terça-feira, 28 de agosto de 2007

Silêncio

Passadas doze horas desde que o STF acatou a denúncia de corrupção ativa contra Jose Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, há silêncio nas hostes petistas. Na maioria dos blogs amigos - sejam eles de jornalistas, réus ou militantes - as últimas atualizações ou são anteriores às 20:00h de ontem ou nada sustentam a respeito da decisão do Supremo. Até mesmo o tal jantar de desagravo para João Paulo Cunha que, segundo informa a Folha de S. Paulo de hoje, será realizado na quinta-feira, foi planejado antes da decisão do STF a respeito de Dirceu, Delúbio e Genoino.

Vamos combinar que é um silêncio anormal.


Até hoje, a matilha sempre se mostrou ágil em momentos adversos. Pouco importava quão grave ou evidente fosse o escândalo da vez: mal a coisa era noticiada, lá vinham eles, com aquele discurso pronto e espantosamente afinado, que sempre oscila entre o golpismo e as calúnias contra seus adversários políticos, destinadas a reforçar o apanágio petista de que "todos fazem a mesma coisa".

Nas última horas não. Até mesmo no Blog do Noblat - palco maior de acirrados debates políticos - o recuo era evidente ontem à noite. Exceto por um único e desconhecido comentarista, que se arriscou a sustentar a versão do "golpismo", desta vez aplicada ao STF, o lulopetismo fez o mais absoluto silêncio.

Este mutismo pode indicar que estavam todos, tal qual o advogado de José Dirceu, certos de que a denúncia seria recusada - e que eles precisarão de um tempo para organizar um discurso monolítico diante do inesperado fato. Pode, também, significar apenas que estão aguardando a decisão do STF para a acusação de formação de quadrilha. Ou pode ser fruto de uma nova estratégia - as benesses do silêncio, lembremos, já foram defendidas uma vez por Marilena Chauí.

Eu aposto que eles estão aguardando a posição final do STF. E vocês?

4 comentários:

Lefebvre disse...

Existe um lado negativo nessas denúncias. Como dizem nos jornais, pode demorar 30 anos para o fim desses processos. Isso significa que por 30 anos poderão apontar o dedo pro PT e dizer "tá vendo, esses petistas estão enrolados até o pescoço em maracutaias", da mesma forma que eles fizeram com qualquer opositor político.

Por mais que o Apedeuta repita que réu não é culpado até o fim do julgamento, todo mundo sabe que a opinião pública não vê isso dessa forma. E gritar golpismo diante de um processo técnico beira a insanidade. Claro que nada disso importa para a militância. É preciso criar um discurso que cole na parcela maleável da população.

Pode acreditar que o silêncio não dura muito não. Logo, logo, vamos ter um festival de barbaridades para justificar a cúpula do PT sendo julgada por corrupção e formação de quadrilha. Alguma coisa que diz que será algo do tipo o processo político corrompe e precisamos mudá-lo. Se não tomarmos cuidado, será a justificativa pro terceiro mandato.

Essa gente é mesquinha e maquiavélica. Não podemos comemorar ainda, Nariz. Não podemos mesmo!

ph disse...

yes, Virginia, there is a santa claus!

Mesmo sendo agosto!

Alexandre, The Great disse...

Não contavam com essa. Mas tentarão sair pelo viés do "golpismo da zelite branca", haja vista não serem lá muito criativos.

marcelo disse...

o pessoal do pt tem uma técnica eficaz. o lulla desanda a falar do caju. o duda da pirâmide ivertida. e assim vai.
e a militância, cega, seguindo incontestavelmente. isso lembra aquela cena do era do gelo dois, os passáros seguindo o lider do momento, mesmo que ele caminhe para o precipicio.