quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Refugiados políticos do governo Lula

Da Folha de S. Paulo de hoje:

Um irmão e uma cunhada do ex-prefeito petista de Santo André (SP) Celso Daniel, morto há quase seis anos, foram reconhecidos pelo governo francês como refugiados políticos. Bruno Daniel, Marilena Nakano e três filhos deixaram o Brasil em março de 2006. A família informou que vinha recebendo ameaças de morte por insistir na elucidação do assassinato do prefeito, até hoje sem resposta na Justiça. O casal reuniu reportagens e relatos de amigos sobre as ameaças para apresentar ao Ofício Francês de Proteção aos Refugiados e Apátridas (OFPRA) - a Folha ligou para o órgão, que informou que os casos são mantidos em sigilo. Matéria completa, para assinantes, aqui.

Uma coisa é certa: o OFPRA não acolheria esta família se não houvessem indícios claros de que a mesma é perseguida e não pode retornar ao Brasil - coisa que o governo brasileiro, por razões inexplicáveis, se nega a reconhecer. Mais inexplicável ainda quando lembramos que o próprio Lula, durante o enterro de Celso Daniel, descartou a hipótese de crime comum:

"Não foi coincidência (...) tem gente graúda por trás disso, e nós vamos descobrir quem é" , foram as declarações do então candidato à presidência, como você pode conferir aqui.

É claro que nossa metarmorfose presidencial sempre poderá alegar que as investigações posteriores acabaram por fazê-lo aceitar a versão do crime comum. Mas esta posição do Ofício Francês de Proteção aos Refugiados e Apátridas é o reconhecimento inegável de que, a despeito da incompreensível apatia petista - ele era um dos seus, certo ? - , o assassinato de Celso Daniel é crime não solucionado, passível de produzir novas vítimas.

7 comentários:

Peregrino disse...

NG,

Um assunto um tanto fora da pauta do post, se você permitir. A jornalista Eliane Cantanhêde, em sua coluna na FSP alertou para que as pessoas procurem vacinar-se contra a febre amarela. Para isso, usou a frase "Senão, Lula, o Aedes aegypti vem, pica e mata sabe-se lá quantos neste ano --e nos seguintes". Por causa disso foi chamada de prostituta, quenga, vagabunda etc. Já que os petistas vestiram a carapuça, proponho um novo epelido para o Lula: AEDES AEGYPTI.

(N.G.: mais uma demonstração da democracia petista, então. Mas pergunto, Peregrino, já que parece que perdi alguma coisa: a Eliane foi chamada disso tudo onde, quando e por quem?)

marie tourvel disse...

"Coincidentemente" este caso já produziu pelo menos 8 vítimas. Fora o que a gente não sabe, né? E o caso do Toninho de Campinas? Quantas vítimas terá produzido por "coincidência"?

Sharp Random disse...

O oportunismo de um Virgílio, o inconformismo de um Alckmin, uma persistência de Serra, a mineirice de um Aécio contrapostos aos 40 milhões de votos contra Lula, contra o PT e absolutamente saturados da conivência com o governo do crime organizado estão exigindo um posicionamento claro, explícito e publicado.
Os senhores candidatos aos votos ANTI-LULA (sim, pois, agora, decorrida a etapa democrática de provação, não há nome mais coerente a usar) devem opinar sobre MST, Foro de São Paulo, FARC, aparelhamento do Estado, Estatais, Itamaraty, China, Irã, Hugo Chávez, Evo Morales e demais assuntos que os distinguam uns dos outros. A turma quer saber algo concreto sobre o rumo que se dará ao Brasil para decidir se prolonga a permanência dos filhos no exterior ou se vão juntar-se a eles no futuro próximo.

Peregrino disse...

Isso foi contado pela própria Eliane Cantanhêde em sua coluna de ontem na FSP, intitulada "Seis Casos, Cinco Mortes". Ela não menciona, são petralhas da gema. Não tem erro.

(N.G.: vou correndo ler, pois a coluna me escapou. Thanks, Peregrino.)

Jorge Nobre disse...

Quem se diz decepcionado com o governo Lula, eu já sei que é um imbecil, um canalha ou um desinformado (a hipotese mais caridosa). O caso Celso Daniel já era bem conhecido antes da posse do molusco. Não havia mais como se decepcionar porque não havia mais o que esperar de bom do Lula.

Sharp Random disse...

Bom. Com quatro (4) candidatos a candidato a presidente da república sinalizando inequívocamente sua disposição de ocupar o lugar de Lula, temos uma concertacion pró 2010.
A hipótese de prorrogação da permanência do apedeuta me parece mais remota assim.
Com essa do Virgílio arrisco louvar uma descida do muro. ;-)))

jml disse...

Ouso discordar do Peregrino. Acho que o melhor apelido para LuLLLa seria LULAEDES AEGYPTI.