de seu poder de coação representado pelas liberações de empréstimo, liberações de espaços e partilha de rotas - há outra uma autoridade maior, que exige respeito: sua excelência, o passageiro.

Bem sei que uma ação desta monta não é fácil - é quase utópica. Precisaria do apoio da grande mídia, de organizações civis e de partidos com boa capilaridade. Mas fica, assim mesmo, a idéia: marquem uma greve geral. Um dia específico em que nenhum brasileiro embarcará em qualquer avião, de qualquer companhia. Um dia inteiro, de aeroportos atirados às moscas, aviões estacionados e um prejuízo incalculável para as companhias aéreas.

Acreditem, senhores: se conseguíssemos realizar tal coisa por um só dia, o quadro começaria a mudar. Caso o contrário, não há selinho, luto ou protesto capaz de evitar a próxima tragédia.

7 comentários:

Ronaldo Camacho disse...

Eu nunca gostei dessas coisas: passeata, roupa branca, pombinha com a mão, etc. Dão uma falsa sensação de dever cumprido, mas não geram qualquer resultado.

Nesse caso, Lula vai fazer o possível para tirar a culpa do aeroporto e achar alguma falha no avião ou no piloto. Mesmo que seja esse o caso, a pista continua pequena e lisa, e o risco continua o mesmo.

Se Waldir Pires e Milton Zuanazzi continuarem empregados, então a gente vai ter a certeza de que o governo simplesmente não liga.

ALUIZIO AMORIM disse...

Certíssimo, Nariz. É claro que há um conluio entre essas empresas aéreas, governo, infraero, Anac. Eu acrescentaria também a bandalha da CUT/controladores, e a própria Aeronáutica. Não é para menos que todos estão caladinhos. Por fim, esse arco da desgraça conta ainda com o apoio dos banqueiros e grandes empresários e suas entidades representatativas, como a CNI. Trata-se de uma podridão jamais vista "neste país". Os caras descobriram que a turma do PT é boa de mutreta. FOGO NOS BOTOCUDOS!!! abs do Aluízio Amorim

Confiança disse...

Nariz
Realmente,teria que ter o apoio da mídia.Por exemplo a primeira pagina de hoje no Extra do Rio, ( é jornal popular),está bem eloquente,se todos ao mesmo tempo,,
percebemos já que cpi,é anti-climax,é a parte que desanima!

jorge nobre disse...

Eu não ando de avião desde 2001, Nariz.

O Lulla está cada vez mais parecido com o Collor (exceto pelo fato que Collor não tem culpa pela morte de ninguém, no resto eles são iguais). Até Renan Calheiros o Lulla tem. E acabo de saber no blog do Noblat que o Calheiros está livrando a cara do Lula no congresso. Os canalhas se abraçam.

Robson disse...

Olá NG...
Não é necessário publicar este comentário, apenas se achar realmente pertinente.
Interessante o Google Earth. Tirei de lá algumas imagens de aeroportos internacionais brasileiros, com medida das pistas. Quem não conhece São Paulo e Congonhas, fica impressionado com a falta de áreas livres, de segurança, entre as pistas e as construções do entorno. Por comparação, em outra postagem, incluí imagens de outros aeroportos internacionais de alguns países.
Dê uma olhada e se quiser aproveitar alguma imagem, fique à vontade.
Abração

Ligia disse...

Nariz
Em qualquer país sério todo mundo estava despedido, admiro o Japão porque se matam, eles ainda sentem vergonha e não conseguem conviver com o sentimento, se bem que certamente deve existir japoneses com jeitinho brasileiro, ô mundo...
Eu queria aquelas torcidas pela droga da copa ou pan que está acontecendo na rua pedindo decência, não só dos parlamentares, de todo o povo.
Isso tá uma esbórnia nunca vista, e daí eles falam que é graças ao governo do Lula, que está aparecendo. Fico pensando na musiquinha da propaganda deles: Um bom exemplo lembra pode ser coisa pequena, por favor muito obrigado...)? Qual pessoa (tirando os analfabetos funcionais) não entende como : ah , o exemplo vêm de cima, o pt que era honesto não é, então tá liberado geral.Imagino os políticos novos que entraram no meio, ah é assim que funciona? Se eles que são eles podem é então tá, liberou. Não é assim que se pensa? Afinal eles eram o arauto da honestidade.
Já cheguei a conclusão que era mais pedagógico no tempo que não aparecia tudo isso.
Está faltando vergonha e de todos.
Já fui pra rua em protesto, o problema é que no protesto tem PSol, PCdo B, PC da #&%¨riu.
Pessoas decentes de verdade não saem mais em protesto, quando olha pro lado tem bandeira nada a ver entende?
Beijocas

(N.G.: É, entendo. Mas não estou falando de ir às ruas. Estou falando de não ir ao aeroporto. Boicote. Sociedade civil organizada - e retalhando)

Cristal disse...

Nariz!!!

O Guia Delles vai falar amanhã,então,colocaram em curso a historinha mentirosa com a denúncia anunciada(com pompas e circunstância) pelo JN.
Elles não tem limite.