quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Dois traíras e um boca-aberta: está selado o nosso destino

"Eu acho que o partido analisa e avalia sua estratégia em cada local. Eleição municipal é eleição municipal, não vamos perder isso de vista".

(José Serra, sobre a aliança PT/PSDB para a prefeitura de Belo Horizonte)

"Acho que não podemos dar às eleições municipais um caráter maior do que elas têm. São eleições fundamentais, mas que se decidem nos municípios, em função das características políticas locais, nomes locais. Não vejo um link direto, por exemplo, das eleições municipais com eleição nacional".

(Aécio Neves, sobre a aliança PT/PSDB para a prefeitura de Belo Horizonte)

Eis o que disseram à Folha de S. Paulo, após um jantarzinho íntimo, os dois tucanos mais cotados para a corrida presidencial de 2010.

Nada surpreendente, já que há muito ambos têm mostrado uma disposição e tanto para sentar no colo do PT. Aécio não descarta fazê-lo via PMDB - partido através do qual poderá obter o apoio de um Lula que, ponto G à parte, não conseguiu gerar um herdeiro petista. Serra não hesitará em tratar uma aliança nacional com o PT da mesma forma que trata, agora, a aliança na capital mineira. A argumentação será, por óbvio, a mesma: "a eleição em São Paulo foi fundamental, mas decidida em função de rivalidades locais - portanto, sem qualquer link com eleição nacional, cujo foco deverá ser a governablidade, a continuidade de um quadro de estabilidade econômica" , blá, blá, blá...

Com o apoio de Lula e da máquina governamental, qualquer um dos dois se elegerá presidente. É provável que o PSDB opte por Serra em função da idade - Aécio pode esperar. Porque cara de pau para justificar uma aliança nacional PT/PSDB ambos já mostraram que não lhes falta. Defenderão tal coisa com a mesma falta de vergonha que usaram para defender a permanência da CPMF - com a diferença de que, desta vez, não haverá Sergio Guerra, Arthur Virgílio ou Álvaro Dias que possa reverter a situação. Aquele Fernando Henrique que disse uma vez "chegou a hora do Lula" dirá, então, que "chegou a hora de unir-se a Lula".

Eis o quadro para 2010: o PT seguirá no poder. Talvez se torne, dentro de uma década, o novo PMDB - aquele partido que chegou ao poder aglutinando toda a esquerda nacional e que, uma vez lá, virou um frankstein programático e ideológico para não largar o osso.

Este quadro poderia mudar se surgisse um candidato com um histórico de enfrentamento legítimo com o PT. Um que pudesse rachar o PSDB ao meio, levando consigo eleitores e militantes para um partido verdadeiramente oposicionista. Sim, é isso mesmo: Geraldo Alckmin no DEM faria um bom estrago no acordão PT/PSDB que agora se alinhava.

Faria, se não tivesse perdido o timing. Faria, se não tivesse o umbigo enterrado em um PSDB que só existe em suas lembranças. Faria, se tivesse percebido que Serra usaria a tradicional e infalível teimosia alckmista para colocar Geraldo no centro do conflito pela prefeitura de São Paulo, indispondo-o com o DEM. Agora é tarde. Geraldo Alckmin não vai levar nem prefeitura nem governo. Comeu mosca. E, por conta disso, nós continuaremos a engolir o PT.

16 comentários:

Jorge Nobre disse...

Se Alckmin não será candidato tucano a governador, quem será?

O Serra não pode entregar a vaga de candidato a alguém do DEM, pois isso atrapalharia um acordo com o PT.

Será que o Serra seria tão cinico para apoiar um candidato petralha, um Mercadante, depois daquele caso do dossiê?

Se for, o Serra pode até ganhar a presidência, mas a longo prazo isso será ruim para os tucanos.

Reginaldo Almeida disse...

É, fazer o que? A saída para o Brasil é o Aeroporto Tom Jobim...

Imagina as opções para 2010: PT, os filopetistas do PSDB ou a raivosa Heloisa Helena do PSOL (aquele partido cujo ideólogo é uma assassino - Achile Lollo - http://nemersonlavoura.blogspot.com/2007/12/grandes-nomes-do-humanismo-esquerdista_28.html)

Ângelo da C.I.A. disse...

Só uma coisa: Geraldo ALckmin é inimigo do PT não por questões ideológicas ou mesmo governamentais mas simplesmente por ter herdado o legado de Covas.
Por muito tempo em SP a maior força foi o malufismo e contra isto a alternativa era o PT. Com Covas vencendo o Estado e administrando-o muito melhor que os antecessores ( Quércia e Fleury é dose pra leão ), fez-se então a força necessária para derrotar o malufismo. Mas sempre unidos ao PT.
Covas foi eleito com o apoio do PT. Reeleito com o apoio do PT. E Marta foi eleita prefeita com apoio de Covas e Alckmin. Já quando Alckmin assumiu o estado o malufismo tinha virado farinha e então a disputa passou a se dar entre PT e PSDB.
Nada impede que o Democratas se torne a nova força paulista e portanto uma ameaça aos tucanos. E, como disputam o mesmo segmento do eleitorado ( classe média pra cima; os pobres são do PT ), me parece inevitável que em breve haja uma cisão. Se Alckmin mudasse para o Democratas, ao menos localmente, a coisa desequilibra acentuadamente em favor dos Democratas mas Alckmin não faz isto por lealdade e dependência ao legado de Covas.

Ranzinza disse...

Perdoe-me NG,

Mas simplesmente nao consigo entender esta sua fixacao em Graldo Alckmin como um possivel candidato liberal.

Tambem nao sou fa~ de Serra e Aecio, acho que dos dois dificilmente saira' um consenso para fazer o certo (a meu ver algo como o que foi proposto por FHC: Kassab na prefeitura, Alckmin no governo e Serra e Aecio na presidencia e vice-presidencia, respctivamente).

Voce insiste em falar em Alckmin no DEM. Quando e' que isto foi sequer cogitado por Alckmin ou pelo DEM? Nunca vi nenhum democrata sondando Alckmin.

Alias, Alckmin por acaso e' liberal? Nem isto se sabe. Ate' hoje, que eu me lembre Alckmin so' mencionou certa vez que era do velho MDB. Quer dizer, ele tenta se aproximar do PMDB dos tempos de Ulysses, suponho, nunca do DEM.

Sua opiniao me parece mais um sonho, uma utopia, encaixada na figura do Alckmin. Mas fica como tentar encaixar um quadrado em um buraco redondo.

Alckmin nunca investiu em uma parceria com o DEM, sequer localmente. Como e' que ele vai simplesmente aterrissar em outro partido e ser logo aclamado candidato `a presidencia?

Isto nao e' desprezar demais o DEM e seus possiveis quadros?

Uma chapa Serra-Aecio para mim e' o certo, se puder contar com o apoio do DEM, nao porque eu goste deles, mas porque pelo menos nao seria mais o PT na presidencia. Seria a uniao das oposicoes.

E' irrealista sua suposicao de que o PT tambem aceitara' compor com o PSDB como coadjuvante, totalmente irrealista. Que pernamecera' em um governo Serra ou Aecio so' com uns ministros ou coisa parecida, como faz hoje o PMDB no governo Lula.

Serra e Aecio nao sao estupidos para acreditar nisto. Nao e' possivel. No maximo quererao uma relacao nao tao hostil.

Mas ai e' isto que da' vivermos em uma pais em que tanto a situacao quanto a oposicao sao predominantemente de esquerda.

Agora Alckmin como lider de uma nova centro-direita, ai' ja' e' demais. Que grande filosofia ou realizacao ele tem para mostrar neste sentido?

(N.G.: Ranzinza, você não precisa pedir perdão por não conseguir me entender. Deveria pedir perdão apenas se cogitasse que eu não deveria externar uma opinião que difere da sua - o que, é claro, não é o caso aqui.

Não tenho qualquer fixação em Geraldo Alkmin. Apenas o considero um dos administradores mais competentes, francos e honestos que tive o prazer de conhecer - e sei que as duas últimas características são exatamente o que atrapalha sua trajetória nos últimos anos. E é justamente por conhecê-lo que eu sei que ele é mais afinado com o liberalismo do DEM do que o Serra - a que eu também conheço - com a social democracia do PSDB.

Agora, se você me der licença, não acho que seja proibido sugerir um cenário político que considero ideal só porque o mesmo não foi ventilado pelos envolvidos. Não há nada de extraordinário nisso. Tem gente que acha que a situação ideal seria uma "chapa pura" entre Aécio e Serra para 2010. Eu acho que a situação ideal seria Alkmin no DEM - assim como penso que ele deveria ter abandonado o PSDB logo após o pleito de 2006. Mas eu mesma já disse que o momento para isto passou.

Na minha modesta opinião - que eu não preciso que seja avalisada por ninguém para externá-la - utopia mesmo é acreditar que Serra e Aécio afastariam o PT do poder. Um abraço)

jc disse...

E essa agora? Nao me surpreende, nem um pouco. Mas servira de inspiracao pra um email indignado. Meu voto daqui pra frente ou eh DEM ou eh nulo!

Arthur Virgílio: acordo PT-PSDB em MG não é incoerente
O governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), negociam uma candidatura única à Prefeitura da capital de MG. O senador tucano Arthur Virgílio elogia o prefeito petista e afirma que um acordo com a "parte limpa" do PT não seria incoerência. Leia mais


ELE SABE que nao ha parte limpa no PT. Tudo fezes do mesmo vaso.

FORATODOS disse...

Não sei por que sempre que leio sobre a atuação de Aécio e Serra em seus contatos imediatos de terceiro grau com o PT me lembro imediatamente da piada da moça que aceita o programa por uma fortuna, o rapaz então pergunta se ela topa por uma preço muito mais baixo e ela fica idignada e pergunta se ele acha que ela é, digamos, vagabunda ao que ele encerra o papo dizendo que isso já havia sido definido na primeira negociação, agora se tratava apenas de acertar o preço.
Gabriel Garcia Marques teria material para um novo livro. Seria "Memórias de......?"

Ranzinza disse...

Ola de novo NG,

Obrigado pela resposta, obviamente discordamos, mas e' isto ai', tenho certeza que partilhamos pelo menos algumas angustias.

Mas um outro detalhe eu gostaria que um dia voce comentasse: a aparente alianca de Alckmin com Aecio.

Ora, se Aecio e' pro-PT, e e', entao isso nao faz de Alckmin tambem um traira dos eleitores que nele confiamos?

E' so' para fazer frente ao Serra? E' por causa de alguma vinganca por traicoes do Serra a ele?

Sinceramente, para que o cenario que voce considera mais ideal seja possivel, so' haveria uma opcao para Alckmin:

Compor uma alianca com Kassab e Serra em SP e ser candidato mais la na frente, deixando Aecio de escanteio. Para se aproximar do DEM e tambem porque Aecio e' hoje, no PSDB, o posto mais avancado do petismo.

Ou voce considera Aecio melhor do que Serra em termos de petismo disfarcado?

Serra pelo menos tem a desculpa de ser de esquerda para nao confrontar tanto o PT. Aecio nem isso, e' so' uma raposa, ou urubu.

Alckmin entra como pedra no sapato de Serra, para beneficio de Aecio e recebe o que em troca? Aecio na presidencia? Sucedido por Lula?

No minimo o cara esta' muito mal assessorado.

(N.G.:Alckmin não é uma pedra no sapato de Serra, Ranzinza. O Alckmin é um ótimo administrador mas um péssimo candidato - fraqueza que o Serra explora muito bem, colando o boca-aberta sempre em saias justas. A aliança de Alckmin com Aécio é, acredite, menos sólida que a aliança de Serra com, por exemplo, Marta Suplicy. Se dá simplesmente porque Aécio é aparentemente menos hostil - apenas aparentemente, já que ficou de bracinhos cruzados em 2006. Eu, aliás, não considero o Aécio melhor que o Serra em nada. Observe o título deste post: " Dois traíras..." Serra e Aécio são iguaizinhos: capazes de rasgar comrpomissos assinados, trair o partido e os eleitores, se isto lhes garantir a chegada ao poder. Abraços)

marie tourvel disse...

Não é que Serra afastará o poder do PeTê, Nariz, já que já sabe minha opinião sobre ele, o considero mais comunistóide que qualquer petista maluco. Mas o fato é que Serra não governará com os lulopetistas, ele é muito vaidoso para isto. Acredito que só ele poderá ganhar de qualquer candidato que Lula apresentar. Ganha até do Aécio e suas modeletes, do ridículo Ciro Gomes e da velha guerrilheira Dilma (que por sinal, quem foi mesmo que disse que ela seria uma possível candidata? A imprensa adesista e não-adesista, né?) Eu não sei quanto à honestidade de Alckmin. Se é político, sempre desconfio, mas considero Alckmin um político que, ou é realmente simplório, ou se faz de, para arrancar simpatias. Mas se ele se candidatar pelo DEM ou PSDB, voto nele, repito, de nariz tapado. Acho que será bem melhor enchermos o saco dele do que continuar a dar murro em ponta de faca nos lulopetistas, credo.

(N.G.: Alckmin é um excelente homem público e péssimo candidato, Marie. Tem uma clareza impressionante a respeito de administração pública, mas não se liga muito em ideologia. Gosta de boas idéias, independentemente de onde elas venham - daí a imagem de simplório, que é mais uma dificuldade de construir um discurso ideológico que incendeie o eleitorado. Um beijo prucê )

HAGG disse...

Alckmin é um bom administrador mas é um bolha. Era para ter assumido o papel de opositor mor, mas foi pros states se esconder e agora tá mais quieto que guri borrado. Alckmin é uma decepção e periga terminar a carreira política brigando para ser candidato a síndico. Serra e Aécio são capachos do Lulla.

Alberto J. disse...

"Sim, é isso mesmo: Geraldo Alckmin no DEM faria um bom estrago no acordão PT/PSDB que agora se alinhava."
O mesmo tipo estrago que ele fez no PSDB em 2006? O maior estrago que Alckmin pode fazer no PT é se filiar ao partido e levar para lá a discórdia que ele vive a semear entre os tucanos. Se ele levar com ele os defensores e eleitores dos coronéis do PFL, melhor para o PSDB e para o Brasil.

(N.G.: e por falar em 2006, me diga uma coisa, Alberto J: por que a facção serrista repudiou a realização de uma prévia na convenção nacional de 2006? Medo de descobrir que não era maioria? Vícios de decisões pouco democráticas, na base da queda de braço? Não me venha com essa, querido. Uma prévia teria aparado as arestas e promovido a união do partido em torno do nome por ela consagrado. Serra não quis. Então, quem foi mesmo que promoveu um estrafo em 2006?)

Sharp Random disse...

Gozado. As noures que por aqui passam... não passam mais por lá... o ex-PFL formalizou convite ao Geraldo e o nordeste estribuchou depois que o sul/sudeste deram de ombros.
Chocante. Há um lapso de tempo mínimo necessário para a cura de deteminadas doenças. A quarentena varia, portanto. Se o ex-PFL já estivesse renovado, livre de seus homens-velhos e velhas práticas, já haveria distribuição de senhas para filiação, tal seria a procura. Afinal, 40 milhões de votos precisam de um coral afinado que nos represente fielmente. A história política de antagonismos entre os agora aliados não se apaga com a mesma velocidade com que avançou da teoria à prática, o clube do crime institucional dessa coisa sinistra que descambou pela esquerda. Infelizmente, o que é timing prá uns é omissão prá outros.

Sharp Random disse...

Outra. O PT encalacrado na máquina do governo, até ser expurgado, tem o potencial de inviabilizar uns dois anos de mandato. Após a experiência de ver a máquina por dentro, na oposição, tem o potencial de fazer estragos realmente sérios para a estabilidade social e econômica do país. Já é fato a preponderância dos objetivos do Foro de São Paulo sobre a questão nacional. Alckmin, rogo para que conscientemente, estabelece uma disputa onde ela pode ser acirrada sem comprometer o povo em luta armada. Se Lula estivesse com a corda no pescoço e houvesse horizonte punitivo correspondente ao mal praticado, todos aqueles cenários de enfrentamento de rua pintados na estupefação do clima de impeachment seria a nossa venezuela.
O PSDB é o fiel da balança. A opção experiente para fazer o país atravessar a transição pós-Lula descontaminado da paixão por sangue que está banalizando a política na vizinhança.

André BH disse...

Olá NG
Aqui em Belo Horizonte comenta-se a muito tempo a afinidade exagerada do prefeito Pimentel com o Aécio.
Mas essa afinidade é restrita à poucas pessoas de ambos os lados.
A princípio sou contra.Porque me parece mais projeto pessoal do que coerência programática-administrativa.
Os modelos administrativos são muito diferentes,e dificilmente daria certo qualquer tipo de dobradinha,etc.
O PSDB está numa situação complicada,buscando um rumo,uma identidade.Não é fácil.
Alguns tucanos graúdos,muito vaidosos,não esparavam ver um dia seu partido no vácuo do PFL.

Eu não entendo até hoje porque o Serra foi prefeito de São paulo sabendo que iria tentar o gov. do Estado 2 anos depois.Olha a confusão!Uma simples indicação pra prefeito se transforma numa salada de ego e poder que deveria ser tranquilíssima.
E condordando com você,acho que o Geraldo merecia mais respeito,inclusive da mídia.

Até outubro vai ser conspiração pra todo lado.

ABS

Bira disse...

Essa aliança com o PT vai dar merda...fiquem vendo e nós pagaremos a conta...

Lisete disse...

O que o DEM tem de fazer é tirar o senador Álvaro Dias do PSDB e lançá-lo à presidência. É o melhor senador da República e seria um ótimo candidato.Tem postura,educação,preparo e uma ótima imagem. Se não ganhar em 2010, tem tempo para tentar novamente, pois é novo. Afinal, o Lulla tentou quatro vezes.Quanto ao Alkimim, me parece ser um "cabeça-dura", quando vira para um lado ninguém o faz voltar(lembram a campanha para presidente?)

Pet name disse...

Concordo com você, nosso destino está selado e é cruel. Sua análise é pertinente.
Abraços.