sábado, 17 de maio de 2008

Quando eu decidi fumar

Não sei todos os fumantes lembram o momento exato em que foram cativados pelo tabagismo.

Eu lembro. Foi numa Sessão da Tarde. O filme era "Aventura na Martinica", com os monstros do cinema noir, Humphrey Bogart e Lauren Bacall.

Levaria alguns anos até eu acender um cigarro de verdade. Mas foi depois de assistir a cena abaixo que comecei a brincar, fazendo de conta que fumava aquele lápis-de-cor branco cuja utilidade, aliás, nunca descobri.


Se, passados tantos anos, eu amaldiçôo a moça, a indústria do tabaco ou o cinema americano? Que nada. Sou do tipo que acha que de alguma coisa, afinal de contas, a gente precisa morrer. Então, que pelo menos a gente morra charmosa como miss Bacall.

Ps: 1) Não, eu não estou doente. 2) Nem percam tempo em me passar sermão. Já enterrei três que viviam me pedindo para parar de fumar - todos abatidos por aquela doencinha maldita.

11 comentários:

Eduardo F Netto disse...

Eu tambem sofro desde mau, consegui fumar uns 6 cigarros por dia a semana passada, só que quando sai com a minha primeira namorada, tomando cerveja não consegui vencer a batalha contra o cigarro.
Ela foi a primeira namorada há 26 anos atrâs, se casou é separou, eu me juntei 3 vezês é me separei, estamos saindo novamente faz uns 2 meses...
Vou indo que vamos sair para almoçar.
E A semana que veêm continuo pararde fumar novamente.

(N.G.: boa sorte, Eduardo. Com as duas coisas: a tentativa de parar e o novo/antigo namoro)

Tunico disse...

Nariz, é um vício maldito segundo dizem os que não fumam mas eu não sei se é maldito. Nunca deixei de fumar.Nem tentei. Amanhã serão 40 anos com o "pito" na boca.Comecei aos 16.

(N.G.: parabéns, Tunico. Pelo aniversário. Não pelo "pito" - que se fosse ruim, todo mundo largava de primeira. rsrsr)

Peregrino disse...

Quando fumante, eu deixava de fumar umas tantas vezes por dia. Até que um dia parei de vez. Estou há seis anos e uns meses sem fumar. Mas até hoje, de vez em quando, sonho que estou fumando e acordo p... da vida por ter cedido à tentação. Viciozinho danado esse.

Ricardo Amaral disse...

Ah, Nariz, só não vale dizer que ainda se vê charme no cigarro (a Lauren é bem capaz de ser sexy sem o cigarro)... Ô treco fedido e anti-sexy...

(N.G.: posso lhe garantir que nem tudo mundo pensa assim, Ricardo)

João Luís disse...

Oi, NG. gostei do post. meu primeiro cigarro eu não lembro, mas comecei a fumar para valer quando minha mãe faleceu. aí, na rua do hospital meu pai e meus irmãos acenderam cada um um cigarro. Não tive a menor dúvida e acendi um também. atualmente parei de fumar, mas é difícil....

quanto ao lápis branco, ele serve para diminuir a intensidade de uma cor, caso você tenha "passado do ponto".

Um beijo

Janaína disse...

As falas desse filme são maravilhosas, não é? E, mesmo que não fume, reconheço: a Bacall está simplesmente maravilhosa nessa cena. Um beijo, querida.

(N.G.: pois tá vendo o que aquele seu post fez? Me trouxe lembranças da infância. :-) E eu ainda compro este DVD porque os diálogos - eu amo diálogos - são mesmo fantásticos.)

Claudio disse...

Esta foi a cena mencionada pelo lobista do filme "Obrigado por fumar" quando ele teve a idéia de reintroduzir o cigarro em Hollywod. :-)

(N.G.: sério? não vi este filme. Mas não me admira a escolha.)

Paulo Araújo disse...

Fiquei 23 anos sem fumar. Há uns cinco anos ou mais resolvi dar umas tragadas. Após 23 anos estava mais que preparado para controlar o belo vício. Que nada! Rapidinho já estava me deliciando com o "um maço" por dia.

Parei novamente faz uns meses por ordem da minha cardilogista.

Ontem fui assistir o John Mayall. Fumei uns quatro Marlboro red do meu amigo e tomei muita cerveja.

Fumar é bom pra caramba. O ruim é que me faz muito mal.

Burke disse...

Tudo bem, NG: mas é bom reparar que, dos que estão em cena, um morreu de câncer no pulmão e outro de enfizema pulmonar. E Bacall parou de fumar.

Cavallieri disse...

Almoço, um café e um cigarro!
Durante o papo com os amigos, uma bebida e um cigarro!
Um cigarro depois então, é imbatível!
Na solidão dos meus pensamentos, um cigarro como companhia.
Necessário? Não - Indispensável? Não
Faz mal? Faz!
Nem ilegal, nem imoral, nem engorda.
Mas para quem sabe, um dos bons prazeres da vida.
Sem culpa, naturalmente!

Aluizio Amorim disse...

Dá-lhe, Nariz! Vc é linda! Fumando ou não vc é linda. Abs Aluízio Amorim