quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve, Jorge!

O problema de matar um dragão todos os dias é que, lá pelas tantas, a gente não aguenta mais olhar para a cara do bicho. E aí, só sendo santo para não largar as armas e ir tomar um refresco.

É o que o Coronel acaba de fazer.

Não gostei, discordei, protestei.

Mas respeito.

Meu guerreiro predileto tem todo o direito de escolher as batalhas que quer lutar.

sãojorge2009.jpg

St George's day. By David Trepess

19 comentários:

Boolas disse...

Prezados,

Tambem não gostei, discordo e protesto!

Mas sei que existe uma estratégia embasando essa decisão.

Boolas

PS

Transmita meu abraço e admiração pelo magnífico trabalho realizado. Atenciosamente, Grato

Gili disse...

Caríssima NG,

Ir tomar um refresco e depor as armas ir tomar fôlego, é compreensível, para quem, há tanto tempo, mata um dragão por dia.

Espero que seja isso o que nosso Coronel fez. Respeito o descanso de tal guerreiro.

Contudo, pessoas decentes e honradas, como o Coronel e NG, não escolhemos as batalhas que devemos lutar. São as batalhas que nos escolhem.

Há algo, que não sei nomear no momento, maior que nós, que nos impele para a luta, a despeito das ocupações diárias, do desestímulo de amigos e parentes, da frustração e, por que não dizer, do medo.

Afinal, 'isso que está aí' não é bolinho não. Nem é, acredito, para todos.

De todo modo, continuo a postos, aguardando um aceno. Um abraço ao casal.

Respeitosamente,
Gili

Sharp Random disse...

Nariz, só os 'worklovers' penetram essa mística das correntes de pensamento que plasmam a realidade seguinte.

Coronel ao longo da convivência com os contrários assimilou essa fé raciocinada (rsrs) na captação dos insights, graças à sinceridade dessa paixão materializada em o Coturno Noturno.

O processo de maturação das idéias segue seu curso e a metodologia se depura assumindo facetas cada vez mais eficazes e nos tomando cada vez menos tempo entre a inspiração, a publicação e o efeito vislumbrado.

Sou testemunha desse processo no Coturno Noturno.

Sou grato ao Coronel pela acolhida e por aceitar, tácitamente, a 'parceria' que seria, há alguns anos, no Noblat, impensável.

Aí está um bela prova de que estamos convergindo, num processo gradual, para a manutenção das forças no prato da balança que nos compete e sem o qual não há DEMOCRACIA que subsista.

A tropa dispersada entra, inevitavelmente, num processo de reflexão e a tática há de surtir o efeito programado nas esferas superiores do pensamento que já trabalham, frenéticamente, amalgamando a esperança de novo dia nascendo sobre cabeças amadurecidas, eleitas, por questões naturais, para comandar, conduzir, despertar, as milhões de outras cabeças que contam com o Deus em nós, ou seja, com a disposição se servir à sua CAUSA.

Nada de excepcional. Um processo natural.

Nossos mestres, houvessem desistido, e o que teria sido de nós ?

Silêncio.

Sharp Random disse...

E digo mais. Errei, fragorosamente, num comentário que o Coronel teve a sapiência de não publicar, em que eu ponderava a perfectibilidade do STF e coisas de menor importância 'para' o fato em questão.

O Ministro Joaquim Barbosa foi a gota d'água num momento fúnebre construido pouco a pouco pelas atuações e omissões de pessoas investidas em funções públicas e remuneradas para fazer funcionarem as Instituições, e, de fato, se encontram aliciadas para tocar um projeto político de qualidade muito inferior ao sistema democrático, como se prova, mundo afora, podo mãos à obra, prevaricando e sabotando a confiança do povo no sistema vigente.

É o meu mea-culpa pela parcela de desânimo que porventura tenha deflagrado a pausa que ora estamos a amargar.

Um abraço forte apoiando incondicionalmente a decisão do Coronel, seja qual for... ;) por respeitar, a nada fácil, opção pela retirada.

.

Yashá Gallazzi disse...

Queria deixar meu abraço ao Coronel em forma de um pequeno texto, publicado em meu blog pessoal. Ainda conto com você para convencê-lo a ficar conosco, NG.

http://construindoopensamento.blogspot.com/2009/04/honras-militares-ao-guerreiro.html

marcelo disse...

já havia passado por lá e lido o post. enviei minha opinião.

e desejo que após pausa para recarregar baterias o blog do coronel siga contrapondo a massa ignara que segue o desgoverno atual.

do abc que não é o berço do lula nem do pt.

tunico disse...

NG, decisão se respeita. Embora não aceita. É pena pois o casal revelou-se combativo contra tudo que há de ruim neste nosso querido país.

Espero que o Coronel dê um tempo, respire e volte. Precisamos de gente como vocês na luta contra a corja que nos assola.

Abraços ao casal,

Tunico

cavallieri disse...

É!
Que coisa!
Certas coisas fazem parte da vida da gente, NG, Coronel, Reinaldo Azevedo.
Lugares de luz, de decência, de gente realmente democrata, de inteligência.
Eu ainda não assimilei, é como se mais um dos poucos pilares de decência, de honestidade e de grandeza ruissem.
Tenho que esperar antes de acreditar.

Ari disse...

Senhora,

Minha primeira reação foi vir aqui, ver vossa reação, e visto, creio não se tratar de alguma imposição criminosa.

Não tive tempo de conhecer o Coronel o suficiente para tornar explicável o seu gesto.

Essa coisa de homenagear o descobrimento do Brasil está soando falso. E essa do Joaquim Barbosa é de chutar o balde mesmo.

Gostaria de dizer que minha formação, ou reformulação, devo em grande parte ao Coronel e a Reinaldo Azevedo, e que, naturalmente, faço parte da corrente de admiradores e divulgadores desses dois.

A etimologia de "ad-mirar" deve ser "olhar mais", "prestar atenção", e a de "di-vulgar" deve ser "levar ao vulgo", politicamente incorretamente falando.

De fato, os tenho apontado como referências, para os filhos, os amigos, nessa época tão carente delas...

E por falar em época, até parece sinal dos tempos, está havendo uma sucessão de acontecimentos de mau presságio. Justo agora, que consegui entender que o caminho é o fortalecimento das instituições, para que a malha delas contenha a besta massiva (e aqueles que a alimentam), os elos dessa malha vão sucessivamente se rompendo, aproximando o momento do indesejado recurso à Força.

Mas destino é destino, e queiramos ou não, vamos cumpri-lo. Se o campo de luta não puder mais ser o da cidadania, que seja outro, mas luta certamente haverá.

Aliás, aproveito para propor que a expressão "socialismo", devido à conotação romântica e idealista que lhe foi associada, seja substituída sistematicamente por "ditadura socialista", que é a feição real e prática que aquela primeira assume, quando implantada. Isso servirá para esclarecer um pouco os debates, evitando a apropriação indevida do conceito de democracia, por uns, e fornecendo uma arma letal de argumentação, a outros.

E para você que está aí lendo, por cima do ombro da NG, pergunto: Qualé, meu?

dora disse...

Nariz, francamente , estou arrasada...me acostumei a passar pelo blog do Coronel todos os dias sendo sempre o primeiro que leio, porque além da informação encontro sempre a postura ética e determinada, de quem espera uma mudança na Nação.Não me conformo, sinto muito.

Oliver disse...

NG, querida.

Ao contrário de vir aqui me queixar ou lamentar a atitude do Coronel, venho registrar meu total apoio ao casal blogueiro. Internet é um vício. Que muitas vezes nos suga sem nos dar nada em troca. Uma ferramenta tão poderosa quanto anárquica em sua essência. Aos que cobram o compromisso, a bandeira, a luta e o escambau de Madureira, cabe lembrá-los que isto aqui é mero diletantismo, pago com o próprio bolso, com o tempo que poderia ser dedicado aos gatos, aos filhos, às cervejas e aos antúrios. É pessoal, e como tal deve ser respeitado. Eu sempre achei que a net e suas mutações são nada mais que um passaporte seguro para mídias mais estruturadas, mais capazes de gerar salários e encher barrigas. Sou produtor de conteúdo e, como tal, sempre achei mais confortável o anonimato, que preserva os países baixos e mantém o leite das crianças sem maiores complicações. Minha experiência na web só reforçou minhas suspeitas. Tanto que também estou encerrando meu site internacional este mês e me retirando dos ponto.coms, simplesmente porque já percebi que, para encontrar meus amigos, não preciso manter uma sala luxuosa com janelas para todos os lados abertas para o universo. Basta um cantinho. Boa sorte ao casal. Beijos.

Ligia disse...

Fiquei sem palavras pra me despedir do Coronel Nariz.Estou de luto pois acessava todos os dias o blog mais corajoso de todos, lamentável isso.
Como boa democrata respeito a decisão dele. Na verdade pra mim ficou difícil favoritar outro blog. Sou atéia, não sou de direita (seja o que for que isso representa nos dias de hoje)estou meia ecológica (não xiita), revoltada com os políticos, mas ao mesmo tempo contra qualquer tentativa de sabotar nossa democracia. Quero continuar votando mesmo que no candidato errado, acredito que só assim um dia este país vá melhorar. Sempre me identifiquei totalmente com vocês e vou sentir uma falta danada do brilhantismo do blog do coronel.
Beijos e abraços nos dois e boa sorte!

Reginaldo Almeida disse...

Até logo até aceito, adeus jamais!

jml disse...

NG,
Nem vou falar do meu carinho e respeito ao casal.
Vc sabe disto. E saiba que isto se mantém, não só intacto, como ainda maior.
E quer saber ?
Oliver está certo.
Francamente, tem horas que a gente pensa se o melhor não é mesmo se alienar. Lógico, a gente sabe que a resposta é negativa, mas ficar, todo dia, o dia todo, com um gosto amargo na boca, de ver tanta iniquidade e ouvir tanta notícia ruim, cansa.
Dá pena ? Dá.
Porque, sem dúvida, era um local privilegiado, onde petista não entrava, ou seja, os ares eram respiráveis.
Havia uma indignação. Uma indignação justa.
Um espaço aberto até àqueles que creem que ditaduras de direita são justificáveis - o que, sei, vcs não concordam.
Mas é preciso manter a sanidade mental.
Vão cuidar da Madonna, do jardim, da casa, da vida, enfim.
Ter um pouco de paz.
Eu tenho fé que, como o Oliver disse, isto é um vício.
Um dia, o Coronel acaba voltando.
Nem que seja por mera curiosidade.
Um postezinho aqui, outra acolá, e, de repente...
Bem vindo de volta.
Ficamos no aguardo.
Em maioria - ou, mesmo, em minoria -. Mas ficamos.
Porque desistir de postar é possível; de viver, simplesmente não dá.
Bom fim de semana.

Marcelo Centenaro disse...

NG,

Quero agradecer o seu trabalho e o do Coronel. Lia o blog dele todos os dias e vou sentir muita falta. Como sinto falta do puragoiaba ou da Primeira Leitura, por exemplo.

O que o Coronel fez no curto tempo em que existiu o Coturno Noturno não foi pouca coisa. Diversos furos jornalísticos importantes, especialmente o dos cartões corporativos. O país deve ser grato a ele por isso.

Não costumo ficar lamentando quando coisas boas chegam ao fim. Prefiro ficar feliz porque elas existiram. Mas tenho esperanças de que, no devido tempo, o Coronel reconsidere.

Abraços aos dois,

Marcelo Centenaro

LIlyane disse...

Depois de pensar melhor, e lembrar que o Coronel há poucos dias repreendeu alguém por estar desanimando na luta contra toda essa sujeira que está aí, cheguei à conclusão que algo mais sério aconteceu que o fez tomar essa decisão.

(Lilyane, sossegue. O Coronel realmente desanimou. Penso que sua indignação veio na mesma medida em que se dedicou intensamente para a coisa - ele não sabe fazer nada mais ou menos e perdia muitas horas de sono, indo deitar tarde e acordando cedo só para manter o blog. Já se queixava há meses sobre o peso de manter o blog - e jamais ouviu meus conselhos para diminuir o ritmo e levar a coisa como o lazer. Então, na quarta-feira à noite, foi dormir muito puto com aquela lambança no Supremo. Na manhã seguinte, sem qualquer aviso prévio, chutou o balde. É uma reação normal para quem o conhece - e absolutamente compreensível, penso eu, para quem ao menos já tentou manter um blog. Tem horas em que enche o saco mesmo. E eu vou lhe dizer que fico um pouco chateada com algumas cobranças que tenho lido lá na área de comentários do Coturno - nada a ver com você, ok?. Apenas estou aproveitando este seu comentário para responder aos muitos questionamentos que o pessoal me fez nos últimos dias aqui no meu blog. E faço assim, discretamente, na área de comentários, porque prometi a ele que não ficaria dando explicações em seu nome rsrsrs. Voltando ao tema: fico chateada com as cobranças, algumas até ofensivas, que li por lá porque acho que ninguém tem o direito de cobrar por algo que, como lembrou o Vlady aí abaixo, é voluntário. E, se é que há alguma chance do Coronel, qualquer hora dessas, voltar em um ritmo mais leve, estas cobranças podem ser bem desanimadoras. Um beijo e obrigada pela preocupação. NG)

Aluizio Amorim disse...

Caríssima Nariz,
o Coronel, como já disse lá no blog dele, pode dar um tempo, se assim for necessário e, mais adiante retomar as atividades blogueiras. Que o faça com mais flexibilidade mas não saia da web.
Grande abraço do
aluízio amorim

MARCO ANTONIO disse...

De fato, Coronel ter tirado o time de campo é uma perda. Protestei também. Mas fazer o quê?

Fabio disse...

Mas que perda, não?
Tomara que ele reconsidere.