quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Atestado de incompetência

E a ANAC acaba de lançar a cartilha "Verão no Ar 2008" - uma espécie de manual do usuário da aviação civil.


Ainda não li as 72 páginas do compêndio. Mas persiste a sensação de que a Agência Nacional de Aviação continua confusa a respeito de suas funções. Embora a orientação de passageiros seja sempre interessante, a ANAC existe, antes de mais nada, para orientar e fiscalizar a conduta das companhias aéreas. E, uma vez que ela não está dando conta do recado, a nova cartilha mais parece uma tentativa subliminar de jogar o caos aéreo nas costas dos passageiros - estes mal informados, que atrapalham a aviação civil brasileira.

Em qualquer lugar medianamente civilizado, voar exige apenas o domínio de quatro operações básicas: comprar passagens, fazer check-in, embarcar e desembarcar. Se for preciso saber muito mais do que isso, é porque se está diante de um sistema falho. Quando este "muito mais" atinge 72 páginas é porque se chegou à bagunça.

8 comentários:

Peregrino disse...

NG,

O que você queria vivendo em um país localizado nos confins do mundo? O mais interessante nisso tudo é que um simples rufar de tambores levanta o moral de todo esse povo que agora reclama. De certo modo, tem razão o Reinaldo Azevedo quando afirma que quanto menos desenvolvida uma sociedade, maior é o número de tambores nela disponível.

Marcos Ramos disse...

NG

é que esse pessoal adora uma cartilha, né!?!?

deve ter custado uma montanha de dinheiro, para dividir entre a cumpanherada.

e na verdade, nem precisaria de mais do que uma faixa, em todos os aeroportos do país, escrito:

SE NÃO QUISER MORRER, NÃO VOE NO BRASIL!!

Pet name disse...

Isto é no mínimo um deboche com o dinheiro público!

André Kenji disse...

Considerando que já fizeram uma cartilha semelhante para os ônibus interestaduais, isso não é nada. ;-)

Santa disse...

Nariz,
Desejo que o ano de 2008 seja de grandes realizações e muita saúde. E que você continue sempre assim, no bom combate, defendendo a democracia brasileira. Um beijo.


PS: mensagem rápida, estou em viagem volto só no próximo ano. Obrigada por tudo.

(N.G.: obrigada, querida. E não agradeça: você tem muitos créditos a receber. Beijos e bom descanso)

Fabricio Neves disse...

Nariz,

trabalhei por anos em um órgão público no setor de saúde. Ali o troço era complicado mesmo pq. tínhamos que explicar para a população como usar um contrato cheio de cláusulas, exclusões e conceitos diferentes.

Pois bem, para isso tudo, bastou uma cartilha de 10 páginas para os PROCONs e 3 folders (daqueles com capa, miolo e contra-capa), cada um sobre um tema, para distribuição.

Um manual de SETENTA E DUAS páginas (alguém vai ler isso tudo?), que, além do mais, só vai durar três meses (verão 08), é muita vontade de jogar dinheiro fora.

Oliver disse...

NG:

Boas Festas, querida !

Esta é a mesma conclusão que um grupo de empresários paulistas está chegando quanto à pirataria. Se ela existe, não é problema meu. Por mais que o governo insista em transferir a responsabilidade de sua incompetência para o usuário final. A situação é tão grave que várias profissões digitais estão ameaçadas de extinção, simplesmente porque não dá pra concorrer com os preços praticados pelos famintos usuários da Sta Ifigênia e adjacências ( a Meca da clonagem ). Sendo assim, a intenção destes empresários é fomentar um acordo que una clientes de um lado e desenvolvedores do outro, de modo a termos acesso a alguns benefícios na compra de softwares originais, em troca da garantia de usá-los e defendê-los frente ao uso dos genéricos. Somos conhecidos como "Caribbean Pirates" pela comunidade internacional. Uma vergonha. Pela absoluta falta da defesa de bandeiras como essa que me abstenho da política, minha querida. Enquanto isso, o que parece fazer sucesso para as revistas de grande circulação nacional é a retirada dos outdoores da cidade dita "limpa". Me poupem. De imbecis, já bastam os da esquerda, kkkkkkkkkk

Daniel Beltran disse...

O Blog do Democratas reproduziu este post.

Acho que já está na hora do Blog do Democratas aparecer nesta coluna da esquerda hein?