domingo, 21 de outubro de 2007

Notícias de uma guerra on line

O cidadão tem que ser um completo idiota para sair do cinema e fazer um vídeo caseiro, onde aparece simulando as cenas de tortura de Tropa de Elite. O fenômeno começou antes mesmo da estréia do filme no circuíto nacional - e o Youtube está coalhado de vídeos que nos fazem desconfiar da saúde mental, e temer pela integridade física, de seus autores. Tudo bem...

Mas daí a ter que engolir as declarações de psicólogos, sociólogos e outros ditos intelectuais, todos muito "chocados" com esta apologia ao crime no Youtube como se ela fosse uma novidade - ou, o que é pior, nas palavras de um deles, "o efeito perverso" do filme de Padilha - já é demais.

Muito antes de Tropa de Elite estar circulando em DVDs piratas pelas ruas do Brasil, o Youtube já servia de palco para um fenômeno muito mais perverso, no qual a apologia às drogas, ao roubo e ao assassinato são o tema central.

São os vídeo-clipes caseiros dos "proibidões" - os funks compostos por favelados, que fazem incitação aberta ao crime. Fartos em cenas de violência e armamento, eles homenageiam facções criminosas como o PCC e o Comando Vermelho, além de serem verdadeiros manuais de conduta para qualquer neófito que pretenda ingressar numa vida de bandidagem.

É o caso de 155 e 157 de Gil do Andaraí, que manda: "Na cara da madame, tá ligado, que se foda...A Chave, o segredo, celular e arranca a bolsa!" O mesmo autor assina o Toque da Cadeia, que comemora: "Meteram bala nos vermes, explodiramo o Caveirão! Detonaram a cabine, mataram cinco alemão. O primeiro tomou na cara, o segundo tomou no peito, o terceiro ficou fodido, o quarto morreu com medo. O quinto pediu perdão. O bonde não perdoou - e tacou dentro do latão!."

De São Paulo vem o funk proibido do PCC, que avisa "Sem chance, sem alarme, dotô, não tenta nada. O bonde tá fortemente, é o assalto a mão armada". Também pede a liberdade de Marcola, ameaçando " Salve o bonde do resgate, libertador dos ladrão. Sai rajando as viatura, explode as delegacia, o bagulho ficou sério, sente o peso da 'família'".

Aí eu pergunto, onde estão os especialistas em comportamento humano, os intelectuais, que não criticam também esta barbárie? Ou isso não é preocupante? Ou vamos aceitar esta incitação ao crime como " livre expressão da estética do morro" - ou qualquer outra justificativa indecente que aqueles que têm a bandidagem por fetiche vivem a postular?

Que tal chamarmos o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio, Antenor Júnior, que está estudando a possibilidade de tirar do ar os vídeos dos malucos imitadores de Capitão Nascimento, e pedirmos que ele tome providências também a respeito dos proibidões?

Seria, talvez, o caso de chamar todo este pessoal para uma premiere anti-hipocrisia, na qual seriam exibidos os vídeos que a bandidagem - e aqueles que idolatram o seu modo de vida - têm disponibilizado no Youtube. Gostaria de ouvir, em especial, a psicanalista Lulli Milman, para quem Tropa de Elite " libera uma coisa horrível, sádica que todo o ser humano carrega dentro de si." Gostaria, sinceramente, de saber que tipo de coisas a doutora acha que uma obra-prima como Toque da Cadeia pode "liberar".

15 comentários:

Cristal disse...

Amiga,está ficando difícil viver nestepaiz.
Um Beijo!

PV disse...

Pois é. Depois de ter acontecido aquela grande entrevista do chefe dos racionais chamando traficante de comerciante, e não ter uma pessoa no programa que contestasse firmemente tal declaração, é capaz desses "proibidôes" ainda irem "cantar" num programa da tv cultura ou até terem um programa fixo na televisão do lulla. Falar nelle, o exemplo que este governo dá para a bandidagem é espantoso!

PV disse...

Com respeito a psicanalistas, conheço alguns e o que acho estranho é que a vida deles é um caos. Acha-se algum psicanalista centrado com alguma dificuldade. Já cheguei a conversar com uma que misturava religião com a terapia.

jml disse...

É engraçado ver como a esquerda, principalmente, endeusa a bandidagem. Isto não é criação nossa, vide o mito do Che. Parece estar incutido em toda a américa latica. Talvez (mas aí sou eu quem começa a analisar...) fruto de um complexo de inferioridade frente aos nossos irmão do norte. Mas, aqui, "nestepaiz", parece estar cada vez mais popular. Assim sendo, não é de espantar a visão dos intelectuais, sempre tão simpáticos às causas esquerdistas. O pior é que, cada vez mais, vai-se instalando, em todas as classes, esta perda do senso do que é certo e errado, ao se incutir a idéia que o crime, em alguns momentos, é "justificado" ou "aceitável". E assim, conscientemente ou não, vão fazendo o jogo da petralhada, que quer a todo custo mitigar comportamentos e atitudes, como o mensalão e as atitudes do Renan, só pra ficar em dois exemplos. LuLLa, o sábio, mais uma vez, tem razão: "nunca antes, nestepaiz..."

Tia Cris disse...

Sensacional, Nariz!

Tambosi disse...

Lulli?? Huuummm..

Não acredito em ninguém com esse nome, independentemente da besteira que diga...

Aluizio Amorim disse...

Extraordinário, Nariz. É fogo nos botocudo! Incrível a que ponto chegam esses intelequituais. Toleram os vídeos que fazem a apologia do crime e caem de pau naquelas ações que defendem a lei e a ordem. Mil vezes fogo nos botocudos !!!

Pedra disse...

A letra do funk de entrada do filme também faz apologia contra polícia. É essa ignorância, alimentada pelo Lulla, que põe tudo no mesmo tacho, que está matando a gente. Bandido é bandido, e merece cadeia.
Por isso gosto de números e fatos e não de pura retórica.

Exemplos:
Temos desigualdades sociais enormes? Claro - como se corrige isso?
Primeiro , controla-se a inflação que corrói o poder aquisitivo = Plano Real (Tem algum idiota aí que não acredita nisto? Tem algum imbecil que acha que foi o Lula que estabilizou a economia? )

Segundo: fortalecimento das instituições - por enquanto tá difícil. Salvam-se algumas, p ex a PF.

E óbvio - Educação , invest em infra-estrut, etc.

Mas não se pode ficar querendo ligar a batedeira no liquidificador e querer que tudo funcione.

Isso é BURRICE, IGNORÂNCIA!! Não pode-se dizer que o Brasil é essa geléia geral, que não é!! NÃO VAMOS CAIR NESSA!

Lembram o que o Supremo fez quando precisou decidir sobre pesquisas com células-tronco? Chamou especialistas de diversas áreas e vertentes. É assim que se tomam decisões. E não botando a companheirada para virar chéfi....

nem dizendo : - Coitadinho!, e passando e a mão na cabeça dos aloprados.......

(N.G.: Pedra, em virtude da badalação em torno do filme, achei redundância citar o "Rap das Armas" - aquela, aliás, é só a versão do Morro do Dendê. Desde mais ou menos 1995, versões deste mesmo rap são cantadas por diferentes comunidades. Agora, me esclareça uma coisa: quando fala de "ignorância, alimentada pelo Lulla, que põe tudo no mesmo tacho", e "que está matando a gente" você está se referindo exatamente a quê? Abs NG)

Adolfo disse...

Excelente post!!!! Disse tudo.

Adolfo

Alexandre, The Great disse...

Nariz. O fato deste filme haver causado este "furor luciferino" na esquerdalha vagabunda já me faz repensar e cogitar assistí-lo, embora tenha restrições aos seus co-autores.

Alexandre, The Great

(N.G.: vá sim, Alexandre. Garanto que você não se arrependerá.)

Caveira 72 disse...

Obrigado
Há anos somos desafiados por raps e funks que servem de grito de guerra contra nossa corporação. Estas músicas são trilha sonora pros marginais armados e drogados que temos que enfrentar quando subimos o morro. Ninguém se importava com isso até que os nossos gritos de guerra viraram música também. Então reclamam e falam de violência policial. Eles não pensam que diferente dos marginais que enfrentamos (sempre drogados) nós temos que encarar a morte de cara limpa e com o apoio somente da nossa força de espírito. Mas pessoas como você estão fazendo esta luta fica mais leve. Valeu.

(N.G.: esteja certo de que o sr. e a sua corporação podem contar sempre com o modesto apoio deste blog. Obrigada pela honra da visita)

Fabio Marton disse...

E os que estão jogando confete nos Robin Hood de si mesmos são os mesmos que depois vêm com a ladainha sobre os males do "individualismo", que é o mesmo que egoísmo para eles, como se o bandido não fosse o campeão máximo do egoísmo entre tantas "profissões".

Já o diretor se esqueceu de uma coisinha, uma coisinha pouco falada por aqui. Não ocorreu a nenhum dos "defensores da lei" que estavam simplesmente agindo contra a lei. O Estado de Direito, para o marxismo, é só uma farsa da burguesia para controlar os proles. Daí o amor da esquerda ao bandido, esse rebelde sociopata, que pelo menos é "contra o sistema".

Algo me diz, dadas suas últimas entrevistas, que os autores são da mesma laia de todo o resto. Eles simplesmente quiseram fazer de policiais a próxima classe de zumbis coitadinhos, as bolas de sinuca da existência, as pessoas incapazes de escolher. Se tem o saco plástico, é pelo baixo salário.

Pedra disse...

Resposta ao Post das 02:35 pm de 22/10 - NG, quando falo de ignorância, refiro-me ao simplismo que o Lulla e a petralhada trata qualquer assunto. Na verdade são puros sofismas que a galera do PT adora usar e que acho muito perigosos. Por exemplo: - O cara é pobre, o Brasil não dá condições para ele subir na vida, logo vira ladrão! Coitadinho.

E nos discuros de Lulla e do PT, todos brasileiros acabam sendo colocados num mesmo nível, no mesmo tacho - bandidos ou honestos, pobres ou ricos, trabalhadores ou vagabundos, aloprados ou não. E se discordamos desta opinião petista/esquerdopata/fascistóide, somos elitistas.

marcia1906 disse...

caveira
a questão é justamente esta, enquanto o funk e rap glorificavam os bandidos, os esquerdistas, intlectuais de butequimu e os "ólogos" de plantão viam neles uma "manifestação" cultural. agora, quando o povão começa a cantar música do bope elles criticam a "ode a violência"...
mas, não se avexe não. elles estão perdendo todas para o tropa de elite. primeiro pregaram que o filme era facista. não colou. depois espalharam que era muito violento, o pessoal continua a lotar as salas. agora se voltam contra a música, e ela é um sucesso.
não adianta, nesta, como dizem os protegidos delles: perdeu, playboy. tropa de elite continua fazendo sucesso e fazendo as pessoas discutirem responsabilidade social.

joao disse...

Parabens!!!! Mas faltou falar sobre a bandidagem no Orkut também. É só colocar na pesquisa, PCC, CV, vida loka ou outros termos do tipo e ficar c/ o queixo no chão ao visitar os resultados.