sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dando escada pra maluco

E Mahmoud Ahmadinejad, aquela doce criatura que governa o Irã, virou o centro das atenções do Natal europeu - talvez ocidental.

O pessoal do Channel 4 alega que quis oferecer, aos seus telespectadores, "uma perspectiva diferente do mundo que nos rodeia".


Eu acho que é isso mesmo - e que não há, nas intenções deles, nada mais do que aquela vontade de ser diferente e pós-moderninho que costuma gravitar nos meios de massa. Principalmente nesta época do ano, quando a audiência tende a cair e, parece, as grandes redes acertam contas com os contratados pós-moderninhos que são mantidos na rédea curta ao longo do ano. Coisa do tipo: você me garante um Rei do Gado por ano que eu te deixo soltar a 'talentosa' franga em dezembro.

É isso, este acerto de contas em época de audiência naturalmente magra, que explica, do lado de cá do oceano, delírios como essa Capitu levada ao ar outro dia. No além-mar pode ser o que explica a opção do Channel 4.

O problema deste tipo de coisa são os danos colaterais. No caso de Machado de Assis alguém - acho que foi Diogo Mainardi - bem disse que Dom Casmurro virou Orlando Orfei. Com Ahmadinejad é evidente que a inciativa dos bacaninhas do Channel 4 coloca mais um tijolinho na construção de outro símbolo da resistência-contra-o-capitalismo-ocidental-e-a-perseguição-aos-judeus-enquanto-grandes-representantes-deste-sistema-além-de-históricos-aliados-dos-EUA.

Já fizeram isso com Bin Laden. Agora que ele anda apagadinho (desconfio que lambeu o coringa), estão a incensar outro louco, cujos valores em nada diferem daqueles da antiga Irmandade Muçulmana - exceto que são acrescidos da ambição de impô-los ao Ocidente e de um nada desprezível poder nuclear.


Ou seja: o que parece uma alteridade bem resolvida e pós-moderninha é, na verdade, um ímpeto suicida no melhor estilo Toynbee.

2 comentários:

Claudio disse...

"Lambeu o coringa"? Desculpa a ignorância, mas o que quer dizer essa expressão?

(N.G.: morreu)

Claudio disse...

Aaah... Estou de acordo. Também tenho essa impressão.