sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O povo adora "sifu"

Desconfio que aquele "sifu" presidencial que fomos obrigados a ouvir ontem seria pouco ou nada se não tivesse outros dois episódios de baixo calão para acompanhá-lo. Estou falando, é claro, dos gestos obscenos de Marco Aurélio Garcia quando da divulgação dos primeiros laudos para o vôo TAM 3054 e daquele relaxa-e-goza que a ministra Marta Suplicy recomendou, meses antes, às vítimas que o apagão aéreo deixava mofar nos aeroportos.

Eis, aí, a tríade perfeita com a qual um assessor, uma ministra e o próprio presidente da república deram vida a um pesadelo que, talvez, nem mesmo os mais alarmistas ousaram sonhar: a transformação dos pronunciamentos governamentais em aulas de etiqueta para rameiras.

Há, porém, dois problemas na afirmação acima. O primeiro é que, muito provavelmente, as atitudes dessa gente estão envergonhando até mesmo as mais baixas rameiras, já que sempre ouvi dizer que estas senhoras tem lá seu código de ética - coisa que os petistas, se alguma vez tiveram, há muito já esqueceram. Depois, se lembrarmos daquela ocasião em que o presidente declarou estar prestes a encontrar o ponto g de Geroge W Bush, cai por terra a idéia de uma tríade perfeita. Ou seja: no futuro, daremos pelo menos (o governo ainda vai longe) quatro exemplos da vulgaridade que o petismo confere ao poder.

No final das contas, um governo que se destaque pelo uso de expressões chulas não é algo tão grave assim. Grave mesm é que 70% dos brasileiros estejam adorando o show. A boa educação, meus amigos, assim como a ética, está fora de moda. Ou, como gosta de dizer o nosso presidente, elas simplesmente "sifu".

8 comentários:

Star disse...

Nariz, por mais que a gente se esforce para descer ao nível desse desgoverno, mais fundo eles vão. A coisa esta tão difícil, que eu estou precisando de um dicionário chulo para acompanhar, se alguém souber da existência de algum, por favor, me informe.

Bom fim de semana
Beijo

marcelo disse...

o que está se vendo é o lula verdadeiro. fala como se estivesse num botequim da hora que acorda até a hora que dorme(sic).

quanto a essa pesquisa, não acredito que espelha o que 70% dos brasileiros pensam do presimente. pode ser que todos os entrevistados pensem assim, mas de onde são? não vale dizer que de todo o país...

do abc que não é o berço do lula nem do pt

Claudia disse...

Concordo totalmente com vc. Tenho absoluta vergonha de me dizer brasileira, aliás, como tenho dulpa cidadanis, há algum tempo que sou só italiana!
Um abraço, e viva 2010, quando, quem sabe, nos livremos de tudo isso,
Claudia Nathan

HUGO A-GO-GO disse...

Nosso povo não é melhor do que nossos governantes.

Capitão América disse...

Nariz, excelente reeflexão de sua parte como sempre. É aquela máxima direitista: "cada povo têm o governo que merece".

Antes que me esqueça, veja se não some mais. Você faz muitafalta na bloguesfera democrática e que não se vende para o PT e demais esquerdinhas "democráticos em demasia".

Um beijo e um abraço virtual deste seu adimirador, Capitão América.

JOMARIO disse...

Claudia Nathan, não se orgulhe muito de sua dupla nacionalidade, pois o "sifu" também a tem. Sem ser "oriundi", é agora também 'cidadão italiano',
pode??????????

Rodrigo disse...

Escutei no rádio o pronunciamento do Lula e quando ele falou o "sifu". Só hoje fui procurar a repercussão desse episódio e coloquei no google para ver o que aparecia. Encontrei esse site, li o post e seus comentários.
É muita cegueira para meu gosto ou é melhor dizer hipocrisia? Relembrar 2 episódios anteriores sem nenhuma ligação para tentar fazer uma conexão? Ninguém fala palavrão ou palavra chula? É visível a alienação que ocorre. Um faz o comentário se autodenominando "Capitão América", gosto de hq e sei muito bem que esse herói não é do nosso país e do país de onde vem esse herói, não está nem aí para o nosso, na verdade, sempre mais atrapalhou do que ajudou. O Brasil só começou a crescer porque o Bush esqueceu da gente e ficou focado no Iraque. Outra se orgulha de ter dupla cidadania como se quisesse demonstrar que tem o "sangue" mais limpo e puro. O pior que se orgulha de ser "italiana", se quiser comparar com liderança, o Berlusconi é a vergonha da Europa, acho melhor ela procurar outra cidadania. Como se fosse sujo ser brasileiro.
E quando falam "nosso" povo, sem esquecem que estão incluídos nesse grupo. Estão incluídos no povo que mora embaixo da ponte, em favela, que não tem estudo, que não tem trabalho. E todos passam na frente e não fazem nada para ajudar. Só levantam a janela do carro com medo serem assaltados. O que tudo que falei tem a ver com o sifu? Simples, as pessoas levam uma piada a sério e o que tem que ser levado a sério tratam como piada.

(N.G.: cegueira, Rodrigo, é achar que ministros, assessores e presidentes possam se comportar em público da mesma forma que se comportam quando estão entre os seus - ou que três episódios de falta de educação não possam ser relacionados para demonstrar a média cultural do governo petista. Cegueira maior ainda é essa crítica ridícula, fedendo a anti-americanismo tacanho, que você fez ao Capitão América. Quanto ao Berluscconi, é uma questão de gosto pessoal: eu, por exemplo, tenho vergonha da falta de cultura e compostura do Lula. Note que nem toquei na falta de diploma. Porque o imperdoável no Lula não é a falta de estudo - é o desdém com o qual ele desperdiça as oportunidades de aprendizado que a vida lhe apresenta. Depois de conhecer tantos chefes de Estado, já deveria ter aprendido como um presidente deve se comportar em público.)

Luis Hamilton disse...

Ah, Nariz, você sabe que não é bem assim. Não é que o povo "goste" de palavras chulas, como você diz. O povo apenas não dá para isso o valor que certos veículos tentaram dar.

A popularidade do presidente não vem somente dele falar de forma coloquial e, as vezes, imprópria - vem da percepção real de melhoria de vida de grande parte da população. Você pode não gostar e até pode dizer que não foi por mérito do Lula e sim da bonança mundial dos ultimos anos e até da política tucana que o Lula encampou (aliás, erradamente, na minha opinião). Mas não é assim que as pessoas vêem e, enquanto as oposições não entenderem isso, estão condenadas a se desesperar a cada notícia sobre a popularidade do presidente.

A menos que tenham a "sorte" de que a crise realmente prejudique seriamente o Brasil, de tal forma que caia a suposta máscara do governo.