sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aqui jaz...

Não lembro de ter visto, em qualquer lugar do mundo, manifestação dos chamados "movimentos sociais" contra a investigação de uma empresa - fosse ela estatal, privada ou mista - que estivesse sob suspeita de corrupção. Não lembro. Se não me falha a memória, a pelegada que costuma animar estas agremiações gosta de ver gente investigada. E quando os investigados são seus, eles tendem a fingir que apoiam - ou, no mínimo, mantém um silêncio conveniente sobre o tema.

A decadência moral explícita dos que organizaram - e daqueles cerca de 3 mil que compareceram - a tal "Marcha Contra a CPI da Petrobrás" já seria suficiente para ilustrar que o país está na lona: o lulopetismo, como tantas vezes eu disse que aconteceria, conseguiu acabar de vez com a vergonha na cara.

Mas não foi só isso.

Também me escapa quando e onde uma associação nacional de imprensa - que, notem bem, congrega profissionais que têm na investigação uma de suas principais ferramentas - se colocou contra um processo dessa natureza.

O apoio da Associação Brasileira de Imprensa à tal marcha dos sem-vergonha funciona, na minha opinião, como a lápide a anunciar a morte de um dos poucos valores que ainda nos restavam - a saber, uma imprensa livre a crítica. E aqui pouco importa se a ABI representa, de fato, os anseios da classe. Vale para ela o que boa parte da imprensa aplica ao Congresso Nacional: mesmo quem vota nulo ou não comparece às urnas é responsável pelo nível dos que lá estão - ou não é isso o que lemos nos jornais quase todos os dias?


Portanto, senhores jornalistas, se a cúpula da ABI não os representa, tratem de derrubá-la. Como? Não sei. Problema de vocês. Mas tratem de fazê-lo porque ela está falando e agindo em vosso nome. E o que ela faz e diz, meus caros, fede feito um cadáver insepulto. Um cadáver chamado "imprensa livre".

7 comentários:

Sharp Random disse...

Fins que justificam os meios.
Quais fins ? Outra Venezuela ?
A decadência está sim levando ao ponto de ruptura, já cacarejada pelo inconveniente de sempre, o atual Ministro da Justiça.

Eu prefiro a expressão 'colapso premeditado', que nada mais é do que a sabotagem do regime democrático, paciente e meticulosamente engendrado naquele famigerado Foro de São Paulo.

A degeneração de costumes e práticas políticas, pela decisiva atuação das forças que sustentam o governo Lulla, encaminham a descrença do povo nas instituições e, desimpedida face a desarticulação das forças de oposição, atingimos o ponto do colapso quando, então, orquestradamente, o PT faz valer todo o aporte feito no 'movimento social' com verba pública e a claque ensaiada vai às ruas bradando por uma atitude radical, simulando serem a voz da nação, assim declaradas pela parcela da mídia igualmente subornada, para aí vermos a apoteose da farsa em que prontamente desperta o salvador da pátria, por aclamação, a exigir carta branca.

Assim, uma ampla maioria no Congresso se forma temendo as ruas, as alterações constitucionais são aprovadas de baciada, em regime de urgência urgentíssima e irrefletida, isso, caso uma Constituinte não venha antes se sobrepor já viciada e, o edifício reconstruído desde o movimento Diretas Já balança frágil aguardando o toque sinistro de fatal insensatez que corrompe o pensamento nacional agigantando a ideia absurda do povo abrir mão da liberdade por coisa incerta e desconhecida.

João Paulo Rodrigues disse...

É engração ler um blog que fala de falta de vergonha na cara após mencionar contrito sua decepção pela Yeda.
Sei.. Você acha que eu, a exemplo do que fazem os lulopetistas, deveria defender a Yeda em qualquer situação e, o principal, jamais admitir que me decepcionei com ela - porque isto significaria admitir que ela errou. Esqueça. Essa doença que lhe acomete passou longe daqui.

Vai ver ele dormiu durante os anos tucanos, quando CPI era algo meio raro, para dizer o mínimo.
O Blog não existia naqueles anos . Nem a ferramenta existia - o que significa que você está a comerter um anacronismo infantil. E volto a dizer o que disse a um companheiro seu outro dia: este negócio de usar o passado tucano como bengala para a debilidade moral do PT denota mau-caratismo.

Mas vai ver coerência é uma coisa. Vergonha na cara, outra.
Para você só existe a coerência sem-vergonha: você está com Lula, não importa quão baixo ele possa descer.

Sharp Random disse...

"Quando o Lehman Brothers quebrou, quem se tornou o salvador da pátria ? O Estado."

Lulla.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca...
21/05/2009 - 14:26

Peregrino disse...

NG,

A propósito do comentário do João Paulo, aí acima, esperar que petista raciocine com a lógica normal às pessoas que têm cérebro (não apenas medula) é demais. Outro dia esses seres anormais se meteram a colocar no mesmo balaio Alexandre Schwartzman, Miriam Leitão, Sardemberg, Josias de Sousa etc, pespegando-lhes a pecha de oposicionistas neoliberais. Para eles, alguém informado e que saiba usar informação é neoliberal. Da mesma forma que só petista tem vergonha na cara. Vai ver, vendem mercadorias que não dispõem.

Marcos V disse...

Nariz,
A Folha bateu duro, ontem, nas entidades que recebem grana da Pretrobrá - ABI entre elas.

Quanto ao Paulo, desconsidere. É da claque daquele Smart Shade of Blue (você chegou a conhecer?) que hoje se assina "Hermenauta". O Angelo da Cia conhece bem essa turma. Todos pró-Lula convictos. Não precisa dizer mais nada.

Beijos e saudades.

Não tenho muito tempo para acompanhar estes perrengues. Mas lembro, sim, dessa mudança. Não sei o que a provocou. Já tinha visto nick assumir identidade - algumas raras vezes o inverso. Mas alguém ter que abandonar um velho nick por outro, acho que foi a única vez que vi. O vexame deve ter sido grande. Beijos prucê também.

PV disse...

Achei legal você ter deixado o comentário do João Paulo e mostrar à ele as bobagens ditas. Acho que só assim se pode mostrar o quanto elles tentam, de forma extremamente tortuosa, inventar acusações. É muito lindo ler elles falando de "falta de vergonha na cara" e "Mas vai ver coerência é uma coisa. Vergonha na cara, outra."
Isso já é doença das brabas.
Quanto a marcha em si, é o "poder" que o pt sempre teve e acho que sempre terá - e o povão como gosta de ser enganado. O apoio da Associação Brasileira de Imprensa à marcha é que mostra o patamar que o país se encontra. Muito triste.

Inútil disse...

O problema, caras e caros, é que quando se olha para a oposição dá uma tristeza... Arthur Virgílio, Álvaro Dias, Tasso Jereissat... É uma verdadeira convenção de telhados de vidro.