terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Zéfini

A pesquisa CNT Census publicada nesta manhã apresentou Lula com 84% de aprovação.

Se tais índices se mantiverem até lá, em 2010 teremos uma eleição de continuidade - e não de mudança. E podem apostar: vai ser moleza para Lula transformar apenas a metade desta aprovação em votos para o seu candidato.

Como eu acredito que na hora do 'vamos-ver' - com a máquina na mão, obras do PAC e a militância no garrote - ele transforma bem mais do que a metade desta aprovação em votos, concluo que o jogo acabou antes de começar: Lula elege até um cone de trânsito.

Não, eu não gosto de dar essa notícia. Também não acredito piamente nestas pesquisas CNT/Census. Mas façam as contas: a última pesquisa Datafolha deu 70% de aprovação para o governo Lula; o Ibope lascou 73%... Ou seja: reduzam o quadro pintado pela pesquisa de hoje em 10%, ajustem a realidade aos números que Ibope e Datafolha publicaram em dezembro último e, ainda assim, 2010 seguirá despontando como uma eleição de continuidade.

Lembrem que em agosto de 2006 o governo Lula era considerado ótimo ou bom por apenas 40% dos entrevistados. Quem entende um pouco da coisa sabe que este é o mínimo de aprovação para que se possa pensar em reeleger alguém. Pois com 40% mais a máquina, Lula passou por cima do mensalão e se reelegeu bem. É lógico pensar que com 80% e uma máquina mais azeitada ainda ele elegerá a quem bem entender.

A esta altura, só um tsunami econômico poderia parar Lula e sua escolhida. Só que eu acho que ele não vem - pelo menos, não forte o suficiente para derrubar a aprovação do governo para índices abaixo de 50%. Vai ver foi por isso que Lula chamou a crise de marolinha: porque ela pode até dar uma boa sacudida na economia - mas não vai balançar, pra valer, o futuro petista.

11 comentários:

cavallieri disse...

A cada pesquisa, a ex-terrorista e atual botoxista, sob uns 2 ou 3 pontinhos.
A oposição só assiste!
É vai dar continuismo na cabeça.
Agora, se para tolerar o Apedeuta meu estômago é fraco,para tolerar a Companheira de Armas", vou baixar hospital.
Já que a oposição não faz nada mesmo, acho melhor o DEM lançar o Kassab para a presidência, não vai ganhar, mas será algo novo e talvez emplaque em 2014.

Bruno disse...

Agora é torcer para a crise pegar o Brasil para valer.

Igor Coura disse...

Heh, bela observação acerca do comentário da "marolinha". Mas talvez isto reanima suas esperanças. Não sei de onde é (cheguei até o seu blog graças ao professor Shikida), mas você sabe do episódio belorizontino durante as eleições?

Aécio Neves e fernando Pimentel, dois ápices da popularidade governamental aqui na capital mineira, não conseguiram dar a devida popularidade ao candidato da situação: Márcio Lacerda. Quase não conseguiram elegê-lo.

Os motivos parecem simples:
- Lacerda não tem carisma, não é conhecido publicamente (a não ser pelo envolvimento com o mensalão...), e ainda tem tiques nervosos bastante incômodos!
- A campanha do primeiro turno foi baseada apenas no argumento "Pimentel e Aécio aprovam o candidato".
- Surgiu um..."demagogo"... candidato pemedebista (Leonardo Quintão), que se aproveitou dos outros candidatos que gastavam seu tempo atacando Lacerda enquanto ele se auto promovia.

Resultado... primeiro turno o Quintão ultrapassou o favoritismo de Lacerda e inverteu acampanha política: agora ele é que tinha de ser alvo do candidato de Aécio e Pimentel.

Aí sim, a campanha de Lacerda mudou do "Eu aprovo Lacerda" para "Eu repudio Quintão". Atacou a índole do pemedebista (que não era o melhor exemplo de bom caráter) e se aproveitou da má fama de Newton Cardoso (que apoiou o Quintão) para acusar Quintão de más companhias.

Outra razão para a vitória do Lacerda é que, convenhamos, o Quintão seria praticamente um Collor mineiro. Estúpido, demagogo, falso, filho de políticos "tradicionais". Os belorizontinos minimamente espertos tomaram a iniciativa de, mesmo não apoiando Lacerda, atacar o Quintão, antes que o louco assumisse a prefeitura.

Este episódio foi parar a opinião de Lucia Hipollito: "Não se elege um poste só com popularidade."

e até onde eu estou vendo, o PT tem intenções de eleger um poste dos bem maiados...

Gostei muito do seu blog!

Jorge Nobre disse...

Continuaremos a ter o governo que merecemos, então? Que ruim!

dora disse...

Não creio.Acho que lula não leva, assim como não conseguiu eleger Marta em SP, não elege Dilma.

laguardia disse...

Amigos.
Não sou jornalista nem escrevo bem.
Sou aposentado, recebendo do INSS e tendo o IR descontado na fonte. Não recebo as benesses de nosso apedeuta mor que tem pensão do INSS acima do máximo, isento de Imposto de Renda por se achar perseguido político, ou melhor, por se anistiado político.
Luto com as armas que tenho que é um blog, como forma de desabafar ao ver tanta roubalheira, falta de ética, falta de honestidade e principalmente falta de vergonha na cara desta quadrilha que tomou de assalto o Palácio do Planalto.
Quero convidar os amigos a participarem da minha forma de protesto, o blog Brasil – Liberdade e Democracia - http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/.
Se não levantarmos nossas vozes em protesto o que será deste país para nossos filhos e netos?
Agora é a hora de lutarmos por uma pátria livre democrática, e sobre todo com governantes honestos e éticos.

Sharp Random disse...

Some-se a mitomania do crime e, voilá.
Temos uma ex-guerrilheira com as chaves do hospício.

HAGG disse...

Não podemos esquecer que o próprio PSDB votou no PT no senado, em nome da moralização. Creio que o PSDB fará parte do próximo governo, mas ocupando alguns ministérios do governo Dilma.

Zinha disse...

Boa noite NG e amigos do blog.

Mas NG, vc acredita mesmo nessas pesquisas?
Não conheço ninguém que tenha sido pesquisado!
E mais: quem paga por essas pesquisas?
Lembra-se que o Coronel "cantou" a jogada que depois daquelas últimas notícias enchendo a bola da petralhada apareceria outro resultado de pesquisa levando o Apedeuta às alturas?
Pois é... ele acertou em cheio!
Até,
Zinha

(N.G.: como eu disse no post, Zinha, não é preciso acreditar na pesquisa CNT/Census. Os números do Datafolha e Ibope já seriam suficientes. A questão é técnica: com 40% de aprovação, Lula passou por cima de todos os escândalos e se reelegeu. O que ele não fará com 70%?)

caramelo disse...

Jorge Nobre, não desespere; talvez ainda venha o "tsunami económico" e a "crise" com que o nariz gelado e o Bruno sonham.... brasileiro diz cada uma que é de cair para o lado às gargalhadas... mas olha, fiquei adepto fanático desse blogue. Vou voltar.

lili, rj disse...

Tem que aparecer um candidato batedor de lata, bem maluco, que bagunce um pouco essa campanha arrumadinha. Pra quebrar a monotonia.. Sabendo de antemão que não vai ganhar, daria seu pescoço à forca, mas que poderia chamar a atenção do povo.. Brincando, ele diria verdades sobre esse desgoverno .. coisa que Serra só vai poder fazer de uma maneira mais formal e empolada, em linguagem que o povo não entende.. Tem que aparecer um candidato tão Chacrinha quanto está sendo o lulla e que será a sinistra villma. Tem que acontecer algo, minha gente.. Um candidato com o perfíl falador e sem papas na língua, do tipo sen. Mão Santa, mas sem pretensões intelectuais como as dele. Alguém como Jânio Quadros que, segundo relatos, aparecia nos comícios comendo sanduiche de mortadela. Não é possível que tenhamos que sofrer mais tempo na mão dessa gentalha, principalmente nas mãos dessa tenentona..