segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Eles não acreditam em fofoca

Quem são eles?

Os médico que atenderam pelo meno quatro dos oito mortos por febre amarela e que, segundo os familiares das vitimas, as dispensaram sem cogitar a possibilidade da doença. É o que informa matéria da Folha de S. Paulo de hoje.

À Folha, o infectologista Vicente Amato Neto, declarou que a falta de suspeita de febre amarela se dá porque os médicos "não se lembram" de obter a história clínica completa do paciente. "Se perguntassem se esteve em áreas endêmicas e se é vacinado, a suspeita de febre amarela surgiria."

A mensagem é óbvia: os médicos provavelmente não lembraram da febre amarela porque acreditavam que a mesma estava erradicada das áreas urbanas desde 1942. Ou seja: a ministra Marta Suplicy pode relaxar e gozar, pois a tal "epidemia da fofoca" está ocorrendo em áreas restritas. Caso tivesse se alastrado por todo o país, algumas vidas teriam sido poupadas.

9 comentários:

Marcos V disse...

NG

Indiquei seu blog para o premio iBest. Passei lá agora e vi que a indicação foi aceita.
E não precisa agradecer porque você merece.

Sobre a Marta: ela perdeu mais uma chance de ficar calada.

(N.G.: puxa, vou agradecer sim, Marcos. Aquilo lá é briga de cachorro grande. )

Sharp Random disse...

O Dr. Arary da Cruz Tiriba, médico infectologista das nossas relações, ex-diretor do Emílio Ribas de São Paulo, por diversas vezes citou em nossos "colóquios" as deficiências nos questionários propostos pelos médicos aos seus pacientes como condição sine quo non para o melhor diagnóstico.
O mercantilismo que massacra a atividade médica faz do paciente um "cliente" ávido por soluções rápidas.
Investe-se no equívoco quando a rede do SUS se homogeniza ao extremo e faz da massa de trabalhadores que a servem instrumentos políticos à mercê de diretrizes transitórias cujos objetivos passam longe de dignificá-los facultando-lhes atualização e qualificando-os segundo a têmpera das vocações e do compromisso.

jc disse...

De fato, eh verdade que os medicos nao conversam mais com os pacientes e pedem exames complexos direto, muitas x antes mesmo de um exame fisico.
Mas...pensar em febre amarela...nao eh facil, tem muuuita coisa q pode causar sintomas parecidos e que sao do dia a dia. Agradecamos ao governo lula. E jah soube de medicos dizendo que a coisa tah ficando feia, que nao eh um ou dois macacos com a doenca nao....Medicos do mato grosso.

Cássio disse...

Não existe suspeita da doença por um motivo mais prosaico: de 2004 a 2006 foram notificados dez casos de febre amarela no país inteiro. Traduzindo em porcentagem, pode-se dizer que o percentual de brasileiros que teve febre amarela no período é representado pela sexta décima milionésima parte de um por cento (6 x 10e-6) da população. Para trazer uma linha de comparação, nos meses de inverno, de 4 a 6% da população está gripada. Sem figuras de linguagem, porque elas se fazem desnecessárias, é dez milhões de vezes mais comum estar gripado do que ter febre amarela. Assim, paciente febril, com dores pelo corpo e mal-estar, quem disser que é febre amarela tem a chance de seis em dez milhões de acertar. Se serve de alento, ainda é 30 vezes maior do que a chance de se acertar na mega-sena. Abraços.

jml disse...

NG,
Creio que não se pode debitar única e exclusivamente aos médicos a responsabilidade pelo fato.
É que, na verdade, eles não estão preparados para lidar com a febre amarela. Porque ela é, de certa forma, simplesmente desconhecida da grande maioria dos médicos das grandes cidades, senão pela totalidade destes.
Não sei onde, mas me lembro de já ter ouvido de alguém (que já teve a doença) dizer que preferia ser atendido, em caso de febre amarela, por enfermeiros de postos de saúde da região norte, que têm convívio diário com a doença e que, portanto, sabem o que é preciso fazer, do que por médicos das capitais, porque estes simplesmente não conseguem diagnosticá-la.
Lembre-se que desde a década de 40 ela é considerada erradicada.
Mas o (des)governo de nosso amado líder, sempre tão nostálgico das coisas antigas (a revolução cubana é o exemplo maior) fez questão de trazer de volta esta doença.
Daí o despreparo dos médicos.
Agora, no entanto, com a percepção da existência da... "fofoca", há de se admitir a possibilidade desta.
Pelo menos, é o que se espera dos médicos.

(N.G.: uai, jml... Mas foi justamente o que eu disse no post - que os médicos provavelmente não cogitaram a febre amarela porque , para todos os efeitos, a mesma estava erradicada das áreas urbanas desde 1942.)

Ligia disse...

Oi Nariz!
Pior que eu ouvi um comentário que não é bom se vacinar nestas épocas de surto, a vacina não é muito garantida . Isso foi conversa de bar de um jornalista da emissora com amigos médicos.
Aí! Minha filha está chegando e pretende encontrar namorado em Floripa e depois Parati, tô louca de medo.Já não chega o suspense do vôo...
Mãe sofre.

HUGO AGOGO disse...

Eu tasquei meu voto na NG, mas de fato o negócio lá ganhou contornos de tragicomédia. Sobre a febre amarela, o máximo que os petistas conseguiram foi montar um ranking de mortes para comparar Lulla com FHC.

(N.G.: ei, Hugo, obrigada.)

jorge nobre disse...

Ela pode bem ser prefeita e aí ela vira presidênciável.

Por isso, tem que ser derrotada logo na prefeitura. Eu gostaria que tucanos e democratas se empenhassem mais... É triste ter que contar com esses caras.

Marcos Ramos disse...

NG

e pelo jeito, a coisa não vai ficar só na febre amarela não...

o cláudio humberto noticia hoje que uma senhora morreu no MS, veja só, do mal da VACA LOUCA!!!

não é tudo o que o Brasil precisa, agora??

como sempre, o ministério da agricultura nega, mas admite que ainda existem criadores que se utilizam da ração que provoca a doença...

eu só não descobri ainda é se houve alguma viajem da ideli salvatti ou da marta suplicy pra'queles lados. talvez a culpa nem seja da ração, né???