segunda-feira, 27 de julho de 2009

O fim do Senado - again

Plataforma da corrente petista "Mensagem ao Partido", liderada pelo ministro Tarso Genro, volta a pregar o fim do Senado Federal.

O assunto não é novo e já foi tratado aqui diversas vezes.


Nem mesmo o roteiro da coisa sofre qualquer alteração: sempre que o Congresso Nacional chafurda na lama, Lula sai em defesa dos suspeitos, aprofundando e prolongando a crise - postura totalmente inversa daquela que se espera de um presidente da república. Ato contínuo, parte do PT pede uma reforma constitucional.

Clique no link abaixo para ler um post sobre o tema, publicado em 2007. Basta acrescentar a absolvição de Renan Calheiros e o atual apoio a Sarney para que o post fique atualizado:


Tudo conforme o esperado.

Note, também, que ele reedita um post anterior, de 2006. E perceba que nada evidencia mais a falta de renovação no cenário político nacional do que o fato de que tudo o que é assunto hoje pode ser simplesmente remetido a algum post que escrevi ao longo destes seis anos de blog.

5 comentários:

paulo araújo disse...

NG

Se você puder disponibilizar um link para a íntegra do documento, eu te agradeço.

Os constitucionalistas espanhóis (Roberto Viciano et caterva) que dão sustentação teórico-jurídica a Cháves são os responsáveis diretos por essa alteração constitucional na última reforma aprovada pela AN venezuelana, a mando de Cháves.

Gostaria de examinar se há pontos em comum entre as propostas. O que sabemos é que Rubén Dalmau (colaborador íntimo de Viciano) assessorou as Assembleias Constituintes da Venezuela, Bolívia e Equador, paises em que vige o unicameralismo por sugestão dos espanhóis.

Em maio deste ano, a imprensa hondurenha noticiou a passagem de Dalmau por Tegucigalpa, onde manteve tratativas com Hernán Silva Baltodano, à época um importante assessor jurídico hondurenho do ex-presidente Zelaya.

Não tenho opinião formada sobre a questão. O Senado brasileiro sofre de profundas distorções de representação que remontam à reforma promovida por Geisel. Concordo que o debate é necessário. No entanto, como a sugestão veio do Tarso Genro, admirador declarado das idéias jurídicas de Carl Schmitt, considero que todo cuidado é pouco.

Cristal disse...

Nariz!

Perdi alguma coisa? Cadê Coronel?!?!?
Bj's!!!

Cristal disse...

Nariz!!!

Desculpe a insistencia mas cadê o Coronel? Será que é problema do meu computador ou o blog dele está com problemas?!?

O último post data do dia 28/08/09

(Querida, dê uma olhada no sei micro porque ele está postando normalmente. Não parou, não. Desculpe só responder agora. As coisas andam corridas por aqui. Sem tempo para nada. Bjs)

Cristal disse...

Nariz!!!

Correção: 28/07/09

Cristal disse...

Nariz!!!

Obrigada, que alívio!

Vou mandar darem uma olhada no meu computador.
Bj's!!!