quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Vai encarar, Britto?

O presidente da OAB, está dizendo que os militares brasileiros envolvidos na Operação Condor podem ser acusados pelo desaparecimento e pelo possível assassinato de militantes de esquerda, caso fique comprovado que os militares tinham consciência do que aconteceria aos aprisionados.

Em entrevista para o Estadão de hoje, Cezar Britto explica sua opinião: "Quando uma pessoa dirige um carro para que uma quadrilha vá até um banco fazer um assalto, o motorista também é acusado pelo assalto. O mesmo vale para aqueles que não participaram diretamente do crime, mas ajudaram a planejar."

O que Britto não explica é que, só para seguir seu exemplo, houve uma anistia para todos os envolvidos, de ambos os lados, em "assaltos a bancos". Mas Britto quer que se abra os arquivos da ditadura a respeito da Operação Condor. Considera de suma importância histórica que venha a público toda a verdade sobre esta operação - se, afinal de contas, ela existiu ou não.

Na minha opinião, uma vez que houve anistia, tais coisas deveriam ser reviradas somente depois que todos os envolvidos já estivessem mortos. Seria, então, o momento de se erguer memoriais e museus àqueles que a História julgasse merecedores - e a História sempre julga melhor quanto maior é o tempo transcorrido entre a ação do homenageado e a homenagem. Esta é uma boa fórmula para evitar punições ou recompensas exageradas a quem atuou num período de exceção - no qual, como próprio termo sugere, todos os envolvidos cometem excessos.

Mas se, por "amor á História" - quá, quá, quá - ou por desejo de justiça, vão derrubar a anistia, concordo com Britto. Só que vou além de seu parcial desejo: quero que sejam abertos todos os arquivos da ditadura.

Quero saber não apenas sobre a suposta Operação Condor. Quero detalhes sobre a atuação de gente como José Dirceu, Dilma Roussef, José Genoino, Fernando Gabeira e Franklin Martins na luta armada. Quero saber se eles, de fato, colocaram bombas em bibliotecas e redações de jornais; quero saber se participaram de "justiçamento" de professores e assaltaram bancos, boates, depósitos e lojas de armas. Quero saber quantas vezes cada um deles participou deste tipo de ação e quantas pessoas foram mortas ou feridas durante as mesmas. Quero, enfim, para os nossos "supostos" terroritas, o mesmo tratamento que Cezar Britto quer para os militares da suposta Operação Condor: que sejam tratados no mínimo como cúmplices - e levados a Justiça.

13 comentários:

Gili disse...

Apoiado, NG.

Feliz Ano Novo!

cristal disse...

Assino embaixo.

Joaquim Mitchel disse...

Cara e doce NG
Este senhor quer somente estar na mídia. Ele escolheu um péssimo meio para isto, pois o que propõe meche com uma de nossas intituições basilares.
Ao meu ver, se mechermos neste vespeiro, poderemos criar problemas para todos, inclusive aqueles que estão defendendo o fim da anistia geral e irrestrita.
At
JM

Sargento da Marinha disse...

Bem NG, aqui está a resposta a sua pergunta.

Por Maria Joseita Silva Brilhante Ustra.

http://www.averdadesufocada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=845&Itemid=34

PauloC disse...

Olha só, isto é uma confusão típica neste caso: os (supostos, vá lá) crimes cometidos no âmbito da operação Condor não estão incluídos na lei de Anistia, pelo simples motivo de terem sido cometido após a promulgação da lei. O que aconteceu antes da lei de Anistia, incluindo os crimes de todos os que você cita e os crimes cometidos por agentes do governo, foram "zerados" por aquela lei. Mas a lei não poderia, obviamente, "anistiar" crimes futuros.

(N.G.: se é que existiu, a Operação Condor é anterior a Lei de Anistia. Ou os crimes de que falam não pertencem à Operação Condor?)

Peregrino disse...

NG,

Em que mundo estamos. Até a Marina Silva, com aquela cara de santa do pau ôco, foi militante armada? Cruz credo!

(N.G.: erro meu, Peregrino. Pensava em Maria do Amparo e, por uma razão qualquer, escrevi Marina Silva.)

Claudio Barros disse...

Olha, li seu texto sobre a abertura dos artigos da ditadura. Concordo com sua idéia. Mas tire a ministra Marina Silva da sua lista de quem participou de luta armada.
Marina sempre foi uma ambientalista no Acre e pela idade não pode figurar na mesma lista que Gabeira, Genoino etc.

(N.G.: tem razão, Cláudio. Pensava em Maria do Amparo e, por uma razão qualquer, escrevi Marina Silva. Já corrigi. Obrigada.)

julio moura disse...

Gênia de Garrafa,

Tais coisas deveriam ser reviradas somente depois que todos os envolvidos já estivessem mortos? Como, se não abrirem os arquivos, como saber quem eram ??

(N.G.: Capacho do presidente da garrafa, basta deixar que os arquivos completem 100 anos..

j disse...

Eu sou bem mais condescendente com a esquerda. Colocaria todos no Aerolula (bota aí umas 200 viagens), incluindo aí o Efelentífimo, e os mandaria para a Cuba do Comandante Fidel. Só que como acho que prisão tem que ter o efeito punitivo, não os deixaria usufruir das benesses que Fidel e alta cúpula desfrutam. Tem que viver como o povo de lá vive. Aí, até toparia dar uma punidinha de leve nos milicos malvadinhos, mas não na direita da qual fazemos parte. Essa direita engraçada, feliz, manemolente, cheia de gingado desse Brasilzão de meu Deus. Aliás, como disseram certa vez num artigo idiota da Folha, a "neodireita", que eu chamo de a mais autêntica direita festiva. Somos gente que sabe se divertir. Esses lulopetistas metidos a esquerdinhas nem senso de humor possuem.

Alexandre, The Great disse...

É isso mesmo, NG! E acrescento mais uma reinvindicação: quero saber quem jogou o caminhão-bomba sobre a guarita onde estava o soldado Mário Kozel Filho. Será que não sabia que iria cometer homicídio?

Muriu disse...

NG
Mais um para aprovar.
Um dia desse, esteve na minha cidade um desses ex-assaltante de banco, atualmente no governo paulista. Um amigo meu me convidou para recebe-lo.
Não pude ir e tenho meus motivos:
1- sou um cidadão comum, cumpridor das minhas obrigações e da lei.
2- nunca assaltei, sequestrei, nem matei ninguem.
3- minha aposentadoria decorre de 46 anos(quarenta e seis anos)de serviços prestados ao Estado.
Daqui a pouco, anistiam o Beira Mar, dão-lhe um pensão calculada sobre a média do que ele ganhava no trafico e me convidam para votar nele para Deputado. Duvidas????

marcelo disse...

igual para ambas as partes. se mecher, que cheguem também ao franklin, a dilma, o genoíno, o josé maligno, etc. a lista é grande.

esses lullistas não desistem de seus malígnos desejos.

e acho que não devem ir para cuba. a não ser que for nadando até lá. que se crie uma prisão no meio do amazonas e que fiquem quebrado pedra.

Verbo Demolidor disse...

Ola NG

De volta à Campinas.

Passei duas semanas maravilhosas em Floripa.

Mas acho que Floripa esta meio ficando com síndrome de Campos do Jordão. Simplesmente gente demais.

Anyway

Lí aquele site postado pelo Sargento da Marinha,

Acho que alguns dos nomes postados como guerrilheiros estão hoje na ativa no governo.

Estou sabendo de uma, que hoje trabalha na Petrobras.

Seria interessante identificar estas pessoas, para sabermos quais as benésses que estamos pagando com os nossos impostos.

Pelo jeito estamos pagando uma abastada aposentadoria para ambos os lados.


Abraço

Verbo Demolidor