quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Os sinistros, os frouxos e a torcida

Aparentemente, o Conselho de Ética e a Comissão de Constituição e Justiça fizeram a sua parte com louvor: apresentaram placares que não deixam qualquer dúvida sobre a pertinência ou não de um processo de cassação contra Renan Calheiros.

Pena que pode ser apenas jogo para a torcida. A decisão final, como vocês sabem, se dará em plenário - e, graças ao voto secreto, com direito a pressões que jamais conheceremos em detalhes. Esta é, aliás, a única diferença entre o voto aberto e o voto secreto em plenário: embora ambos estejam sujeitos a pressões, no primeiro fica sempre mais fácil identificar quais são elas - e de onde vêm.

Por ora, resta-nos concluir que o jogo vai ser violento. É o que informa a matéria de O Globo de hoje sobre a estratégia do renanzistas para garantir uma absolvição que já é quase certa:

"(...) fazer a sessão no plenário totalmente secreta, não só o voto, mas também os debates; expor a tática do medo, com o discurso de que ele vai ganhar e, permanecendo na presidência, muitos vão continuar dependendo dele, que tem o controle da caneta; e, por último, ameaçar o PT, e o presidente Lula, indiretamente, dizendo que o governo ainda vai precisar dele e do PMDB para votações de interesse do Planalto".

Ou seja... De um lado, os sinistros; de outro, os frouxos, que se deixam intimidar pelos primeiros.

A mim não enganam. Os que garantiram a vitória acachapante no Conselho e na Comissão que tratem de trabalhar para convencer aos demais. Caso contrário, ficará para a História daquela casa o vergonhoso registro de que estiveram jogando para a torcida.

5 comentários:

Blog da Santa disse...

Nariz querida,

Eu, digitando mal ainda devido a cirurgia, mas hoje amanheci animada... Menos dor dor pela primeira vez. Saudades! Quero agradecer as visitas que recebo lá no blog. Bjs

(N.G.: Oi, Santa.. Que bom que vc está se sentindo melhor - e que já está de volta. Cuide-se, ok? bjs)

Alexandre, The Great disse...

Além do que, NG, estarão "pavimentando a estrada" para a extinção do Senado como instituição, haja vista a proposta do pt de um legislativo unicameral aprovada no 3º congresso.
Trata-se, pois, não somente de uma decisão pela ética, mas também pela "auto-preservação da espécie" e, por conseguinte, da democracia.

Swordfish disse...

Oi NG,

Ter sua cassação recomendada pelo conselho de ética é uma coisa muito grave.
Está certo, deve ser ratificada pelo pleno para a cassação se efetivar.
Mas é algo nada, nada elogiável para o curriculum.
Isso também atinge o governo, pois Renan é seu principal articulador no Senado.

Um abarço,

Swordfish

Christoph disse...

NG

Posso colocar um link de seu Blog no meu Blog?

S vc tiver um tempinho me dê a honra de uma visitinha

http://suwelack.blogspot.com/

quando vc terá um feed ou rss para receber notícias suas automáticamente??

Abraço

Christoph

(N.G.: Christoph, agradeço a gentileza do link. Tão logo seja possível, lhe farei uma visita. Um abraço.)

Christoph disse...

NG
Desculpa

ja vi e adicionei seu fedd no meu Google Reader.
Sorry não tinha visto antes.

Abraço
Christoph