quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Lula forever

Ontem, Lula disse que tem certeza de que vai fazer o seu sucessor.

Eu também tenho. Porque a verdade é que, independentemente de quem seja o próximo presidente, o Brasil vai levar décadas para se livrar da herança maldita do Lula.

Antes de mais nada, é preciso admitir que não há, no horizonte mais próximo, alguém com colhões para enfrentar as duas "jóias" desta herança: o assistencialismo irresponsável e a impunidade. Pouco importa quem venha a ser o presidente. Por acaso a criatura terá coragem para mexer no Bolsa Família? Por acaso vai investigar e punir aqueles que arquitetaram e se refestelaram com o maior escândalo de corrupção que o país já viu? Vai conduzir as necessárias reformas política e fiscal - e, guardada a independência dos três poderes, estimular uma reforma no Judiciário?

Esqueçam... Do mega empresário ao ex-ministro, passando pelos grandes traficantes e os "dimenor" que cometem barbáries, todos estarão a salvo. Uns seguirão dando ordens, desde suas confortáveis celas, por celular; outros serão absolvidos muito antes de sentirem o cheiro de um presídio. Já os piores - aqueles cuja capacidade de adaptação lhes garante longevidade política - seguirão no poder.

Sim, Lula fará o sucessor. E, de saias ou de calças, pouco importa qual sigla ele ou ela venha a carregar na lapela. Vai ser a mesma porcaria, apenas acrescida de uma crise econômica mundial.

7 comentários:

jml disse...

Triste de nós...

HUGO A-GO-GO disse...

De fato,estamos num mato sem cachorro. Serra e Dilma são gêmeos separados no nascimento.

marcelo disse...

o que impede a proliferação de corrupção em uma instituição, por exemplo, senado? seria o orgulho de pertencer a um grupo de pessoas realmente diferenciadas. hoje são pelo dinheiro e poder que movimentam. muito se falou do bope. na sua época áurea, o que os motivava era a moral. nesse caso, não há dinheiro/benesses que corrompam.

é o que falta ao brasileiro. substituir o valor material por valores morais, de patriotismo.

do abc que não é o berço do lula nem do pt

Tambosi disse...

Desolador, mas realista. Essa "mentalidade" apetralhada vai durar 40, 50 anos. Vade retro!

Stefano disse...

Concordo com tua excelente análise, NG, mas ainda assim acho que comparar Dilma com Serra uma maldade enorme (com o segundo, naturalmente). Ao contrário da terrorista que jamais recebeu um voto ou exerceu qualquer função executiva (fora a gerência da Esculhambação Lulista), o governador de SP tem muito mais em seu currículo do que a presidência da infame UNE, no passado. De qualquer modo, também acho que pouco ou nada mudará no pós-Lula, só um pequeno alívio na fedentina petista.

P.S. Valeu a força com a Madona!

Adriano disse...

É triste mesmo. Estava eu pensando aqui se Serra ou Aécio teriam coragem de fazer a devassa das contas públicas do atual governo.

Lilian disse...

Dica de leitura...Textos ácidos e sarcásticos, pra quem quer ficar por dentro dos assuntos políticos e dos últimos acontecimentos de forma leve.


www.mosaicodelama.blogspot.com

Boa leitura!


* This blog can be translated to any language*