domingo, 13 de janeiro de 2008

De loucos e demagogos...

Protoditadores não sobrevivem sem uma boa teoria da conspiração. Quanto maior o engodo a que estão submetendo as massas que os apoiam, maior o número de teorias necessárias para manter a farsa.

Depois de sugerir o assassinato de Bolívar - cujos restos mortais pretende exumar no futuro próximo - e de colocar em dúvida os atentados terroristas de 11 de setembro, Hugo Chávez diz, agora, que aquela tentativa de golpe contra seu governo, em 2002, foi uma estratégia para impedir a eleição de Lula.

Eu confesso que tenho um certo interesse por teorias da conspiração. Me encantam tanto o nível de criatividade que coisa pode atingir quanto a predisposição daqueles que costumam acatar de pronto tais teorias. Mas há uma diferença entre os que criam - ou são levados a acreditar em - teorias estapafúrdias em virtude de um espírito para lá de inventivo e os que fazem uso calculado delas. No primeiro grupo, estão loucos deliciosos como o impagável Jerry Fletcher, tão bem interpretado por Mel Gibson. No segundo, se aboletam demagogos como José Dirceu e Hugo Chávez.

conspiracao.jpg

Gibson, na pele de Jerry Fletcher, em Conspiracy Theory: loucura inofensiva, a bordo de lindos olhos azuis. Quem resiste?

2 comentários:

marie tourvel disse...

Essas teorias são ótimas e engraçadas quando se tem um Mel Gibson, melhor ainda se fosse o Banderas. Agora, com o Chaveco e com o "duas caras", apesar de igualmente hilárias, são trágicas.

Sharp Random disse...

Guuuruuu. Pensando bem Serra candidato em 2010 só se for em chapa puro-sangue... ordens do médico. Alckmin, te aguenta aí. Segura teu partido partido que o destino ainda te coloca lá.