quinta-feira, 28 de maio de 2009

Direto da aldeia

A partir das 19 horas de hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma o julgamento do processo de cassação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

Luiz Henrique não é acusado de compra de votos ou de fraude eleitoral. De acordo com um <a href="encarte publicado pelo Diário Catarinense, pesam sobre o governador as seguinte acusações:

1) Propaganda eleitoral ilegal e promoção pessoal – entre o segundo semestre de 2004 e junho de 2006, foi veiculado em rádio e TV a campanha publicitária institucional Santa Catarina em Ação, divulgando obras estaduais.

2) Abuso de poder político – no segundo turno, o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira enviou à Assembléia projeto isentando do IPVA proprietários de motos com até 200 cc. Esperidião Amin, candidato à época, havia feito a mesma proposta no programa eleitoral cinco dias antes.

3) Propaganda eleitoral ilegal - Dezenas de jornais do interior publicaram no primeiro semestre de 2006 um caderno especial de balanço do primeiro mandato de LHS.

Não conheço os mínimos detalhes do caso - caberá ao TSE julgar a coisa. Mas, como já disse outro dia, não vejo com bons olhos esta mania dos Amin de sempre - pelo menos nestes sete anos em que estou morando aqui - contestarem, na Justiça, o resultado das urnas. Toda vez que alguém da família perde uma eleição é a mesma coisa. Na minha opinião, esta constância - acrescida do fato de que jamais conseguiram ganhar uma - desmoraliza a causa.

Um comentário:

person araujo disse...

vendo as acusações que pesam sobre o governador eu podia jurar que já estavam processando a Dilma...