sábado, 25 de abril de 2009

Há 25 anos

Há 25 anos, a emenda Dante de Oliveira, que defendia eleições diretas para presidente, foi votada no Congresso Nacional. Um momento inesquecível - pelo menos para a minha geração - da história política nacional.

A votação da emenda coroava meses de intensa campanha. Meses nos quais os brasileiros haviam reencontrado a coragem e a vontade de ir, em massa, às ruas - coisa inédita nas duas décadas anteriores - para reivindicar o fim da ditadura militar.

A emenda não passou. Mas foi o começo da mudança. Um grande começo.

Segue, então - talvez para a gente lembrar de um tempo em que a 'esperança' não era só um slogan nas mãos de safados -, um documentário da Globo News sobre aquele momento.

É historia na veia.

http://video.globo.com/Portal/videos/cda/player/player.swf

7 comentários:

Sharp Random disse...

É isto! Emoção. Uma boa emoção que purifica o ar.

Valeu, NG. Valeu, Coronel!

Sharp Random disse...

E digo mais. Como não poderia! A cena final com o povo cantando o Hino Nacional, como nunca houvesse cantado assim antes, deveria ser exibido nos telões do Congresso de hoje, antes, durante e depois de cada sessão como forma de forçar à uma reflexão. Estamos enlutados ! Aguardando... Conjecturando formas de salvar a Democracia. Ansiosos. Pensando seriamente em colocar nosso ganha pão de lado e partir para o que vale realmente a pena! Oxalá não seja preciso tanto. Oxalá. Outras dezenas de milhares de cidadãos, pessoas de bem, capazes, solidarizadas no amor ao modo de ser do povo do 'Nosso Brasil', estejam sendo percebidas por aqueles que detém o poder e as providências para a reversão, a volta ao ambiente de dignidade democrática e respeitabilidade cidadã se instaure o quanto antes sob essa pressão que fazemos, agora, COMO NUNCA, na atmosfera nacional.

Que Deus permita nos sustentarmos pacíficos... Assim seja.

Gili disse...

Não consigo parar de amar meu país.

Não consigo abandonar a vontade de me unir àqueles que querem reivindicar o fim da esculhambação na política brasileira.

Não consigo perder a esperança de encontrá-los e
sair por aí, de mãos dadas com eles.

voodoo disse...

Querida jovem,

Nunca me deixei levar por esses movimentos,
dão sempre no mesmo lugar, em lugar nenhum,
Caras Pintadas, Caras Lavadas, Diretas Já,
Fiscal do Sarney, esse era chic, Fora FMI,
e mais uma centena e mais alguns...
De salvadores da pátria e do mundo, não entro
nesta, faço a minha parte, tem gente demais já
viajando, na ida e na volta vão me encontrar
aqui.
Mudando de assunto, meus sinceros votos que o
Coronel volte, essa luta não tem trégua nem
fim, ele faz falta.
abs

PV disse...

Destaque-se que foi um momento decisivo no país e que não houve grupos armados, sequestros, atentados, guerrilhas e outros crimes cometidos em nome de uma improvável democracia. Eram pessoas lutando com a melhor das armas: a inteligência.

obs: daí que se pode notar que não havia nenhum esquerdista, destes que gostam de aparecer na midia, "liderando" [rsrs]

Cristal disse...

Nariz!

Revendo e recordando, a impressão que me dá é que houve um grande cataclisma que varreu esse povo, esses patriotas, das terras brasileiras.

No mais, prefiro encerrar por aqui para não dizerem que sou muuuuito realista.

Star disse...

NG, bons tempos aqueles que acreditavamos nas pessoas e que as mudanças seriam para melhor, conseguimos em parte o que queríamos, falta nos agora lideranças para continuarmos lutando por um país realmente democrático, sério e próspero.
Beijo