domingo, 6 de janeiro de 2008

Daniela, onde está você?

Roberto Jefferson - sempre uma referência quando se trata de relembrar o mensalão e suas demandas - aposta que a entrevista de José Dirceu assinala uma mudança de influências no Palácio do Planalto: a turma de Dirceu estaria perdendo espaço para um PMDB fortalecido.


Eu acho que tem mais a ver com o depoimento que o réu prestará, no próximo dia 24. O Zé - o Jefferson adora chamá-lo assim - quer algo de alguém. Não sei o que é. Mas, ao que tudo indica, ele contou com a colaboração de gente amiga para mandar seus recadinhos. Ou eu estou desinformada e a jornalista Daniela Pinheiro já apareceu para se defender das acusações que o Zé lhe fez?

Já sei que vai aparecer gente aqui para dizer que eu não posso concluir isto ou aquilo a respeito da jornalista tendo por base apenas as declarações do entrevistado. Acontece que eu posso. E quem me permite fazer isso é a própria Daniela, que se mantém caladinha - quando não teria, no momento, qualquer dificuldade para ser ouvida por grandes veículos de comunicação.

Não é verdade que quem cala consente? No caso em questão, Daniela está consentindo com uma réplica que sugere que ela ou sofre de autismo ou mentiu deliberadamente. Que profissional ficaria em silêncio diante de tais sugestões?

4 comentários:

jml disse...

Fosse num país sério, a jornalista teria que vir a público para esclarecer tais questões - sob pena de ver seu futuro profissional ir por água abaixo, já que se tornaria totalmente desprovida de credibilidade.
Acontece que, infelizmente, este país não é sério.
Nada demais, contudo. Ninguém se lembra de nada, o passado não é cobrado. A começar do nosso querido apedeuta, para quem o bom mesmo é ser "uma metamorfose ambulante".

jml disse...

Delúbio está calado até hoje, levando - e aceitando - a culpa de tudo que aconteceu com o PT na crise do mensalão. Inobstante estar desempregado, contudo, tem, conforme denuncia a imprensa ainda não cooPTada, uma vida muito, muito tranquila, andando, até, de carro blindado. Recentemente, criou até uma empresa - que ninguém sabe se tem clientes e quem seriam.
O Zé também sabe de muita, muita coisa que, se abrisse a boca, provavelmente traria muitos do planalto de volta à planície - e na condição de réus.
Assim, penso como vc. A tal "entrevista" foi, na verdade, um recado.
"Eu sei o que vcs fizeram no governo passado", parafraseando aquela frase que ficou famosa em um recente filme de terror. Assim sendo, convém não seja abandonado.
Sabe que é um arquivo vivo.
Penso que, a esta hora, engrenagens estão sendo movimentadas. Com que objetivo, para nós, da planície, ainda não está claro.
Mas que estão, estão.
Quem sabe, um dia, a ommertá seja quebrada e alguém dê com a lingua nos dentes.
Até lá, só nos resta supor.

Oliver disse...

MEUS HERÓIS MORRERAM DE OVERDOSE

A verdade é que a sequência de escândalos e o descompasso de um golpe governista frente aos anseios do povão já fizeram um rombo na biografia do chefe da quadrilha. Muita gente já entendeu o recado. O problema é que o desgosto com este modelo que está aí não vem acompanhado de uma opção clara a este modo torto de se fazer política. Nunca votei e jamais votarei na quadrilha do apedeuta, o que não me faz um aliado automático do outro lado do muro. O modelo de administração da dita "nova" direita não me convence nem seus líderes me parecem expressivos e concientes do desafio que lhes é imposto. No episódio da CPMF, a Globo bem que tentou ouvir "os líderes" da resistência, entre um constrangido Álvaro Dias, um carimbado Virgílio e mais ninguém. A oposição não fez um heroizinho sequer, para tripudiar desse governo arrogante e falsário. A IOF, então, é uma avenida a ser pavimentada entre a oposição e os desejos do povo. Me parece, no entanto, que tal oposição está ocupada demais, vigiando plaquinhas de rua e padronizações no calçamento. Talvez porque seja bem mais fácil administrar um caixa dois na periferia do poder, longe dos holofotes da mídia e da avidez da imprensa por um belo escândalo. Longe de ter que mostrar destreza e competência, duas qualidades que serão cobradas de qualquer próximo postulante ao Planalto. Como sabemos, para que o homem lá em cima seja um imbecil completo só está faltando um dedinho...

marie tourvel disse...

Eu escrevi um post em meu modestíssimo blogue chamado "As Marílias de Dirceu" em que falo sobre a Daniela Pinheiro e a Soraia Agege, a do Silvinho Land Rover (baseado no que li aqui, Nariz). Torço para que Daniela não tenha gravado a entrevista. Justificaria totalmente o título de meu post. Sou egoísta, como pode perceber. É que é tudo tão previsível quando se trata de imprensa adesista, que dá uma preguiça...