sábado, 28 de junho de 2008

Pré-conceito

Nas manchetes de ontem:

Tarso Genro admitiu que a violência contra indígenas não é novidade, mas que ficou surpreso com o tipo de agressão sofrida pela adolescente xavante.

Nas manchetes de hoje:

Fonte da FUNASA informa que a adolescente xavante foi empalada pela própria tia.


Rapidinho eles arrumam um antropólogo para comprovar que o empalamento é uma prática cultural xavante - e que, em respeito à diversidade cultural, não devemos julgar a coisa com este nosso olhar ocidental (sim, eles costumam cuspir o-ci-den-tal , como se palavrão fosse).

3 comentários:

Sérgio disse...

Você sabia que, na votação promovida pelo site espanhol 20 Minutos para escolha do presidente mais incompetente do continente americano, o Lula está em 4º Lugar? Você podia dar uma mãozinha para elle ganhar esta.

http://listas.20minutos.es/?do=show&id=24496&c=1214528594

(N.G.: sabia, sim, Sérgio. A campanha para que Lula saísse de 12º para 4º foi feita pelo CORONEL. que é meu marido. :-) Um abraço.)

Paulo disse...

Nariz,


A influência mais maligna e nefasta de Rousseau foi a criação do "bom selvagem".


A partir desse mito é que surgiu esse preconceito "anti-ocidental" (mas essas tribos não habitam o hemisfério ocidental?) que na verdade é um preconceito ANTI-CIVILIZAÇÃO!

Carlos disse...

O empalamento *é* uma prática cultural de algumas tribos.
Tem um livro relativamente famoso, mas cujo nome me escapa à memória, que foi escrito por um antropólogo canadense que se apaixonou por uma indiazinha da tribo que ele estudava.
O maior problema dele era que quando ele dava as costas ela era estuprada por quem passasse, inclusive pelas mulheres com pedaços de pau. Ela achava normal, uma dessas coisas chatas da vida, mas ele surtava. Acabou levando a índia pro Canadá, onde ela foi profundamente infeliz.
E deficientes físicos, na maior parte das tribos, são mortos logo de cara. Como a moça era muda, não é difícil imaginar que juntando uma "prática cultural" com outra tenha dado nisso. Onde está o José de Anchieta quando se precisa dele? :(

(N.G.: prátia indígena, sim. Mas entre os Xavantes?? Creio que não.)