quarta-feira, 11 de março de 2009

Filme velho

Aécio Neves está propondo prévias para decidir quem sai candidato em 2010: ele ou Serra.


Fernando Henrique é contra a realização de prévias - "agora", diz ele, por medo de ferir a legislação, mas "para todo o sempre" digo eu, que lembro que algumas coisas se decidem mesmo é à mesa do Fasano.

Não é por nada, não... Mas começo a desconfiar que a cúpula tucana já sacou que 2010 subiu no telhado, que ninguém pode com a Dilma, e está preparando um '2006 Reloaded': eles fazem de conta que querem ganhar e, se derem o azar de passar para o segundo turno, se atrapalham a ponto de conquistar menos votos que no primeiro.

Por isso, Aécio Neves que se cuide. Ele pode ser o boi de piranha da vez: colocado lá tão somente para perder a eleição para a Dilma. Serra é que não entra mais em canoa furada - Fernando Henrique não deixa. E saibam que, em algumas situações, a vantagem de não realizar prévias é poder escolher quem será poupado do vexame - e não quem vai para a guerra.

Porque, vamos pensar no seguinte: considerando quadro eleitoral - sem nenhum grande favorito em outro partido de 'oposição' -, a idade de Serra e Aécio, e o potencial eleitoral de ambos, não parece óbvio que o PSDB está, pela primeira vez, diante de uma possibilidade muito concreta de lançar uma chapa pura? Seria tão difícil, assim, convencer Serra a abrir mão, em prol de Aécio, de um segundo mandato em 2014? Ou a pressa de Aécio é maior do que seu desejo de ver o PSDB voltar ao poder - e não há acordo porque ele se nega a ser vice?

Eu não tennho nada a ver com isso, já que acho que as chances contra a Dilma são mínimas, não gosto dos dois e estou decepcionada demais com o PSDB - e com a 'oposição' em geral - para me entusiamar com qualquer candidatura. Eu fico é entediada de ver os tucanos reprisando sempre o mesmo filme.

4 comentários:

Da C.I.A. disse...

Só acho que qualquer conjectura que considere Aécio inocente ou "vítima" é um desrespeito à alto imagem qeu o mesmo constrói. Malandro malandro mesmo é ele, ou ao menos é o que quer que pensemos.
Tanto que Aécio não aceita qualquer papel em que seja coadjuvante, motivo pelo qual tenho certeza que ele jamais seria um vice de Serra. E, se ele for vice, acha mesmo que ele se aventuraria a enfrentar Lula em 2014? Serra tem que ser o candidato e se vencer, deverá concorrer à reeleição ( em condições normais de popularidade ). Enquanto isto Aécio pode parar de ficar de ameacinhas e ir logo para o PMDB pregar o papo de "união universal", "fim das picuinhas" e a "política da união pelo bem nacional", estas coisas vagas que ele joga como tratados filosóficos.

Filme velho não... Filme Triste!

C disse...

E o mais importante: é agora ou senão só em 2022 (ou 2026 se emplacar uma lei pro terceiro mandato)

Sharp Random disse...

Isso mesmo Nariz. Vai Aécio, se manda. Vai ganhar eleição lá no PMDB, vai. Do jeito que o povo tá gostando de gente experta que só se 'dá bem' na política suas chances triplicam.
Não pensa muito não, senão, sifu.

;)

stefano disse...

Não posso acreditar numa suposta inocência ou mesmo estratégia tucana: essa gente é desfibrada mesmo, e ponto; cínicos e covardes quanto os petistas, mas muito menos ambiciosos. Destruir o petismo não é impossível, mas dá trabalho.