domingo, 28 de outubro de 2007

O ninho: divagações noturnas

ninho2.jpg

Ninho a 30cm do solo: lá se foi a minha paz. (A foto está ruim, eu sei. Mas foi o que deu pra fazer enquanto a rolinha não voltava).

Todos os anos, por essa época, é a mesma coisa: as rolinhas fazem ninhos aqui no jardim de casa - elas têm predileção por uma bougainville frondosa, que fica na divisa do terreno. Em quatro anos, contudo, jamais consegui ver os filhotes. Esta é uma época de ventanias - e não foram poucas as vezes em que encontrei ninhos no chão e ovinhos quebrados. Da primeira vez que aconteceu, trabalhava aqui um jardineiro surdo e mudo. Acreditem: foi comovente a forma como ele tentou me consolar quando viu a minha consternação diante do pequeno e triste omelete.

Mas já estou divagando...

Ocorre que além de pombinhas rolas e temporais, também temos por aqui gaviões, lagartos, gambás e uma siamesa que, a despeito de já ter idade o suficiente para passar os dias dormindo, comporta-se como uma jovenzinha. De modo que todos os anos, nesta época, eu redescubro que jamais poderia ser documentarista do Discovery ou do National Geographic. Porque eu simplesmente não consigo manter uma distância científica da coisa. Mal descubro um ninho e já começo a me preocupar. Se venta, fico apreensiva. Se a gata ruma na direção do ninho, corro para evitar que ela coma a mamãe.

Não chego ao absurdo de dar plantões noturnos para espantar lagartos e gambás - mas, como a minha bancada de trabalho oferece uma vista panorâmica para o cenário, é mais ou menos o que faço enquanto estou por aqui.

Isto e xingar as pombas. Porque este ano, para completar o drama, a maldita rolinha fez o ninho a apenas 30cm do solo, ou seja: se a gata não comer a mãe, comerá os filhotes.

6 comentários:

Tia Cris disse...

Não há como colocar uma redinha de proteção e manter a gata indoor pelo tempo necessário?

Tambosi disse...

Fico também com as rolinhas. Na sacada de meu apartamento, montamos um ninho e elas vêm sempre para cá. Já ajudei filhotinho caído no chão a voltar ao ninho. Assobio para o bichinho quando vou molhar as plantas, eu, este maledicente antipetralha!


Quanto ao resto da bicharada, que o raio os parta, principalmente os degenerados de Brasília.

HUGO AGOGO disse...

NG, sinto informar, mas sua gata é petista e o ninho, lamentavelmente, é de tucanos. Isso explica porque foi colocado tão próximo do chão. É para facilitar a vida da gata. Sabe como são gentis esses tucanos.

Swordfish disse...

Cara Nariz,

Sugiro uma abordagem mais Darwiniana para seu dilema.

Não te esqueça que a natureza é sábia...

Adalberto Braga disse...

A abordagem da situação, até 31/12/2010 deve ser a seguionte: A "esperança" de ver ganbás gordinhos SUStentados em ovos de rolinhas tipo CPMF, vencendo o "medo" de ver os filhotes tentando escapar de lagartos "correria" tipo IRRF.

Romeo disse...

No ano passado sanhaços decidiram fazer um ninho na palmeira que fica junto à minha sacada. Alimentei-os com bananas até que aconteceu um acidente: o cacho do coqueiro onde estava o ninho desabou. Lá fui eu recolher o filhote morto na calçada. Agora voltaram e fizeram um ninho na folha da palmeira. Fiquei preocupado, pois a insegurança era total. Veio uma trovoada com ventos e granizo que destruiu o ninho e os ovos que estavam sendo chocados. Espero que na terceira tentativa os filhotes sobrevivam.

(N.G.: pois é, Romeo. Cheguei a comemorar o nascimento: duas bolinhas emplumadas. Mas, na manhã seguinte, não havia mais nada no ninho. Como a gata estava presa, desconfio de uma coruja que anda dando plantão no meu muro.)