sábado, 13 de outubro de 2007

De como você será assaltado via satélite

A TV pública do Lula estréia em 2 de dezembro.

Nos primeiros seis meses, porém, ela vai se limitar a transmitir programas produzidos e veiculados pelos canais públicos já existentes. Durante este período, serão realizadas consultas populares para saber o que o cidadão quer assistir. Só depois, de posse de tais informações, a grade de programação da nova TV será definida.

Ou seja: o governo Lula criou uma TV pública com base na argumentação de que ela é extremamente necessária mas não sabe, até agora, que necessidades são essas. Não contente, resolveu colocar a coisa no ar, ao custo de R$ 2,5 milhões por mês, para, só então, tentar descobrir para que ela serve.

Em qualquer país decente, um investimento desta natureza - que se sobrepõe a outros já existentes - não seria nem mesmo cogitado sem uma pesquisa prévia que demonstrasse, de forma inconteste, sua necessidade.

No Brasil de Lula, porém, os companheiros Franklin Martins e Tereza Cruvinel podem se dar ao luxo de torrar R$ 58 milhões dos cofres públicos enquanto fingem pesquisar as preferências populares. "Fingem" porque é óbvio que, para tanto, bastaria submeter os programas das atuais TVs públicas - os mesmos que eles vão levar ao ar durante seis meses! - a uma pesquisa.

É isso mesmo, leitor contribuinte: sendo otimista, já é certo que entre 2 de dezembro de 2007 e 2 de junho de 2008, você será assaltado via satélite. Como eles são petistas - adoram, portanto, se perder em reuniões tão numerosas quanto improdutivas - é provavel que o "período de pesquisa" se estenda muito além de junho.

Não que isto seja, para eles, um problema. Embora Lula sonhe com uma TV nos moldes chavistas, o projeto em si só precisará estar funcionando a pleno por volta de 2009. Por ora, a TV Pública tem uma necessidade muito concreta e imediata a sanar: servir de cabide de emprego para a companheirada que se empenhou na última campanha presidencial - cujas nomeações têm sido dificultadas pelo endurecimento da oposição no Senado.

12 comentários:

Jorge Nobre disse...

As TVs privadas fazem pesquisa bastante bem, acompanhando as tendências do mercado.

o público quer histórias de herois que defendem a sociedade, como é o caso do capitão nascimento (não vi o filme, mas o sucesso popular é um bom sinal do que o povo quer).

O que as pesquisas deles dirão que o povo quer?

Well, eu imagino que será como dizem nos departamentos de estatística: torturados, os números confessam qualquer coisa.

Júnior disse...

Narizinho, o pior de tudo tudo é que o aiátola Roberto Requião já copiou e fêz convênio com a TV Chávez para retransmitir aqui a ditadura bolivariana. Ontem eu peguei sem querer a Polícia Federal prendendo o repórter da Band, filmadoras e fitas de uma reportagem sobre o Apagão Aéreo, que não acabou não. Pelo contrário, só sofreu maquiagem!
Com relação ao "BOPE Tropa de Elite" assista. Você não vai se arrepender. Mas assista depois o "Tropa de Elite 2". É a melhor explicação de como o Rio virou uma praça de guerra. É Estado bandido aliado com Justiça bandida, colocando a população na alça de mira dos bandidos! A qualidade dos filmes é excelente! E olha que eu odeio filme sobre violência, hein!
Abs.

João Bosco disse...

Será que vão reprisar a "Noviça Voadora"?
Quem sabe poderão lançar na TV o filme da Bruna surfistinha?

Tovar disse...

Faça investimento seguro na notícia futura. Contrate um advogado e peça que examine bem a MP 398, a que cria a Tv do Lula.
Dê de barato que a MP é inconstitucional assim como a forma dada a órgão que não se presta a de empresa pública.
Se interesse pelo que ele terá encontrado em termos de situações de excepcionalidade com vistas às contratações da entidade.
Nunca um órgão foi criado tão sem amarras - sequer o quadro funcional e seus salários é estabelecido. Estará feito um belo retrato de como estão visados os espaços para tirar dinehiro do erário e se esconder do TCU e da CGU.
Atentaria sobremodo para futuros acordos com as ditas entidades multilaterias de fomento. Em especial as agências da ONU.
Duvido que venham a faltar notícias. O que também duvido é de que muitos jornalistas por elas se interessem.

Carlos Pepezlegal disse...

Nariz .. amiga .. se o Amaral Netto ( lembra dele ? ) estivesse vivo .. já estaria contratado .. rsrsrsrs

Teria o perfil ideal .. que o Lula tanto deseja para sua TV .

Beijo . Pepe

marcia1906 disse...

e tem mais. a tv é pública mas estará sob supervisão do franklin martins. além disso, os diretores e os conselheiros estão sendo escolhidos pelo governo. e mais, concurso público só em 2010. ou seja é a tv pública mais estatal que existe no planeta.

marcelo disse...

conforme bem demonstrado, nariz, tem todos os requisitos para ser rechaçada.

caberia também uma cutucada judicial ao governo federal por desperdiçar recursos públicos.

Sharp Random disse...

E para completar Lula hoje finalmente deu a senha prô povão:
"Um mandato de quatro anos no Brasil é quase inadministrável. Vamos acabar com a reeleição e aumentar o mandato." Esse é o Lula.

Fim da reeleição "zerando" tudo. Como são espertos.
Se o povo quiser e, ah!, se não farão querer...

O Foro de São Paulo absolutamente não submete-se à pureza democrática.
Franklin, Tereza vão falar também ?

Sharp Random disse...

NG, me perdoe o desvio mas...

José Sarney é um autêntico político governista brasileiro.
Discursou (!!!) contra (!!?) a não alternância no poder, o autoritarismo e o militarismo.
Mas foi lá em Mendoza, na Argentina.
Constatou a América Latina dividida em 2 (dois) blocos, vejam só ! ... é um ponto de vista puramente midiático que o Senador hábilmente defende para ficar bem na foto.
Quer a Presidência do Senado.
Deve ser a última ordem do Chefão.
Já já vem o irmão camarada do Chávez monopolizar a atenção da mídia em prol da CPMF etc, etc e etc.

Nick!! disse...

Precisa considerar as pessoas que não assistem tv porque não gostam da programação, de qualidade muito ruim. Um dos objetivos da TV estatal é melhorar o nível da tv nacional. Eu mesmo, só assisto aos noticiários.

(N.G.: bem, mas porque essas pessoas não assistem aos programas das TVs públicas já existentes - que , aliás, serão reprisados pela TV do Lula? Desculpe, mas sua argumentação carece de lógica.)

Didi iashin disse...

Estão copiando o modelito Bill Gates (dizem): acerte a flecha e depois crie o alvo.
Sobre não saberem qual é a necessidade (mas que ela existe, existe) lembro-me de um fato que ocorreu comigo, depois de faltar a um evento que me diziam ser imperdível: não sei te dizer o que você perdeu, mas você perdeu. Juro-vos: fiquei com cara de "cuméquié??"

Brainiac disse...

NG: espinafre o quanto quiser a LulaNews, pois isso não é nada. Bom mesmo é ver que o chavismo já está nos nossos bigodes. Por saudades do Rio de Janeiro andei paginando pelo sítio d´O Globo na web. E sabe o que encontrei lá? Uma coluninha com links chamada "IMPRENSA NO MUNDO".
O quê poderíamos esperar na lista d´O Globo: o melhor da imprensa mundial? Links para o New York Times, Nouvel Observateur, Die Zeit, El Clarin, Asahi Shinbum, Corrieri dela Sera?
Nada disso, apenas imprensa mixuruca ou orientada politicamente pelo Foro de São Paulo. Exemplos: Agência Bolivariana de Notícias; Granma (este modelo de isenção e independência jornalística); El Universal de Caracas (imprensa já "imprensada" pelo gorila aprendiz de ditador); etc.
Segue abaixo o link para ninguém dizer que estou mentindo:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/10/16/298175272.asp

É f... ver o relativismo da ética profissional se implantar nas redações. Tristes trópicos...