sábado, 25 de agosto de 2007

jatinho02.jpg

O avião venezuelano que levou os boxeadores cubanos de volta ao inferno castrista.

Foto: Tozé Batista

Este é o jato Falcon 900-B, prefixo YV-2053, de propriedade de Hugo Chávez, em foto noturna no Aeroporto de Santa Maria, na Bolívia, em 26 de julho de 2006.

Não sabemos o que fazia por lá naquela dia. Mas em 4 de agosto de 2007, também na calada da noite, o Falcon 900-B esteve no Brasil. Veio para deportar dois atletas cubanos expulsos pelo Governo Lula. Ao que parece, o luxuoso jatinho circula pelos países bolivarianos, por conta do ditador venezuelano, atendendo compromissos do Foro de São Paulo.

A informação de que os boxeadores foram levados de volta à Cuba por um avião venezuelano veio à tona na última semana, durante o depoimento do ministro Tarso Genro à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. E o que mais me incomodou nas matérias jornalísticas que trataram do caso foi a ausência de informações sobre a resposta de Tarso Genro. A imprensa deu conta de que o prefixo do avião foi revelado pelo senador Heráclito Fortes - que já detinha a informação há pelo menos quinze dias - mas nada disse sobre a resposta do Ministro da Justiça.

Pois bem...

Ocupei parte da manhã de hoje ouvindo as gravações daquela reunião. Queria saber como a coisa tinha se dado e, principalmente, qual havia sido a resposta de Tarso Genro para a revelação de Heráclito Fortes.

Acabei descobrindo que, minutos antes ser inquirido sobre qual o prefixo da aeronave que transportara os atletas, Tarso Genro afirmou categoricamente que o avião era cubano. A afirmação foi feita durante intervenção do Senador Athur Vurgílio - na verdade, durante "o discurso" seria mais correto dizer, já que o senador tucano, prolixo como só ele, ocupou cerca de 40 minutos de seu tempo falando sobre ditadura, democracia e sua admiração e afeto pelo atual Ministro da Justiça. Importa, porém, é que, no meio da desnecessária ladainha, Virgílio encontrou tempo para perguntar sobre o prefixo da aeronave. Obteve como resposta que era cubana. (Clique aqui para ouvir o fragmento no qual Tarso Genro faz esta afirmação. )

Cerca de 10 minutos depois, contudo, o Ministro foi inquirido sobre o prefixo da aeronave. Ao informar que se tratava de avião venezuelano, limitou-se a dizer que fora "fretado pelo governo cubano". Também resmungou qualquer coisa sobre averiguar melhor. (Clique aqui para ouvir).

E foi isso.

Sim, queridos, pasmem: ficou por isso mesmo. O Ministro da Justiça foi pego em contradição, Heráclito Fortes passou a palavra para o senador Cesar Borges e o assunto simplesmente morreu. Nenhum homem se apresentou para insistir no assunto. Ninguém para perguntar se, minutos antes, quando afirmara categoricamente que o avião era Cubano, Tarso Genro se enganara ou mentira deliberadamente. Ninguém se apresentou para lhe causar qualquer constrangimento.

Diante de tal demonstração de tibieza, conclui-se que Lula e companheiros seguirão pintando e bordando até o fim dos tempos simplesmente porque não há, no Brasil, um só político de oposição com vontade ou competência para fazê-los parar.

7 comentários:

gunga-din disse...

Recentemente, a Folha publicou artigo assinado pelo Suplicy e pelo campeão Eder Jofre. Após mil elogios e cumprimentos a Fidel Castro, os dois articulistas dirigem apelo ao ditador cubano no sentido de que seja permitido aos pugilistas continuar defendendo o país em competições internacionais.
Hoje, os jornais publicam declaração de Fidel proibindo os pugilistas de sairem do país para qualquer competição esportiva.
Enviei e-mail ao ombudsman da Folha sugerindo que o senador e o pugilista sejam ouvidos sobre o fato de o apelo ter caido por terra e não ter recebido qualquer consideração apesar do puxa-saquismo.

nomadezz disse...

Nariz,

Fique tranquila, tranquilíssima,
Morrerão pela boca, tal a voracidade
deles.
Triste capítulo de nossa história.
bjs,

Gili disse...

Não há, no Brasil, um só político de oposição que honre as calças que use, seja macho, seja fêmea.

Venderam-se?

São cúmplices?

FHC? O que dirás?

Nada?

jml disse...

Deprimente. Pra não dizer asqueroso. Ninguém tem coragem de dizer a verdade, só a verdade. Sem palavras.

Ranzinza disse...

NG,

Continuo achando que os atletas cubanos sairam no lucro. O "mandato" de Fidel parece estar no fim. Sabe-se la' quanto durara' o de Lula.

Christoph disse...

NG

Ao que consta esta aeronave tem diversas passagens pelo Brasil, inclusive em fatídicas datas na era mensalão.

Estou fuçando, mas não encontrei nenhum registro de transito de aeronave por prefixo/data/aeródromo. Pq tenho certeza que existem mais aeronaves deste tipo circulando por aí. Com intuitos não menos espúrios.

Quanto a oposição, NG, Depois que Arthur viajou de Aerolulla 51, acabou.

Performance fraquinho no Supremo.

O Mainard ainda bate 10mil vezes mais forte.

Abraço

Christoph

Danilo disse...

Brigada fascista do PT age com

violência contra manifestantes:

http://oquepensaaluizio.zip.net/