sexta-feira, 3 de agosto de 2007

E a greve?

É claro que esta greve dos metroviários não é apenas uma antecipação do pleito sindical que se aproxima. Há, também, a deliberada intenção de criar fatos novos para a mídia - que susbstituam a onda de manchetes negativas para o Governo Federal - e o sempre previsível propósito de causar problemas para o PSDB em São Paulo.

Mas como José Serra sempre manteve abertos os canais de diálogo com a fonte de onde estes problemas emanam, estou certa de que a coisa tem tudo para se resolver rapidamente.

7 comentários:

Gili disse...

Nariz, amiga, esse raio de diálogo me incomoda...

Rico disse...

Se essa greve se estender até amanhã - coisa que nunca aconteceu desde que o metrô tomou sua forma atual, dá para desconfiar que o objetivo é esvaziar a passeata de amanhã. "Using proxies".

jorge nobre disse...

Nariz, pode ser que essa greve não dê em nada grave - eu acho que não dará em nada grave. Mas, sabe, pelo menos duas vezes esse tipo de conflito deu em mortes e nessas duas vezes as mortes renderam dividendos políticos para as esquerdas: a primeira vez em Volta Redonda, num protesto contra Sarney, em 1988, que foi reprimido com violência e deu em três mortes - e ajudou a eleger Erundina (que depois rompeu com o PT, vejam só).

A segunda vez, mais famosa, foi o massacre de Eldorado dos Carajás, os 19 sem-terra mortos quando atacaram a polícia (eles ameaçavam os policiais que se defenderam, isso ninguém diz). Esses 19 mortos prejudicaram o governador tucano do Pará e ajudaram Jader Barbalho, que agora apoia o PT. Grato ele, não?

Eu digo isso porque há um clima de radicalização no Brasil. O povo está cansado do molusco e a tragédia de congonhas apressou tudo. Eu acho que a tal greve não dará em nada sério. Mas com essa gente, eu não sei não. O Reinaldo Azevedo está escrevendo, a proposito dessa greve, que a esquerda precisa levar arruaça à São Paulo. Eles adorariam se houvesse violência. Já fizeram muitas provocações no caso da ocupação da reitoria. Certamente farão provocações agora. Eu acho que não dará em nada. Mas eu acho também que é melhor tomarmos cuidado e ficarmos de olho.

(N.G.: Jorge, para onde quer que se olhe o clima é delicado. Precisamos ser cuidadosos ao extremo para não sermos nós a fornecer as tintas do quadro venezuelano que eles querem pintar. Tem gente achando que passeata com pouca gente é melhor do que nada. Eu digo: cuidado. Na Venezuela, antes do fechamento da RCTV, passeatas minguadas só serviram para reforçar o discurso de Chávez - de que seu governo estava sendo alvo de uma minoria golpista. Ou juntam gente mesmo, ou seria melhor nem fazer. Mas já entendi que fui voto vencido nessa aí - e ando sendo acusada até de colaborar com o lulopetismo. Seja, portanto, o que Deus quiser.)

Marcos V disse...

Ui

NG quero morrer seu amigo. heheheh

Rico disse...

"Eu digo: cuidado. Na Venezuela, antes do fechamento da RCTV, passeatas minguadas só serviram para reforçar o discurso de Chávez "

Eu te pergunto: E cartas bem claras sobre a mesa por parte dos comunas, nesse caso, não seria melhor que esse rame-rame que vai e vem tentando legislar por plebiscito, cercear a imprensa, dar o golpe na democracia dessa maneira insidiosa com que eles têm agido?

(N.G.: me parece que em breve saberemos se foi ou não melhor. O bloco não está na rua? Agora é pagar pra ver)

Jorge Nobre disse...

E a greve é ilegal, ainda por cima: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u317477.shtml

Eu fico pensando o que eles vão fazer, nesse caso. Continuar em greve, contra a justiça, ou parar a greve, com o rabo entre as pernas? Se estiverem mesmo querendo confusão, é o primeiro caso.

Eles podem tentar um recurso? Se puderem, acho que tentarão. De qualquer modo, eles enrolarão mais um pouco, para não se desmoralizarem totalmente, e depois voltam ao trabalho. Acho que não conseguirão nenhum grande incidente, o que eles mais querem. Alguns deles, pelo menos.

PV disse...

Será que não é chegada a hora de serem usadas as mesmas armas que os petalullistas?
Elles querem um "cadaver" para usar como desculpa para acões mais PROFUNDAS. Tô começando a achar que é necessário um "cadaver" oposicionista para mostrar a realidade deste governo de faz-de-conta, com um presidente de me, ops, de faz-de-conta, que mente todo dia.

(N.G.: não sei se adianta....Cadáveres já temos 200...Ou melhor: 350.)