domingo, 25 de novembro de 2007

Uma CPI secreta

No início do mês reclamei que as reuniões da CPI das ONGs não estavam sendo transmitidas pela TV Senado - nem mesmo pelo segundo canal de transmissão que a TV Senado possui na web, o que poderia ocorrer enquanto o primeiro canal transmite as sessões plenárias.

Mas parece que alguém decidiu que esta CPI simplesmente não merece atenção. Não que falte assunto. Esta semana, por exemplo, ao contrário do que poderia sugerir o cancelamento de duas reuniões por falta de quórum, a CPI esteve bem movimentada.

Na reunião de terça-feira, os senadores peemedebistas Valdir Raupp e Leomar Quintanilha deram o ar da graça pela primeira vez desde que a CPI das ONGs foi criada. O motivo da visita: derrubar os requerimentos de convocação ou quebra de sigilo de dirigentes de ONGs ligadas ao governo - tarefa para a qual contaram com o "apoio moral" do senador Almeida Lima, que não pertence àquela CPI mas foi acompanhar a coisa de perto.

Dentre os requerimentos que a tropa de choque governista pretendia barrar, estavam o de número 094/07, que convoca a depor Mauro Farias Dutra - responsavel pela ONG Ágora e amigo do presidente Lula - e o de número 115/07, que convoca o aloprado Jorge Lorenzetti - churrasqueiro presidencial e fundador da ONG Unitrabalho. Também havia pedidos de quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário da Ágora.

A fim de evitar que os requerimentos fossem derrubados pelos governistas, a oposição não compareceu à sessão de terça-feira. Pela mesma razão, repetiu a tática na quinta - de modo que a coisa foi adiada para as 14h do dia 27. Talvez apostem na concretização da ameaça dos renanzistas: no inicio da semana, corria pelos corredores que se o PT abandonar Renan Calheiros o PMDB vai dificultar a vida da senadora Ideli Salvatti na CPI das ONGs - aprovando, por exemplo, o requerimento que convoca a depor o catarinense Jorge Lorenzetti. É provavel que esta ameaça explique a presença do renanzista Almeida Lima na sessão de terça-feira.

Enfim... Tudo isso acontecendo quase às escuras porque, embalada pelo drama da CPMF, a opinão pública não está dando muita importância para uma CPI que, já disse uma vez, é cartola de onde podem sair muitos coelhos. Que não esperem que a Rádio e a TV Senado, presididas interinamente pelo petista Tião Viana, venham a fazê-lo.

4 comentários:

Gili disse...

Ainda bem que temos você, NG, para nos informar.

Dessa cartola pode sair não só coelhos, mas também cobras e lagartos.

Alexandre, The Great disse...

E o cubano, não fala nada? Só vc para nos informar, Nariz. Nem a VEJA traz nada sobre o assunto.

aguinaldo silva disse...

nariz gelado,
só agora te visito, e verifico que o teu blog é, como dizem os portugueses, espampanante.
a partir de agora sou leitor fiel.
grande!

(N.G.: Aguinaldo, querido, que enorme prazer em ver você por aqui. Descanse bastante pra voltar tinindo, tá?)

Julia disse...

NG,
Prá refletir, e chorar
Os esquerdopatas, não usam o lado direito do cérebro... tampouco o esquerdo.