sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

"Se o Estado cede, o Estado acaba"

Foi Lula, ontem, em seu café da manhã com a imprensa - evento para lá de democrático, que não permitiu gravadores, câmeras, microfones, blocos ou canetas.

O presidente referia-se, é claro, à greve de fome do bispo d. Luiz Cappio. Lula explicou: se o Estado cedesse à greve de fome do bispo da Barra, outros grupos também poderiam se utilizar do mesmo recurso.

Pois eis o meu presente de Natal para os petistas: é claro que Lula tem razão. O Estado democrático não pode se tornar refém dos caprichos de determinados grupos ou indivíduos. E, aqui, pouco importa se falamos de um bispo em greve de fome, de estudantes invasores de reitorias ou de ataques e seqüestros promovidos pelo PCC.

Tudo certo.

Desde que, é claro, o mesmo princípio possa ser aplicado às FARC, que agora exigem a renúncia do presidente Álvaro Uribe e equipe em troca da libertação de todos os reféns - alguns em seu poder há dez anos. Mas, neste caso, Lula prefere se manter em cima do muro "Não tenho expectativa nem otimista nem pessimista porque essas negociações são sempre muito difíceis. O que espero é que as Farc libertem alguns reféns", declarou.

É uma neutralidade apenas aparente. Fundador do Foro de São Paulo, que tem as FARC como membro ativo, Lula se nega a reconher as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia pelo que elas, de fato, são: uma organização terrorista, intimamente ligada ao narcotráfico - narcotráfico, aliás, que abastece as favelas brasileiras.


Em 2004, ao assinar um acordo de segurança nas fronteiras, o então ministro da Defesa, José Viegas, reconheceu o caráter terrorista das FARC. Mas, uma vez que o Brasil segue sem uma lista oficial de organizações terroristas na qual as Farc pudessem ser incluídas, Lula pode se manter confortavelmente em silêncio. Em seu discurso, jamais FARC, terrorismo e narcotráfico serão reunidos numa mesma frase.

3 comentários:

jml disse...

É bem típico de nosso equilibrado presidente.
A realidade depende do que a ele interessa. A coerência inexiste em seu universo.
Ele não tem outro compromisso senão consigo mesmo !
(e besteira, besteira mesmo foi o Uribe ter deixado o gorillão venezuelano se meter nas negociações com as FARC. Se, ao que tudo indica, é ele quem financia os terroristas - traficantes...
E tem o maior interesse de derrubar o governo legitimamente eleito da Colômbia, pelo simples fato de ser aliado americano.)

Peregrino disse...

JML,

Você pode acusar o LL de quase tudo que não seja de incoerência. LL é o sujeito mais coerente que existe, desde que coerente seja alguém que defende, unicamente, como direi?, os interesses deLLe mesmo.

jml disse...

Verdade absoluta, Peregrino (e, by the way, bom vê-lo de novo por estas plagas...)