quinta-feira, 29 de novembro de 2007

É tucano e quer ser prefeito?

De tudo o que se vê na imprensa, prevalece a opinião geral de que os governadores tucanos trabalham, junto aos senadores, pela aprovação da CPMF.

É claro.

Aécio Neves, José Serra, Yeda Crusius, Teo Vilela, Ottomar Pinto e Cassio Cunha Lima já estão eleitos. Querem, agora, a bênção do governo Lula para fazerem belos mandatos - alguns visando reeleição em 2010; outros visando o Palácio do Planalto no mesmo ano. Se o preço da bênção for arranhar ainda mais a imagem do PSDB junto aos eleitores de oposição, qual o problema? Nada que os recursos advindos do PAC não possam resolver, particularmente, para cada um deles. Hoje, o futuro dos seis governadores tucanos depende mais de Lula do que do partido.

Azar dos candidatos a prefeito que, em outubro próximo, estarão encarando o eleitor. São eles que vão sofrer o impacto negativo, caso alguns senadores tucanos venham a trair a oposição, votando a favor de CPMF. E é um duplo impacto. Por um lado, a imagem do partido estará muito e recentemente arranhada junto a um público que tem sido a base do PSDB em qualquer instância: o eleitor de oposição. Por outro, se já está difícil ganhar dos candidatos petistas, pior ainda se Lula tiver mais 40 bilhões de folga no orçamento - que ele, não tenham dúvidas, vai torrar para que o PT saia fortalecido da eleição do ano que vem.

A conclusão é óbvia: se você é tucano e pretende se eleger prefeito em 2008, dedique os próximos dias a fazer pressão para que os senadores tucanos votem contra a prorrogação da CPMF. Não se iluda: Aécio, Serra, Teo, Yeda, Ottomar e Cunha Lima estão pouco se lixando para você ou para o partido. Eles já estão eleitos.

9 comentários:

cavallieri disse...

Jefferson Perez, já debandou.
Pedro Simon, também.
Um governo que consegue tudo com chantagem, ameaça ou simplesmente compra de voto. "Já é uma Ditadura"
Tenho esperança no DEM, vc acha que eles conseguem um nome Presidenciável?

Stefano disse...

Pedro Simon, Jefferson Péres, Cristóvam Buarque. De "reserva moral" em "reserva moral", a CPMF segue ganhando votos. Viva a moralidade brasileira.

Oliver disse...

NG:

Quer participar de uma brincadeira, chamada “coloque um guizo no gato” ? Veja o comentário que enviei ao RA:

ONDE ESTÁ A LÓGICA ?

Imagine que, depois do gravíssimo acidente com o avião da TAM, alguém resolvesse sugerir uma medida simples: Que tal extinguir a ligação entre S. Paulo e o RS ? Simples. Assim evitamos novos acidentes e a população esquece o ocorrido. Brilhante né ? Agora vamos à SP. Uma linha de ônibus ( Gaivotas – Ana Rosa ) liga dois dos maiores Shoppings da cidade ( Ibirapuera e Interlagos ). O trajeto é fiscalizado e todos sabem que a linha é subdimensionada. Ônibus cheios, horários irregulares e péssimas condições acabam por provocar três acidentes em seqüência, um deles com morte. O que fazer ? Fácil. Descredencia-se a empresa e EXTINGUE-SE a linha. Pergunte aos milhares de usuários da referida conexão se a prefeitura facilitou a vida deles. Além das proporções, visto que um acidente causou duzentas mortes e o outro apenas uma, qual a diferença de abordagem administrativa ? Se você me explicar ( e convencer ) seu candidato terá o meu voto. Mas fogo amigo você não comenta nem publica, não é mesmo ?

Você acha que ele será publicado ?
E você, publicaria ?
Um beijo.

(N.G.: o que o Reinaldo faz no blog dele é da conta dele. Mas quanto ao meu, a pergunta simplesmente não procede. Tennho publicado todos os seus comentários mesmo quando eles não têm nada a ver com o meu post. Só não pense que poderá escrever qualquer bobagem, seguida de um "duvido que você publique" para garantir a publicação . Você não tem como saber, já que não tem blog, mas esta é uma das táticas mais utilizadas por quem costuma fazer comentários de baixo calão - o que , claro, não é o seu caso. Um beijo. )

Sharp Random disse...

http://conjur.estadao.com.br/static/text/50015,1

jânio disse...

A eleições em Santa Catarina deverão ser engraçadíssimas no próximo ano, com essa tal de tríplice aliança (qual dos partidos será o Espírito Santo?): o Dem é contra, o PSDB a favor e o PMDB ainda está se descobrindo... Gostei da sua frase: Deus, dai-me paciência, porque se me der força...

Marcio disse...

Essa CPMF provavelmente será desviada para as próximas eleições. Desconfio até que para fraudar as urnas e garantir o reinado da petralhada.

Sharp Random disse...

O PSDB está vendido de um jeito ou de outro.
Daí a corrida para renovar o discurso no papel.

O partido pode muito pouco se a sequência estupefaciante de fatos notórios, por anos a fio, já perfazendo história, clarificada agora com Chávez, Morales, impondo a "democracia" gestada no Foro de SP não superar a desídia da grande imprensa, a falta de respaldo no noticiário de uma verdade, já comprovada e a esse ponto, mera consequência de deliberações constantes das atas conhecidas sobra uma puxada de tapete fatal para qualquer oposição a Lula.

A extinção pura e simples da CPMF é contraproducente, é uma encomenda do sonegador, um constrangimento por desespero de causa. A manutenção da alíquota mínima era consensualmente aceitável.

A transformação da contribuição em imposto era para seguir a norma constitucional e chegar naturalmente aos Estados reequilibrando o sistema. Essa é uma bandeira a ser popularizada pois o governo voltará à carga.

A encruzilhada desse momento de perplexidade diante dos desdobramentos visíveis do continuísmo da Rússia à Bolívia complicou a viabilização de sucessores de Lula.

O cochilo foi por dormonid na veia e para atenuar o ímpeto vermelho no Brasil, a distorção dos ideais, a mídia terá que fazer um mea culpa e voltar a ser profissional.

Com ou sem CPMF a disputa de 2008 já está afinada com a cantoria estridente de Lula contra a suposta privataria de Alckmin e o tom será daí prá cima.
A mentiroBrás vingou e ganhou status pela

Eliseu disse...

Sou gáucho e assino embaixo. A governadora Yeda se revelou uma impostora, a companhia do Presisdente Lula lhe faz jus. Prometeu não aumetar impôsto, mas desde que foi eleita não cessa de pleitear aumento de impôstos.
O ex-governador Rigotto, LAMBEU as botas do Lula e pagou caro por isso, não ganhou verbas e perdeu densidade eleitoral. A governadora segue pelo mesmo caminho, azar nosso e muito mais dela.

Paulo Araújo disse...

NG

Por mais que eu tente me provar o contrário, eu não consigo tirar da minha cabeça que a adesão triunfal do PSDB é coisa já acertada interna corpore pelas cabeças coroadas do partido. O realismo político que rege o PSDB é primo irmão do que rege o PT, como vem alertando há muito tempo o Roberto Romano. Só não sei se já marcaram a data. Há os que pensam que deve ser após as eleições de 2008. Há os que pensam que têm que ser já.

Cada vez mais eu me convenço que vem aí um Centrão de proporções inimagináveis. O que ainda não está claro é qual a negociação (negociata) relativa ao atual executivo federal. O que com certeza está na mesa é terceiro mandato e prorrogação do mandato. Duas propostas de continuidade para Lula.

Lula tem a chave do cofre e é com ela na mão que vai negociar os termos da adesão. No quesito prorrogação, não faço idéia se entrariam os dos governadores e prefeitos. A hipótese da prorrogação dos mandatos dos governadores entrar no negócio é bem factível. Para os dos prefeitos eu penso que é bem mais complicado, sobretudo pela proximidade das eleiçoes municipais. Isso pode provocar muita confusão e atrapalhar o negócio maior.

Me parece que os Democratas já perceberam a tramóia e estão cada vez mais tomando o lugar de oposição. Para o Centrão, joga a favor a estabilidade da economia brasileira, o bom momento da economia mundial, o apoio externo e o apoio de grandes empresários e empresas e dos bancos. No campo da chamada esquerda, restaria o caçulinha PSOL.