sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Da previsibilidade dos caras-de-pau

Na manhã de quarta-feria, ao comentar os prognósticos da sessão que decidiria sobre a cassação de Renan Calheiros, observei:

"Abrir o voto após a sessão pode ser um jogo perigoso - não seria curioso se as posteriores declarações de voto de repente fugissem ao controle e não correspondessem ao resultado do painel eletrônico?"

Não deu outra. Hoje a imprensa está fervilhando sinais de incoerência entre as declarações de voto dos senadores e o resultado final do painel eletrônico. Ricardo Noblat fez um ótimo resumo da coisa - acrescido de pesquisa realizada por seu próprio blog. Confira aqui.

É claro que não há mérito algum nesta avaliação antecipada. Um a vez que se tenha se revelado um cara de pau, um sujeito torna-se extremamente previsível: sua atitude será sempre a pior. Prever como agirá um bando de caras-de-pau, então, é trabalho para criança de colo.

7 comentários:

marcelo disse...

já que na contagem daqueles que estão tornando público o voto ela define como renan cassado, tem que anular a votação e votar de novo. ou cassar quem retratar-se, por ter mentido.

Sharp Random disse...

Teoria da conspiração é um bom sistema para conservar, aqueles que pensam em Deus como um velhinho de longas barbas brancas sentado numa nuvem regozijando-se em triar os irrecuperáveis, na irreflexão, enfiando por astúcia tudo num mesmo balaio para ridicularizar por atacado. É assim que se desconstrói observações pertinentes que em muitos casos tendem ao óbvio mas, por subliminar adestramento dissimulam coisas tão gritantes que ao fim nos faz sentir emburrecidos, esgotados.
O cheiro da fraude asperge em todo canto mas a catinga dos cérebros em decomposição asfixia qualquer possibilidade de consenso. Voto eletrônico... dando choque no eleitor! Ôpa, êpa, pode parar! No 2o. turno de 2006 também grassou um patriótico conformismo.

Sharp Random disse...

Que aceleração! O futuro chegou! Eu que imaginava o Second Life como um facilitador das coisas que já deram certo no mundo palpável, noto com assombro que nossos congressistas estão aderidos no depois do amanhã. Suas idas às bases já são virtuais, teletransportados, os modernosos. As vantagens com a integridade física são inquestionáveis.

Sharp Random disse...

Google: "vergonha nacional". Clique no botão Estou com sorte. (dica do ex-blog do CM)

Mario Turtancara disse...

Nariz,

O que me deixa curioso é vê-los com essa visão "romantica" dos políticos e seus partidos. Ora, o objetivo desses homens é apenas dar razão aos ojetivos das oligarquias e seus tentáculos, sendo os partidos políticos apenas o meio de atingí-los. Então você acha que alguém está preocupado em CASSAR esse ou AQUELE Senador simplesmente porquê acredita na "moralização" do congresso? Ao Diabo com a moralidade!!! O que importa é a sobrevivência política, já que estar alí é o que importa!! Afinal, se Renan tivesse cometido CRIMES, o único caminho possível é o MP. Se é a política quem está no olho do furação, esqueça qualquer possibilidade de cassação.

Dawran disse...

Na realidade, difícil é saber se realmente houve 35 votos pela cassação. O resto da história todo já conhece.

Jorge Nobre disse...

A sorte da oposição é que esse governo consegue ser mais trapalhão que a oposição, o que não é para qualquer um.

O Lula ainda fará uma grande besteira até o fim do ano. Pode contar com isso.