sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Ainda sobre a denúncia contra Eduardo Azeredo

Do leitor que se assina Evanir:

Eu acho que o que resulta de mais claro nessa história toda é a morte do argumento de que o mensalão não existiu. Se existiu para Azeredo e o PSDB, como festejam agora os petistas, existiu também para Zé Dirceu e o PT. O órgão processante é o mesmo, e Antônio Fernando, nomeado por Lula, nunca deu qualquer demonstração de parcialidade ou falta de isenção, mostrando-se à altura do cargo de Procurador-Geral. Assim, em vez de falar em "complô das elites" e outras bobagens do gênero, o PT deveria reconhecer seu terreno nesse grande latifúndio que é a corrupção no Brasil. O mesmo se aplica ao PSDB.

Concordo totalmente: assumir de uma vez por todas que houve mensalão em ambos os casos facilitaria o discurso da oposição... Mas de uma oposição que tivesse se livrado de Azeredo lá em 2005.


Como se negaram a fazer a necessária higienização do partido quando deveriam, os tucanos seguirão batendo pé num posicionamento técnico: o termo mensalão não se refere apenas a financiamento de campanha com dinheiro frio, desviado de empresas públicas. O termo se refere a compra em venda de apoio parlamentar, mediante pagamentos regulares - o que, até segunda ordem, não ocorreu em Minas. É um detalhe que não fará a menor diferença na boca da urna. Para o senso comum, vai predominar a imagem de que o PSDB é o sujo falando do mal lavado.

Dentre tantas declarações desastrosas, porém, o senador Arthur Virgílio ofereceu um ponto de vista interessante. Afirmou que o procurador Antonio Fernando de Souza errou ao conceder a Lula um tratamento que não concedeu a Eduardo Azeredo:

"O próprio Azeredo diz que houve captação irregular de recursos, mas que não tinha conhecimento disso, como o Lula. Como houve denúncia contra o Azeredo e não contra o Lula? Acho que o procurador acerta e erra na boa fé. Ou os dois deveriam ser denunciados, ou nenhum dos dois."

4 comentários:

lucia disse...

Foi um erro do PSDB não afastar o Azeredo e ele também deveria ter tomado a iniciativa. Concordo que o Lula também deve ser indiciado. Vergonha é o que falta a estes homens.

Bira disse...

O mensalão pão de queijo serve apenas para proteger o mega mensalão petralha. Eu puniria a todos, sem choro e desculpas do tipo eu não sabia de nada.

Oliver disse...

FAROFA BRASILEIRA

Acho impressionante o esforço de políticos e afins em provar que são farinha de outros sacos, he he he. Partindo do princípio que o método é o mesmo, porque assim que se faz política no Brasil, dá pra entender a leniência, senão a conivência, de nossa suposta "oposição" à esta quadrilha que ora nos assalta. No clube dos senhores torpes, todos tem o rabo preso; quem cair leva o resto da quadrilha. É assim que funciona. O bananão só não entrou num forte processo de venezuelização por que aqui, ao contrário de lá, o chefinho não tem as chaves do paiol nem do gasoduto. Equilibra-se sobre um estelionato eleitoral que começa a fazer água, pois o que o povo mais quer ver no momento é político com a "cabeça no saco", tal qual as cenas protagonizadas pelo Capitão Nascimento. Qualquer político. É um barril de pólvora. Quem pensa que essa transposição será pacífica está muito enganado. Basta pegar um ônibus. Sabe o que acontece com quem ganha cem reais mensais de esmola pra ficar de bico calado ? Em pouco tempo ele quer duzentos...

André BH disse...

Olá NG

Depois que o Azeredo falou na folha de São Paulo que parte do dinheiro foi para a campanha do Fernando Henrique,lembrei de uma pérola do Arthur Virgílio:

"Estou dizendo aqui que, na melhor das hipóteses, o senhor é um idiota; na pior, o senhor é um corrupto."

Mas acho improvável que o Azeredo seja idiota...
E também improvável que o FHC seja corrupto...
Abs.