sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nenhuma surpresa

Há coisas sobre Gaza que não podem nos surpreender. Marco Aurélio Garcia - assessor especial de Lula e amigão das FARC - dizendo que Israel faz terrorismo de Estado, por exemplo: não pode surpreender ao mais desatento dos observadores. Quando foi que este senhor se mostrou contra o terror? Típico exemplar do esquerdista bem-passado, Garcia se alinha a qualquer bestialidade que rosne contra o capitalismo. E Israel - quantas vezes já falamos isso a respeito da esquerda em geral ? - lhe incomoda não só por ser uma próspera democracia capitalista no Oriente Médio mas, sobretudo, por ser aliado dos EUA. Surpresa alguma, portanto.

Também não pode nos surpreender a nota do PT que qualifica a ação de Israel como "uma prática típica do exército nazista". Ora bolas... Desde a sua fundação que o PT advoga em favor da causa palestina - e suas razões não são diferentes daquelas atribuídas a Marco Aurélio Garcia no parágrafo anterior. O PT joga para uma torcida que baba sempre que o capitalismo é afrontado. Uma posição que o partido só negocia nos casos em que obter gordas doações dependa de adotar uma postura mais moderada. Mas tais guinadas discursivas, além de raras, são sempre rapidamente revertidas por declarações bombásticas das facções mais radicais que, em momentos assim, assumem as palavras que a direção do partido está impedida de sustentar.

Igualmente, não podemos nos admirar da militância de esquerda que - aqui ou lá fora, em blogs ou nas ruas das grandes cidades - sob o manto do 'pacifismo' dirige aos judeus palavras de ordem preconceituosas, passíveis de prisão em países (sérios) onde o racismo é crime.

Por que nos surpreenderíamos com tudo isso? Respeitadas raras nuances, a esquerda ocidental e seus líderes se encaixam naquela descrição lá do primeiro parágrafo. Podem se manter quietos por longos períodos - passando a impressão de que estão mais calmos. Mas basta uma crise para que venham às ruas mostrar sua verdadeira cara - que, hoje, é de apoio ao islamofacismo, mas que em todos os tempos sempre foi de comunhão com qualquer violência não institucionalizada. Qualquer bando de guerrilheiros, que ande provocanco matanças em nome do combate ao 'sistema' - como isso soa velho, não? - pode contar com o apoio dessa gente.

Por aqui, o PT é sempre o melhor exemplo do pior da esquerda. Alguma vez Marco Aurélio Garcia se manifestou contra a matança genocida em Darfur? Em alguma ocasião o PT emitiu nota de desprezo à doutrinação de crianças para o martírio (veja os vídeos aqui) promovida pelo mesmo Hamas que ele tanto se orgulha em apoiar? Alguma vez as mulheres petistas a foram às ruas para protestar contra a mutilação feminina, esta prática africana milenar, que foi assimilada cruelmente pelo islamofacismo?

Se é que existe - e tudo indica que sim -, a esquerda que não comunga deste oportunismos revolucionário irresponsável é silenciosa demais. Me parece que, em momentos como este, eles preferem ficar escondidos em casa - não sei se envergonhados com a performance dos companheiros ou se acovardados pelo patrulhamento que, fatalmente, sofreriam se assumissem uma posição contrária. O que sei é que se não se fazem representar estas raras nuances da esquerda não podem ser consideradas. Pelo menos não até que sua voz ecoe forte o suficiente para avisar da sua existência.

5 comentários:

Gili disse...

Com efeito, se há outro tipo de esquerda no Brasil, que não se alinhe com a bestialidade, desconheço.

Belo texto NG. Estava sentindo falta.

Gili

Aluizio Amorim disse...

Nariz,
belo artigo. Farei uma chamada para cá.
Bjs
Aluízio Amorim

Ronaldo disse...

Oi Nariz

Acompanho diariamente o blog do Coronel e tento sempre a sorte em encontrar um novo post por aqui.
São raros, mas são sempre de uma contundência de lavar a alma.

Abraço.

(N.G.: obrigada por pretigiar o blog com sua presença, Ronaldo. Note que este é um blog exclusivamente de opinião - notícias só são reproduzidas caso eu tenha algo a dizer sobre elas. Daí que o ritmo aqui seja mais lento, na média de um post por dia, desde 2003, quando o blog foi fundado. Este ano é que, por exigências da vida extra-blog, as coisas estiveram mais lentas por aqui. Mas, aos poucos, estou retomando a antiga rotina. Um abraço )

Inconformada disse...

Boa tarde NG

Então, NG depois desses exemplos já antigos até, (do espírito de terrorista que tem a cambada do PT), vc não fica quase que com certeza de que eles devem ser bem amiguinhos do PCC? meu marido vive afirmando isso, e já estou quase dando razão a ele
Abç
Zinha

Pedrão disse...

Radicais como o top top Garcia não se incomodam com o paredón dos irmãos Castro, com os sequestros das FARC, com ditadores sanguinários como Mao e Stalin. Pessoas como ele não tem uma coisa chamada "coerência".