segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

E desde quando crime tem cor?

"A saída da ministra é uma vitória das pessoas que não concordaram com a criação da própria secretaria. É uma vitória das pessoas contrárias às políticas de ações afirmativas para a população negra".

A pérola acima foi expelida por Kabengele Munanga, professor de antropologia e diretor de estudos africanos da USP. Veio junto com outras, publicadas em matéria da Folha de S. Paulo de hoje, sobre a queda da ministra Matilde Ribeiro.


Além de Munanga, foram ouvidos Edgard Moura Amaral, secretário nacional de formação dos agentes pastorais negros, e Nelson Inocêncio, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UnB. Para eles Matilde Ribeiro foi vítima de uma campanha promovida por um segmento social que é contrário a ações anti-racistas, ou seja: que é racista.

Ora senhores doutores... Tomem vergonha nessas vossas caras. A ministra Matilde se viu obrigada a pedir demissão porque, ao que tudo indica, fez mau uso do cartão corporativo que o governo lhe confiou - principalmente porque não teve como explicar-se aos seus superiores e à sociedade.

Prestem atenção, senhores: até onde eu sei, a lei neste país é para todos - brancos, amarelos, vermelhos, pardos e, vejam só!, para negros também. Matilde Ribeiro não é pior nem melhor do que os sete ministros de Lula que caíram antes dela - que, por sinal, formavam um arco-íris étnico. E nada, absolutamente nada, pode ser mais abjeto do que os senhores vindo a público para sugerir que a sociedade, a fim de evitar ser rotulada de "racista", faça vistas grossas para as infrações cometidas por autoridades negras.

16 comentários:

Beto disse...

Assino embaixo!

Marcos Matamoros disse...

Nariz,
Perfeito. Eu fico na dúvida se esses caras realmente acreditam no que dizem, o que caracteriza debilidade mental, ou usam esse discurso por safadeza, o que caracteriza falta de vergonha
Um beijo,
Marcos

Roger Prado disse...

Primeiro a imunidade aos mudos. Agora pretende-se imunidade aos negros (pode usar esse termo? Afro-descendente ainda está na moda, ainda é lei? Já foi lei? Sinceramente, nem sei mais o que usar. Espero não estar ferindo a alminha de ninguém).

Essa coisa de "racializar" tudo é o efeito mais nefasto do racismo institucionalizado, que neste governo alcançou os píncaros da sabujice moral. Esse pessoal, maroto, não aponta culpados, pois sabem que estão cometendo crime de racismo. Penso ser racista quem aponta a cor do outro como motivação para seus ato. É isso que esses doutores aí da matéria estão fazendo: estão dizendo que alguém denunciou a ministra por ela ser negra, o que por inferência, é algo que só pode ser coisa de branco.
Que monstro esses racistas estão criando?

HAGG disse...

É o velho e carcomido golpe desonesto petista de explicar qualquer erro do governo apelando para o preconceito.

Marcos Ramos disse...

NG

ah, mas até parece que vc não conhece esta "raça" petista!!!

eles se agarram em qualquer desculpa esfarrapada para justificar os próprios crimes.

(N.G.: é claro que eu conheço, Marcos. Mas acho que ainda vale a pena denunciar, sempre que os pegamos na malandragem).

Sharp Random disse...

Não, o crime não tem todas as cores.
Tem, em verdade, todos os tons cinzentos da delinquência.
Entre o impulso para o ato contrário a ética e a consumação do ilícito reina soberana a consciência.
Consciência que acusa, pontualíssima, infalível, tratar-se de um equívoco do livre-arbítrio a materialização do pensamento corrompido.
A lei é clara, mas burlável.
A consciência é o patrimônio que se leva desta prá melhor e se incumbe de apresentar a contabilidade gravada em nós, no momento aprazado... é o karma.
Embora a sabedoria maior considere atenuantes e agravantes a lei oriunda dela faz colher apenas o que se planta.
Nessa questão, peço licença para abordar um tema recorrente.
A pílula do dia seguinte distribuída sem receita médica está induzindo a erro muita gente que conscientemente não gostaria de estar fazendo um plantio além da auto-agressão.
Há pesquisas sérias indicando que o levonorgestrel tem sim efeito abortivo.
Sem entrar em méritos outros mas, procurando salientar que são inconclusivas as pesquisas que respaldam moralmente o governo a massificar essa prática, ofereço os argumentos contrários a essa unanimidade temerária que se constrói pela imposição e supressão sumária do bom senso.

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=10055
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17320877

Obrigado, NG.

Sharp Random

Flamarion Daia Júnior disse...

Veja como são as coisas, Nariz. Eu acabei de escrever o seguinte: O politicamente correto tem um efeito prático (provavelmente, seu objetivo desde que foi concebido): dar aos esquerdistas permissão para cometer crimes em nome de seus ideais e silenciar os que querem denunciar os crimes esquerdistas.

Gili disse...

Ai, meu Deus. Como a USP tem me envergonhado...

Pet name disse...

É modus operandi: retórica, desagregação social: indíviduo x indivíduo, encobrir fatos com "boatos".

Sharp Random disse...

ALERTA.

O fim da reeleição, a rigor, só deveria ser negociado pelo próximo presidente uma vez que o atual já se serviu do expediente.

O Brasil não é José Serra, Aécio Neves e Luiz Inácio.

O Brasil é muito "MAIOR" que esses 3 senhores !

Não a mais esse GOLPE, essa empulhação, essa imposição.

Fabio disse...

N.G. , tudo oq posso dizer é q vc e o Coturno Noturno estão fazendo um trabalho e tanto.Não me canso de divulgar vossos blogs.
Não sei como vc consegue puxar tanta coisa da memória e reproduzir com fidelidade inquestionável.
Parabéns e abraço cordial,

Fabio.

(N.G.: Oi, Fábio. Está certo que a minha memória é boa. Mas apenas para lembrar onde, quando e por quem algo já foi dito. A fidelidade das reproduções vêm das fontes documentais - encontradas através do google.) .

Bira disse...

Desculpa esfarrapada para manter a boquinha de poucos. Uma vergonha este tipo de manisfestação.

MARCO ANTONIO disse...

Só falta o babaca dizer que o cartão de Matilde foi roubado por alguém contrário à idéia de "igualdade racial" e saiu comprando o que não devia por aí... provavelmente a mesma pessoa que trocou o remédio de Jango e deu um tiro em Kennedy.

Alexandre, The Great disse...

Esse "papo furado" está prá lá de velho. Vamos relembrar aqueles "mantras petralhas" de 2003/2004 no antigo blog do Noblat:"direita, esquerda, burguesia, luta de classes, companheiros, reacionários, latifúndio, campesinato, neoliberalismo, aparelho, classe operária, “azelite”, fascista, oligarquia, forças conservadoras, factóide, ilações, proletariado, neodireita, luta armada..."

Chega de empulhação!

HAGG disse...

NG, vc já deve ter visto, mas em todo caso:

Cartão corporativo foi usado em camelódromo de SC (Camelão em S. José). Vendedores dizem que compras foram feitas pela filha de Lula.

Congresso em foco, 08/02/2007

A chapa tá esquentando. Pelo mau humor dos blogueiros "burgueses" desconfio que tem mais caroço nesse angu.

Sharp Random disse...

Para constar:
Protestas en Chile: prohibieron distribuir la píldora del día después

http://www.clarin.com/diario/2008/04/04/elmundo/i-1643142.htm

A despeito de qualquer exagero em Chile o levonorgestrel parece ser realmente abortivo na medida em que impede a implantação.

Obrigado, NG.