terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Alckmin x Kassab

Penso que Geraldo Alckmin deveria deixar a prefeitura de São Paulo para Gilberto Kassab.

Minha posição não tem nada a ver, como logo se verá, com dar crédito às promessas de apoio para a corrida ao governo de São Paulo que Serra anda dirigindo a Alckmin. As promessas de José Serra, como bem sabe o paulistano, têm prazo de validade curtíssimo. Também não tem, a minha posição, nada a ver com garantir para Serra o apoio integral do DEM na corrida presidencial de 2010. Simplesmente porque esta possibilidade não existe.

Há setores influentes do DEM que não esquecem algumas coisas. O protagonismo de um tal "coronel" Fontenele no quadro eleitoral de 2002 - e de sua empresa, a Fence, que prestava serviços ao Ministério da Saúde, àquela altura sob a tutela de Barjas Negri - é uma dessas lembranças que podem impedir uma adesão coesa por parte dos democratas à candidatura de José Serra. O talento de José Serra para afastar adversários com métodos incomuns, conquistando inimigos sem que isto signifique, necessariamente, a conquista de mais votos, é outra.

Por essas e outras é que eu dou boas risadas quando vejo analistas experientes garantindo que, caso Alckmin não atrapalhe a reeleição de Kassab, Serra terá todo o DEM ao seu lado em 2010. É justamente o contrário: Alckmin deveria abrir mão da prefeitura de São Paulo porque, dentre os presidenciáveis tucanos, ele é o único capaz de conquistar o apoio integral do DEM - sem o qual, como ficou comprovado em 2002, o PSDB não tem força para encarar o PT.

12 comentários:

Tambosi disse...

Desculpe, NG, mas a conversa tá meio esotérica... Quanto a Alckmin, Serra, PSDB e PT que vão para pqp!

(N.G.: Tambosi, querido, onde você estava em 1º de março de 2002, por volta das 16:00h? rsrsrs )

Aluizio Amorim disse...

Nariz: enquanto isso o minerinho corre solto por fora...o PSDB tem tudo para fazer uma parceria com os petralhas em 2010. Não duvide.

Aluizio Amorim disse...

Nariz: enquanto isso o mineirinho corre solto por fora...o PSDB tem tudo para fazer uma parceria com os petralhas em 2010. Não duvide.

HUGO AGOGO disse...

Agora, trocando em miúdos, o que Alckmin está fazendo é dar um troco em Serra. Alckmin fará exatamente o contrário do que Serra desejar. Nem que para isso entregue SP para Marta. O PSDB é uma bela porcaria.

marie tourvel disse...

Tudo bem que o Alckmin não é assim uma sumidade. Mas não dará um tiro no próprio pé. Não é maluco. Não vai se candidatar a prefeito, mas sim a governador. O candidato a presidente será o capilarmente prejudicado José Motoserra. O mineirinho vai continuar a namorar suas modeletes. Quanto aquele ser chamado Marta, é só um PSTU da vida colocar 567 vezes as famosas frases da botocada -relaxa e goza, fofoca, só pra dizer algumas, que ela não ganha não. Ela não tem a menor chance, embora apareça bem nas pesquisas. E não pensem que gosto desse quadro, nem para minha cidade, nem para meu estado e muito menos para a terra que insistem em chamar de país. Mas é o que teremos a mão para nos livrar da corja petralhista.

Pet name disse...

Nariz Gelado,
Li um artigo do Ipojuca Pontes, intitulado PSDB do PT, no site do Casagrande.

(N.G.: eu não li, Pet name. É bom?)

Luis Carlos disse...

Não confio no Kassab. Antes de ser vice-prefeito, ele foi secretário do Pitta. E antes era um dos seguidores do Maluf. Não dá para engolir.

Estou com Alckmin e Serra.

Luís Carlos disse...

O voto do brasileiro é personalista.

Sem Lula, o PT não é nada. Com um bom nome, PSDB ou DEM, unidos ou não, conseguem qualquer cargo majoritário.

Em uma campanha pesada, o Kassab será detonado. Afinal, o passado dele o condena.

Alckmin é limpo. Tudo de ruim que poderia ser dito dele já o foi na campanha presidencial.

Beto disse...

Mas já ficou provado em 2006 que Alckmin não consegue nem manter o número de votos do segundo turno.

(N.G.: muito antes disso, o que ficou provado em 2006 é que os tucanos não consegue ser coesos em nada - nem para defender as privatizações que eles mesmos fizeram quando foram governo federal. Também ficou provado que Serra e Aécio colocam interesses pessoais acima dos interesses da nação; e que José Aníbal, que já amarga duas derrotas em majoritárias, é um fracasso como articulador político.)

Pet name disse...

NG,
Vale a pena ler todo o artigo do Ipojuca. Os seus argumentos são muito evidentes quanto às convicções da ideologia esquerdista, no que diz repeito aos ideais democráticos e principalmente aos valores do estado de direito e da supremacia do Povo sobre o Estado. Parece que o social-democrata FHC continua sendo mais esquerdista do que democrata.
A data da publicação foi 23.01.08

Ângelo da C.I.A. disse...

O que me estranha em algumas opiniões é que as pessoas colocam a disputa pelo poder como fim em si mesmo.
Ora bolas, não vi ninguém aqui dizer que deve ser Kassab ou Alckmin porque o escolhido é mais competente. E não é só aqui não, o ódio ao PT, a ânsia em vencê-los faz com que as pessoas se tornem "petistas" do avesso.
Afinal de contas, para que mesmo o PT deve ser derrotado?
O que me importa é que o Kassab seja reeleito porque de fato tem feito uma grande administração. Geraldo Alckmin foi um ótimo governador mas repito o que já escrevi por aí: Kassab como prefeito tem sido melhor do que Geraldo foi como governador. Simples assim. Isto bastará para vencer a Marta Suplicy? Acho que sim. E tenho certeza absoluta que uma campanha que alinhasse no mesmo palanque Alckmin, Serra e Afif pedindo votos tornaria Kassab imbatível.

Flamarion disse...

Uma coisa triste nisso tudo é o silêncio das "bases". De fato, tucanos e democratas agem como se fosse uma questão de acomodar seus interesses pessoais (que não deixam de ser legitimos por isso) e não precisassem dá nenhuma satisfação para seu eleitorado. Os políticos americanos devem sentir uma grande inveja de seus colegas brasileiros, pressionados pelas bases democratas e repúblicanas como eles são...