quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Primeiras impressões sobre a libertação de Clara Rojas e Consuelo Gonzalez

Consuelo Gonzalez agradeceu muito efusivamente a Hugo Chávez - quase demais.

Clara Rojas pareceu menos a vontade - ou mais contida, como queiram - ao falar com o gorila pelo rádio.

Ambas trocaram beijinhos de despedida com as guerrilheiras das FARC que as acompanharam até o encontro com os membros da Cruz Vermelha.

No entanto, já dentro do helicóptero, Clara Rojas agradeceu o apoio da família - cuja lembrança constante foi fundamental para que ela resistisse e sobrevivesse a momentos terríveis.

Atualização, às 19:18h: acabo de reparar que Clara Rojas passou pela manicure antes de deixar a selva. Escolheu um esmalte café-com-leite, cintilante.

10 comentários:

Peregrino disse...

Esperemos reação da mídia PROGRESSISTA. Veremos quão glorificado será o GORILOSO presidente bolivariano e quão execrado será o pesidente colombiano, pela sua suposta intransigência com os patriotas das FARC.

Harlock disse...

Salve. Nada surprendente afinal... como sempre vai valer a palavra de ordem "sem inimigos à Esquerda!" e apesar de tudo o que teriam sofrido aposto em um discurso, senão pró-FARC, pelo menos o mais neutro possível, talvez até com uma ou outra crítica à atuação do governo colombiano no episódio. Mas de um jeito ou de outro as FARCs serão preservadas.
E bem considerando, tanto a Consuelo quanto a patroa da Clara foram capturadas quando prestigiavam a manutenção da dita "zona desmilitarizada"... realmente não tem como eu me comover com essa história toda.

FORATODOS disse...

Desculpem a insistência: Nas FARC não há guerrilheiros(as): há terroristas e criminosos comuns.

marie tourvel disse...

Podemos dizer várias coisas sobre este assunto, Nariz. Porém, direi só uma: vai ter mau gosto para esmalte assim lá em Caracas.

Leo disse...

Nariz,

Você já viu essa pesquisa do USA Today? Interessante pra ser aplicada nas nossas eleições...

http://www.usatoday.com/news/politics/election2008/candidate-match-game.htm

É bem rápida de preencher!

Bjs
Leo

fatima disse...

Nariz, tb tive uma impressão de que algo estava errado nessa história toda. Vc reparou a falta de emocão no abraco da ex senadora e sua mãe que ela ñ via há 5 anos? E os agradecimentos feitos ao maluquete por telefone? Não sei não.

Ruy disse...

E com que direito você sacaneia as (ex-)reféns, Nariz? Não lhe parece que a) síndrome de Estocolmo pode explicar algumas coisas e b) se há comportamentos realmente condenáveis nessa história, o delas certamente não é o primeiro da lista? Que subsídios você e alguns de seus leitores têm para tratar ex-seqüestradas como "aliadas" das Farc e do gorila venezuelano?

É fácil deitar falação e, como diria um inglês, "revel in our moral superiority" quando não se passou por situação semelhante -claro, queira Deus que não aconteça a ninguém aqui. Em teoria, eu mesmo seria o primeiro a dizer que jamais me despediria efusivamente de alguém que me manteve seqüestrado por seis anos. Mas é fácil dizê-lo na teoria -e no conforto da minha casa.

Bjs

( N.G.: ora, Ruy, com o direito de quem não vai engolir o melodrama chavista - no mínimo porque já viu em que estado outros reféns foram libertados pelas FARC. Mas não é o caso aqui. Observei o que de estranho havia, sem afirmar que as duas eram aliadas das FARC - ou sem esculachá-las. Se alguns comentaristas do blog o fizeram (embora eu não tenha lido nada ofensivo por aqui), é porque, até que eu decida o contrário, eles têm o direito de se manifestar livremente.)

Bira disse...

Alguem sequestrado deveria aparecer em trapos...sindrome de estocolmo?

Marcelo disse...

O pior foi o que disse o Ministro Bolivariano que estava no grupo que recebeu as sequestradas e encotrou com a patrulha das Farc. Deu todo apoio do Chavez para os terroristas. Está documentado em vídeo. Não escondem as preferências:
http://resistensanleo.blogspot.com/2008/01/las-escandalosas-palabras-de-despedida.html

liliane disse...

Nariz, pelo que pude presenciar quando vivi em Bogotá, as guerrilheiras dispõem de uma salão de beleza em plena selva (se é que é na selva). Uma vez saiu uma reportagem enorme no El Tiempo sobre isso. Os reporteres foram lá, fotografaram, entrevistaram, e sairam com a matéria pronta. Ou seja, todo mundo sabe onde estão, com quem estão, como estão. E ninguém toma uma atitude mais drástica. E olhe que tive até contato com o pessoal do DEA. Enfim, dá o que pensar.
Na verdade, o que mais me preocupa é toda essa 'liberdade do HC'.