sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Um compadre no túnel do tempo... Ou de como vão-se os anéis e ficam os dedos.

Do Estadão de hoje:

"O PT e o empresário Mauro Dutra, dono da empresa de informática Novadata e amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão entre os alvos da segunda etapa do inquérito da Polícia Federal que investiga corrupção nos Correios. Entregue ao Ministério Público para oferecimento de denúncia, o relatório final do inquérito indicia oito pessoas por corrupção e formação de quadrilha e pede a abertura de dez novas linhas de investigação contra outros suspeitos. A PF ainda não tem 'prova cabal' do envolvimento de Dutra nas irregularidades nos Correios, conforme destaca no relatório o delegado Daniel França, encarregado do inquérito. Mas seu nome está entre os novos alvos em razão de indícios de que teria feito “acertos com servidores de pelo menos duas áreas” da estatal para vencer licitação. Consta ainda no documento que o empresário teria usado seu prestígio para obter reajuste de R$ 5,5 milhões no valor de outro contrato, de junho de 2002, para serviços na área de informática, cujo montante original era de R$ 98 milhões."

Deste blog, em 19 de dezembro último:

"Oportuno lembrar que o requerimento número 094/07, que convoca Mauro Dutra a depor, é um dos que estão inviabilizando a CPI das ONGs - que, por falta de acordo entre oposição e situação, está parada desde 27 de novembro. A tropa de choque governista quer ver o amigo de Lula longe dos microfones.

Está conseguindo." Na íntegra.

Deste blog, em 25 de novembro último:

"Na reunião de terça-feira, os senadores peemedebistas Valdir Raupp e Leomar Quintanilha deram o ar da graça pela primeira vez desde que a CPI das ONGs foi criada. O motivo da visita: derrubar os requerimentos de convocação ou quebra de sigilo de dirigentes de ONGs ligadas ao governo - tarefa para a qual contaram com o "apoio moral" do senador Almeida Lima, que não pertence àquela CPI mas foi acompanhar a coisa de perto. Dentre os requerimentos que a tropa de choque governista pretendia barrar, estavam o de número 094/07, que convoca a depor Mauro Farias Dutra - responsavel pela ONG Ágora e amigo do presidente Lula - e o de número 115/07, que convoca o aloprado Jorge Lorenzetti - churrasqueiro presidencial e fundador da ONG Unitrabalho. Também havia pedidos de quebra de sigilo fiscal, telefônico e bancário da Ágora." Na íntegra.

Da Folha Online, em 18 de outubro de 2005:

"Deputados e senadores do PFL e PSDB insistiam desde o início da CPI dos Correios para convocar o compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o dono da empresa Novadata, Mauro Dutra, para prestar depoimento. Desconfiavam que a amizade com o presidente facilitou a situação da empresa nas licitações com órgãos públicos, inclusive com os Correios. Governistas resistiam em votar o requerimento. Consideravam que a oposição tentava atingir o presidente Lula com a convocação do empresário.

Dutra compareceu à subrelatoria de Contratos da CPI nesta terça-feira, mas nenhum deputado ou senador do PFL ou PSDB esteve no plenário para questionar Mauro Dutra". Na íntegra.

2 comentários:

Gili disse...

"[N]enhum deputado ou senador do PFL ou PSDB esteve no plenário para questionar Mauro Dutra".

NG, é dose agüentar.

Um abraço

Pet name disse...

No mínimo, estranho, muito estranho, mais esta omissão do PFL e PSDB em 18.10.2005.