sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Cabo-de-guerra

A edição de ontem da Folha de S. Paulo trazia matéria dando conta das próximas movimentações do tucanato:

" Preocupado com pesquisas qualitativas segundo as quais o partido passa a idéia de desunião, o conselho político do PSDB se reúne no próximo mês para avaliar uma campanha para melhorar sua imagem. (...) Mas, certo de que o rótulo de desunido 'não é apenas um problema de comunicação', o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), prega um esforço pela unidade."

Hoje, a Folha traz uma matéria cuja chamada é: "Ação no STF contra pacote fiscal de Lula racha PSDB".

Na quarta-feira, José Serra teria telefonado a Sergio Guerra para dizer que qualquer medida judicial contra o aumento de tributos seria inútil - Serra nunca vê utilidade naquilo que opõe o partido ao governo Lula. O governador de São Paulo ouviu de Guerra que o partido não tomaria medidas judiciais. Algumas horas depois, contudo, o PSDB entrou com uma ação no STF.

Os tucanos que me desculpem, mas não há campanha publicitária que dê jeito em produto ruim. Considerando a notícia de ontem, é válido pensar que Sergio Guerra já entendeu isso. Mas, levando em conta sua ousadia em fazer-se de surdo ante os apelos interesseiros de figuras que se acham donas do partido, creio que Guerra está com os dias contados naquela presidência.

12 comentários:

Ivone Machado disse...

Quando as pessoas têm vergonha na cara, formação de caráter sólido, normalmente se afastam dos grupos, "patota" etc. onde não se "enquadram". É isso que penso e é como ajo. Na política (os políticos, se consideram seres superiores, com certeza), tudo se ajeita, se ajusta, se aceita, para beneficiar eles mesmos. Sendo assim, não adianta um ou outro querer mostrar para o público "eleitor" que vai ser contra, vai lutar para ser correto e, depois aceita a mesma "sujeira" de sempre para continuar "lucrando". Então por que fazer essas cenas? Se pensa diferente e quer agir como se deve uma pessoa correta, não deveria continuar nesse grupo. Estou cada dia mais desolada, desesperançada. Haja estômago para olhar esses homens e considerá-los como tal. Ivone.

marcelo disse...

enquanto o partido achar diferente do serra e do aécio, acho que a coisa vai...

mas, talvez o serra e o aécio não sejam tudo o que pensam dentro do psdb. se fossem, a cpmf teria passado mesmo com a pressão popular. vamos ver o que vem nesse ano de febre amarela, racionamento de energia, eleições, etc. e infelizmente com os lulistas no governo.

HUGO AGOGO disse...

O que me espanta mais é o desassombro de José Serra em estar sempre do lado errado da discussão, funcionando como subalterno de Lulla. Horrível. E dizer que votei duas vezes nesse sacripanta.

Bira disse...

Com os dias contados está a prefeitura de SP com Kassab candidato contra Marta. Esses tucanos são muito burros...

Aluizio Amorim disse...

Salve, Nariz! Vc tem razão. Publicidade não faz milagre. Produto ruim tem a rejeição imediata do consumidor que o adquire apenas uma vez e sai espalhando por aí que tal produto é uma porcaria. Se o DEM souber capitalizar os anseios dos eleitores de oposição poderá no médio prazo tornar-se o partido mais importante do Brasil. Entretanto, seria necessários mas uma meia dúzia, pelo menos de Jorges Bornhausens na direção do partido. Mesmo sem mandato, Bornhausen foi o grande articulador da derrubada da CPMF e continua agindo na orientação do partido para evitar que os petralhas avancem nos bolsos dos contribuintes. Quando ao PSDB, é peso morto na oposição. No final vai ter mesmo que se abraçar com os petralhas para sobreviver politicamente.

Sharp Random disse...

Mas, o PSDB tem excelentes quadros técnicos.
É o que o Brasil carece no seu comando.
José Serra quer ser presidente da república. É uma obsessão (serei maldoso) reforçada pela desconexão da realidade resultante do quimismo alopata, companhia inseparável.
É competente, mas atropela. É obstinado como convém a um político diante de tanta mazela e tanta riqueza juntas. Porém, é pouco democrático no que diz respeito a transparência com seu eleitor. Nunca se sabe o que realmente pensa.
Apesar dos pesares, Serra não pode ser a cara do PSDB e ele sabe disso. Daí tanta expeculação em cima dele ser uma força política autônoma, quase um partido dentro do partido.
A acomodação do PSDB diante dos novos tempos de cinismo aberrativo e disseminação do nariz de palhaço promove esse gato por lebre, sem dúvida.
Lamento a base do partido não fazer a revolução interna que ponha os pingos nos "is". Lamento muito mais seus quadros técnicos ociosos, alijados de contribuir para manter o Brasil no seu direito de optar entre democracia e bolivarianismo.

HUGO AGOGO disse...

NG

Informação de uma árvore de alta copa. Em breve, nas revistas semanais, detalhes do esquema ONG/PT. Será uma forma de tentar furar o cerco do governo em relação a CPI. Aguardemos.

Hélio disse...

Tá, o Guerra foi/está sendo corajoso e determinado (será que ele é tucano mesmo?). Mas será correto ele prometer uma coisa para o governador mais importante do partido e depois fazer outra? Ou o Serra só serve para o PSDB na hora de conseguir votos e conquistar o mais importante estado da Federação para o partido? Talvez, da próxima vez, o Guerra deva se candidatar se ele acha que pode prescindir dos melhores quadros do partido E quando o Alckmin se impôs mesmo não tendo nehuma chance de ganhar a eleição? Aí, não é querer ser dono do partido, não?

Peregrino disse...

HAAG,

Não sei se sou mais (ou menos) esclarecido que você. Só sei que jamais me deixei enganar pelo Serra (em 2002 achei mais justo anular o voto, mesmo diante da ameaça petista). Sem ter de ouvi-lo, para ter uma idéia clara de como ele pensa basta ouvir o Mercadante. Em essência, os dois têm o mesmo discurso. O divisor comum a eles é o tal do DESENVOLVIMENTISMO. Logo não é de estranhar que ele aja de forma tão leniente com os PeTralhentos.

Sharp Random disse...

Na disputa com Alckmin, Serra foi velhaco, caladinho, viajandinho, deixou-se manietar-se pelo destino bem avaliado pela tríade, a cúpula.
As chances subestimadas formaram concenso, como se sabe hoje, por confissão, fizeram de Alckmin um autêntico boi de piranha preguiçosa. Surpresa.
Agora, resta saber se o ex-governador é um homem de partido e como tal preservará a biografia incentivando condutas construtivas e estratégicas ou cairá na vala comum de onde alguns poucos como o padrinho Mário Covas cansaram de ir para resgatar indivíduos jovens que se acharam políticos maduros antes do tempo.

Pieere disse...

É muito triste ver que ainda há quem defenda o demagogo Alckmin, o homem que reelegeu Lula, se impondo ao partido, fazendo uma campanha patética e tendo menos votos no segundo turno do que teve no primeiro. Só Serra pode derrotar o petismo. Tentar empurrar demagogos como Alckmin, Guerra e Aécio e os coronéis do DEM goela abaixo dos brasileiros de novo só pode ser muita vontade de ver o PT se perpetuar no poder.

(N.G.: O Serra vai derrotar o petismo antes ou depois de jantar com a Marta Suplicy?

Pierre disse...

Não tenho certeza, mas tomara que ele não espere até que o Guerra consiga uns votinhos, o Alckmin tire o boné do Banco do Brasil da cabeça e os coronéis do DEM expliquem se eles já eram DEMOCRATAS quando apoiavam os militares. Se ele esperar esses eventos, o PT vai ficar mais tempo no poder que Castro e D.Pedro II juntos. Só Serra pode derrotar o petismo.